Fotos do Rio Tietê

O Rio Tietê é um dos rios mais famosos do Brasil, e grande parte de sua repercussão é perceptível a partir do conceito de que o mesmo é um rio muito poluído. O Rio Tietê apresenta mais de 1100 quilômetros em sua extensão, abrangendo então, praticamente todo o estado de São Paulo.

Não só o Brasil, mas o resto do mundo está repleto de rios, alguns deles muito bonitos e até atrações turísticas, outros infelizmente sofrem com a grande poluição feita por pessoas e empresas. Um dia o rio Tietê que fica localizado em São Paulo já foi limpo, mas atualmente a situação é bastante precária em boa parte de sua extensão.

A falta de consciência fez com que este rio ficasse completamente poluído, tornando muito difícil a recuperação. Existe ainda o projeto de restabelecer todo o rio Tietê, mas isso certamente levará bastante tempo. A seguir poderemos acompanhar uma galeria de imagens com exemplos de como anda a situação do rio atualmente. Confira as fotos do rio Tietê:

A nascente do rio fica localizada em Salesópolis, uma cidade que fica localizada a cerca de 22 quilômetros do Oceano Atlântico, indo em seguida, para a localidade do interior de São Paulo. O rio Tiete é considerado muito diferente dos demais rios do Brasil, já que é um rio que se volta pra a região interior do estado, não seguindo o fluxo até o oceano, por exemplo.

Isso faz com que esse rio seja considerado um tipo de rio com drenagem endorreica, correndo para a direção oposta, o que fez com que o rio Tietê se tornasse ao longo dos anos um dos principais caminhos para a colonização brasileira.

A nascente desse importante rio fica a cerca de 1120 metros de altitude, localizado na região da Serra do Mar.

O Rio Tietê Na Época Da Colonização

A colonização do Brasil foi um ótimo caminho para se entender o funcionamento do rio, já que na época da colonização, o Rio Tietê proporcionava para os colonizadores, uma oportunidade de encontrar um solo com grandes chances de riqueza, atraindo diversas pessoas a se fixarem por volta do leito do mesmo.

Assim, foi possível perceber o crescimento populacional ao redor do rio Tietê, fazendo com que seu primeiro povoado Pirapora do Curuçá, cujo nome realiza uma homenagem a uma pedra.

Rio Tietê Na Época Da Colonização

Rio Tietê Na Época Da Colonização

Quais São Os Trechos Do Rio Tietê

Por se tratar de um rio com grande extensão territorial, o rio Tietê apresenta cerca de 4 trechos, que podem ser considerados essenciais para s já vida.

Alto Tietê: o primeiro trecho de toda a extensão do rio Tietê começa nas nascentes que se situam por volta do rio, chegando até próximo das redondezas de cidades como Pirapora de Bom Jesus. Até esse local, o rio Tietê apresenta uma extensão territorial de cerca de 260 quilômetros, o que já é considerado um número muito grande, principalmente pelo fato de que existem outros rios menores do que o mesmo, e que trabalham e funcionam como meio de abastecimento de grandes cidades.

Trechos Do Rio Tietê

Trechos Do Rio Tietê

Ainda no primeiro trecho do rio, é possível observar uma paisagem mais natural, sem que haja influências do homem de forma mais externa, mas ainda assim, certas partes do mesmo acabaram sofrendo com a ação humana e suas modificações de forma muito direta.

Médio Tietê superior: essa é considerada a segunda etapa ou nível do rio Tietê, e tem seu início marcado também na região de Bom Jesus de Pirapora, chegando até a cidade de Laras. Até esse percurso, o rio Tiete apresenta 260 quilômetros de extensão, divididos em dois trechos diferentes, onde uma parte do rio é destinada para a barragem da cidade de Pirapora, e o restante, para Cubatão.

Médio tiete inferior: na região media interior do rio tiete, a maioria do rio acaba sendo canalizada, para que seja aproveitado grande parte de sua água, como forma de energia, para as barragens. Antigamente, era possível observar nessa região do rio, um grande numero de cordilheiras, fazendo com que a intensidade do mesmo fosse bem alta, e então aproveitada por barragens de forma muito interessante.

Baixo tiete: por fim, chega-se ao último nível do rio tiete, que apresenta cerca de 13km de extensão, e uma grande quantidade de cachoeiras em todo o seu território.

A Importância Do Rio Tietê Na Economia

O tiete é um rio que corta a parte central do estado de são Paulo, além de também ser considerado de extrema importância para o próprio abastecimento da cidade. Grande parte dos veículos transitam por suas margens nas grandes rodovias e avenidas da cidade.

A geração de energia do estado de São Paulo é dependente em grandes escalas do próprio avanço e das águas pertencentes ao rio tiete, além de também banhar grandes regiões ribeirinhas, chegando a cerca de 63 municípios ao todo que são diretamente banhados pelas águas do mesmo.

Isso nos faz perceber o tamanho da importância econômica desse rio, e como o mesmo deve ser considerado de extrema necessidade para essas famílias. O avanço na poluição do rio tiete nos últimos anos apresentou um certo caimento, principalmente pelo fato da grande pressão populacional, que começou a perceber os efeitos da grande quantidade de esgoto dispostos sobre o leito do rio, derramamento de lixos e também utilização ilegal e legal de grandes empresas, que utilizam o rio, com forma de escape de seus rejeitos, muitas vezes com grande cargas toxicas.

A Degradação Ambiental Do Rio Tiete

Mesmo sendo um dos mais importantes e relevantes rios para o Estado de São Paulo, o Rio Tietê hoje em dia é muito conhecido em diversas áreas do país, pro grande problemas ambientais, principalmente na região mais central de São Paulo, por onde o rio corta.

O rio tietê começou a apresentar números elevados de poluição em suas águas a pouco tempo, por mais que os níveis encontrados hoje em dia sejam altíssimos. Ao analisar a década de 60, ainda se era possível nesse trecho, encontrar grande quantidades de peixes de diferentes espécies nesse trecho onde hoje ele se encontra mais prejudicado.

O início do processo de degradação desse grande rio se iniciou em meados da década de 20, quando o processo de construção de uma represa, a represa de Guarapiranga se iniciou, por ordens de uma das maiores empresas de rede elétrica do país, a Light. Com isso, se foi possível observar uma grande alteração no regime das águas desse rio, fazendo om que a empresa necessitasse realizar alguns trabalhos para o estado, a fim de se retificar perante a esse problema.

Ainda por volta de 1930 ainda se possível observar a presença de pescadores na região do rio e também certas atividades desportivas na região. A degradação ambiental causada por empresas, que depositam até hoje seus rejeitos no leito do rio se iniciaram por volta de 1940 até 1970, principalmente pelo fato de que nessa época, se foi possível observar um grande aumento populacional ao redor do leito do rio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *