O Que é Belo Sun?

Representa empresa de exploração que atua no Brasil, mas tem matriz principal estabelecida em solo canadense. Presente no solo nacional, o empreendimento tem perspectiva de retirar ouro da terra nacional para levar em Canadá, fato que gera diversos tipos de críticos em território nacional. Não se pode ignorar o fato de que o empreendimento traz portfólio dentro de terras verde e amarela, com foco centrado em projeto que se estabelece na região do Pará.

Existe a estimativa de que em período pouco maior do que dez anos a empresa tem a estimativa de retirar aproximadas cinquenta toneladas de ouro que vai seguir de forma direta ao território canadense. Especialistas indicam que nos dias atuais consiste na maior empresa de exploração do minério ao redor do mundo. Em curto espaço de tempo e com a tecnologia nas formas de manejo, representa retirada em nível recorde e comentada ao redor do globo terrestre.

Não se pode ignorar o fato de que a atuação em solo nacional acontece desde os anos quarenta do século XX e desde então jamais recebeu a intervenção por parte do poder público brasileiro. Interessante notar que no local existem populações humanas, desde indígenas até pescadores que já recebem reveses ambientais e econômicos por conta da instalação da usina de Belo Monte. Com a exploração do ouro funcionando a todo o vapor o território paraense traz riquezas que não ficam fixadas ao território nacional.

Especialistas indicam que a questão fundiária em terras nacionais representa verdadeira bagunça, visto que a União não consegue implantar conjunto de regras para organizar e ao mesmo tempo traz os ganhos ao povo nacional. Desde a metade do ano de 2013 existe conjunto de garimpeiros que perderam a licença para explorar o minério nas antigas áreas de exploração.

Significado de Belo Sun?

Em termos práticos representa empresa canadense que atua no Brasil para extrair ouro. O empreendimento pertence ao banco mercantil que possui caráter privado e está presente ao redor do mundo para fazer a atividades de exploração. O grupo Forbes & Manhattan Inc. tem a administração geral do plano que ambiciona retirar o minério da região paraense. Compete de forma direta com outros negócios de mineradoras, como no caso da Vale, empresa nacional que foi privatizada com preços menores do que a capacidade que possui para explorar.

Qual Significado: Projeto Belo Sun?

A empresa em si tem o projeto que em doze anos tem a ambição de extrair valor aproximado de 50 toneladas do minério e por consequência tem o título de ser a maior empresa de mineração do gênero. As ambições do empreendimento tem tempo recorde ao levar em conta que as atividades devem acontecer em curto prazo. Especialistas atentam ao fato de que a trabalho em ritmo intenso tem chances de prejudicar o meio ambiente ao levarem conta que a ação vai deixar diversos tipos de resíduos que são gerados de forma principal por causa das dinamites.

Para e Dependência da Exploração

Ao levar em conta o potencial do projeto se pode dizer que representa ponto no qual comprova que o território amazônico representa província qualitativa em termos de manejo de diversos tipos de recursos provindos da natureza. De forma prática representa região que possui como base a presença de ricas commodities de alto valor em termos de mercado. De acordo com o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) existem quase quinhentas solicitações para explorar o território, visto que valor além do que a metade se encontra de forma direta na exploração do ouro.

Não se pode ignorar o fato de que no território paraense quase cem por cento do PIB (Produto Interno Bruto) corresponde de forma direta às atividades minerais. Entre os principais focos nos quais acontece a exploração vale destacar Carajás que desde os anos oitenta do século XX tem exploração de modo intenso. Não se pode ignorar o fato de que as condições sociais e econômicas da região se encontram em nível baixo desde então.

Os locais nos quais acontece maior valor de atividades exploratórias se concentram na parte sulista. Não por um acaso que a zona municipal está no topo da lista entre os locais em que se concentram maior valor de violência em terras nacionais, de forma principal entre a população jovial. A renda per capita da região não ultrapassa a casa dos R$ 110.

Na grande parte dos casos os garimpeiros trabalham com o mínimo de condições no que tange à segurança do trabalho, visto que podem ficar apenas com vinte por cento da exploração enquanto o patrão que serve as máquinas, combustíveis e tecnologias abocanham oitenta por cento. Outro ponto a se considerar sob a ótica negativa se encontra na falta de vínculo formal de emprego entre trabalhadores e patrões;

Existem conjuntos de garimpeiros que possui a proibição de atuar nas antigas zonas em que existe ouro para ser explorado. De forma prática o povo perde a principal fonte de dinheiro que possuem com o trabalho na região. O local está fantasmagórico, com ausência de pessoas, visto que as áreas em si entraram em negociação com Belo Sun. Por consequência o ambiente no local explicita de forma direta a bagunça que existe nas regras que se relacionam com a exploração fundiária.

De acordo com o site oficial o empreendimento publicou documento no qual aponta realizar o ato de reassentar aproximadamente o valor de mil famílias. De qualquer forma a insegurança representa elemento que se faz presente no local, visto que a região se encontra de forma próxima da usina que se estabelece no Xingu, visto que a vazão com o construção pode trazer impacto ao território no qual se estabelecem os novos moradores. Sob a ótica social ao levar em conta a carência do trabalho junto com o objetivo em deslocar pessoas existe impacto em nível violento.

A falta de informação representa outro elemento que se relaciona de forma direta com o projeto, visto que o público em geral não tem a menor ideia de como vai funcionar o ato de reassentar.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *