Recursos Minerais Da Austrália

O nosso planeta, embora seja muito pequeno em uma escala espacial, é, para nós, um dos maiores dons naturais que já existiu nesse universo. Isso porque, o nosso planeta, enquanto seres vivos, é o único que apresenta vida inteligente tal qual conhecemos. Isso porque o nosso Sistema Solar é composto por mais oito planetas, e diversos planetoides que estão perambulando entre Marte e Júpiter e depois de Netuno.

Teorias

Há diversas teorias sobre o que realmente acontecer no Universo que possibilitou que pudéssemos estar aqui, hoje, vendo um pouco mais sobre a geografia de um país. Enquanto uma parcela da população acredita que tudo isso que possuímos é nada mais, nada menos do que uma providência divina, outras pessoas acreditam que isso é mais um mistério relacionado à própria existência do Universo, onde uma nuvem molecular foi responsável pela formação de um colapso que resultou na criação de uma estrela, que no caso, é o nosso sol, e o restante do material sobressalente foi o responsável pela criação de todo o material existente dentro do Sistema Solar: desde os planetas até a pequena rocha que está presente no cinturão de asteroides.

Sydney, capital de Nova Gales, Austrália

Sydney, capital de Nova Gales, Austrália

É válido destacar que, nesses asteroides, há uma grande quantidade de minerais, sendo que, grande parte deles é responsável, sobretudo, pelos minerais presentes nas formações terrestres, já que, alguns desses mesmos elementos são encontrados tanto na Terra quanto em outros corpos rochosos pois tiveram, praticamente, a mesma formação.

Não é preciso nem dizer a importância que os recursos minerais fazem no nosso planeta: é deles que a indústria mundial, principalmente a do ferro, encontra meios suficientes para fazer com que vários produtos sejam fabricados, tais como os nossos carros, utensílios domésticos, maquiagens, entre uma infinidade de outras coisas. E, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a Austrália, bem como, também, um pouco mais sobre a geografia e quais recursos minerais que o país possui. Vamos lá?

A Austrália

A Austrália é um dos países mais conhecidos do mundo. Localizado na Oceania, a maior ilha do continente várias vezes é confundida como sendo um país próximo da Europa e dos EUA, por conta de seus costumes serem parecidos. Isso só é possível por conta da dos passados bem unidos entre esses dois países e um continente: a Austrália foi, assim como os EUA, uma colônia de povoamento, feito por ingleses. Mas, diferente dos EUA, a Austrália ainda mantém a Rainha da Grã-Bretanha, que, no caso, é a Rainha Elizabeth como uma das chefes de estado .

Em se tratando de dados geográficos, a Austrália é uma enorme ilha, que está localizada no centro da Oceania. A sua cidade mais conhecida é a litoral Sydney que, por diversas vezes, fora confundida como sendo a capital do país, sendo que, a cidade que ocupa tal posição é Canberra.

Bandeira da Austrália

Bandeira da Austrália

Seu nome, Austrália, vem do latim “australis”, que significa nada mais nada menos do que “austral”, ou seja, do sul. Nesse sentindo, o país é o país mais desenvolvido da Oceania, tendo um IDH que beira os 0,940, o que é considerado ótimo pelos níveis do índice.

Embora tenha sido a Inglaterra a colonizadora da Austrália, histórias que indicam a presença de uma terra desconhecida ao sul do planeta já eram de conhecimento até dos romanos. Ou seja, na era medieval, já se discutia a presença de uma porção de terra ao sul, mas sem uma comprovação mais oficial. Sendo assim, as terras ficaram no “esquecimento” por séculos, até que a primeira referência à “Austrália” chegou em 1625, em um jornal inglês, que trazia alguns detalhes sobre a suposta terra. Muitas pessoas começaram a chamar a hipotética porção de Terra de Nova Holanda, em alusão aos países baixos. Um dos mais importantes personagens  da história australiana foi o inglês James Cook, que foi o primeiro europeu que conseguiu mapear, de forma mais fidedigna, a costa australiana, a partir do ano de 1770.

Os Primeiros Australianos

Segundo dados dos historiadores, a população humana começou a habitar a Austrália há mais de 50 mil anos atrás. Uma das hipóteses mais aceitas pela ciência é de que essa migração para a Austrália deve ter ocorrido em um período onde bancos de areia gigantescos eram formados( os famosos estreitos), nos quais era possível a passagem e a chegada até a nova terra. Inclusive, falam que isso aconteceu no continente americano, mais precisamente, no estreito de Bering, que está localizado entre o oeste do Alasca, EUA, e o extremo leste da Rússia.

Vale destacar que os primeiros humanos que chegaram na Austrália eram, provavelmente, os ancestrais dos indígenas modernos da Austrália, na qual, quando foram descobertos, os colonizadores se encantaram com a extrema organização social dos indígenas, que prezavam pelo bem estar do ambiente, acreditando que eram providência dos deuses, bem como, também, uma cultura oral bastante rica.  Inclusive, um dos símbolos da Austrália, o bumerangue, era uma tática de defesa e de caça que fora herdada dos indígenas.

Extração de Ouro na Austrália

Extração de Ouro na Austrália

Descobertas

Embora já se tenha quase que certeza que foi um  holandês quem tenha descoberto a ilha primeiramente, alguns historiadores sustentam que os portugueses poderiam ter sido os primeiros a “descobrir” a Austrália. Segundo relatos, portugueses que navegavam no Índico perceberam que, alguns quilômetros a mais separavam o barco de um local possivelmente desconhecido e que poderia trazer algum tipo de problema aos homens e ao navio.

Com um grande deserto em sua região central, é bastante comum que a população se concentre toda no litoral, por conta das melhores oportunidades de vida e trabalho.

Para poder conferir um pouco mais do poderio mineral da Austrália, acesse esse link!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *