O Que a Arqueologia Pode Ensinar Sobre a Humanidade?

Esqueça todo o convencionalismo observado nos filmes de Indiana Jones que apena servem para diminuir o valor que a arqueologia possui para a humanidade? De forma prática esse tipo de estudo tem importância maior do que a retratada nos filmes hollywoodianos. Um achado pode fazer com que aconteça mudança de forma geral do mundo conhecido. Exemplo interessante está nos gnósticos do Mar Morto que não apenas mudaram as explicações sobre histórias bíblicas como também dez surgir no mundo diversos tipos de religiões ocultistas.

Estudar o passado, compreender o presente para idealizar o futuro. Apenas com a compreensão correta do que acontece em épocas passadas a humanidade pode conseguir evoluir no sentido de aumentar o conhecimento e não realizar os mesmos erros que foram realizados em tempos anteriores.

Primórdios da Humanidade

Diversos escritos pitorescos estão presentes em cavernas que servem como palco ao ecoturismo. Existem pessoas que são descrentes e idealizam que o tipo de processo foi realizado de forma falsa no sentido de as regiões ganharem notoriedade em termos mundiais. Para diminuir o número de descrentes existe a presença dos arqueólogos que trabalham junto com a ciência no sentido de diminuir o número de pessoas que não acreditam nos feitos e registros dos Homo sapiens.

Não existe a máquina do tempo. Nesse sentido vale ressaltar que a arqueologia consiste no único ramo da ciência que pode trazer novas evidências sobre aspectos que aconteceram em épocas passadas. Apenas com a presença dos arqueólogos existe a possibilidade de acontecer de forma prática e científica o que aconteceu em épocas passadas. Com a arqueologia a humanidade consegue ter a capacidade de realizar espécie de linha do tempo entre os primórdios até hoje em dia.

Não se pode ignorar o fato de que entre os especialistas da arqueologia talvez o maior desafio que exista está em estabelecer o início em que começou não apenas a humanidade como também as formas de vida no globo terrestre. A grande parte dos pensadores indica que o primeiro surgimento de humanidade dentro do mundo aconteceu por volta de 200 mil anos antes do nascimento de Cristo. Em termos práticos existe a dúvida de saber como nasceram os seres-humanos. Interessante notar que a maioria dos especialistas indica que a procedência surge do Homo Sapiens que surgiu com a evolução dos macacos.

Origem da Humanidade: Valor da Arqueologia

No começo dos anos setenta do século XX, na região da Etiópia, acontecer descoberta importante no sentido de descobrir a origem da humanidade. Donald Johanson achou conjuntos de ossos que se refere de modo direto com a presença de hominídeos que viveram há pelo menos três milhões de anos. O achado foi recorde de principal achado ao que se refere aos índices de origem humana até a metade da década de noventa do século XX, momento no qual os representantes da Universidade da Califórnia encontraram tipos fossilizados que datam de valor além do que quatro milhões antes de Cristo.

No final da década dos anos noventa aconteceu achado que precede pelo menos seis milhões de ano no passado, mesmo tempo antigo para os fósseis que foram encontrados no ano 2000 que se refere à espécie de chimpanzé. Conforme os elementos foram encontrados e oficializados sob a ótica da ciência os arqueólogos realizam a linha do tempo que se refere não apenas aos seres-humanos como também à época que precede a humanidade.

Diáspora Africana: Valor da Arqueologia à Humanidade

Não se pode ignorar o fato de que grande parte dos especialistas converge o pensamento entre si ao apontar que a Etiópia representa local no qual se encontra o grande berço da origem dos seres-humanos. De acordo com especialistas o processo no qual os humanos se espalharam ao redor do mundo tem o nome de Diáspora Africana. Talvez por esse motivo que a África consiste em local no qual existem diversos pontos que estão presentes com projetos que se relacionam com a exploração da arqueologia.

De acordo com a teoria da dispersão a distribuição de seres humanos aconteceu em pelo menos dois milhões de anos antes de Cristo, quando parte das civilizações que antecederam os humanos seguiu ao território europeu e para o Oriente Médio. Também aconteceu a segunda migração que entre os especialistas tem o nome de diáspora pré-humana. O tempo girou e por consequência a humanidade formou não apenas raças distintas como também civilizações. Existem diversos exemplos de grupos que conseguiram crescer ao redor do globo terrestre, desde os Maias até o Império Chinês.

Civilizações e Arqueologia

Sob a ótica do valor da arqueologia para a humanidade vale ressaltar que especialistas se concentram para encontrar explicações que se relacionam de forma direta com as grandes civilizações. Ao fazer o turismo em Roma, por exemplo, turistas não se assustam a observar que ao redor da cidade italiana existem projetos que se relacionam com escavações e programas arqueológicos. Em alguns casos existe inclusive a possibilidade da demanda turística visitar as covas para conhecer de perto maiores informações que se relacionam com a cultura que até os dias de hoje influencia a cultura ocidental.

Não se pode ignorar o fato de que especialistas aprenderam elementos fundamentais sobre a história humana ao realizar escavações e por consequência encontrar artefatos não apenas de Herculano como também da famosa Pompeia. Existe ainda a descoberta que se relaciona com as cidades subterrâneas que serviam como a travessia secreta dos imperadores para pontos distintos dos palácios ou mesmo trajeto para que os plebeus servissem os líderes sem ter que entrar nos palacetes.

Também existem as cidades que foram soterradas em poucos anos depois de Cristo em consequência das ações que se relacionam com o Monte Vesúvio e as cinzas que foram os resultados das erupções. Com as descobertas do gênero a humanidade tem maiores chances de conhecer como funcionava a cultura do império, assim como as crenças e o comportamento de parte dos líderes e membros da plebe.

Em termos práticos para que as evidências sejam consideradas oficiais existe a tendência de existir a comprovação por conta da ciência aliada aos fatores históricos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *