Impacto de Celulares na Saúde Será Avaliado

Impacto de Celulares na Saúde Será Avaliado

Este é realmente um assunto bastante polêmico, volta e meia vem uma noticia sobre efeitos danosos do aparelho de telefone celular sobre a saúde que embora sem nenhuma comprovação científica, acaba no mínimo trazendo inquietação e certa angustia para nós usuários.

Mas isso parece normal na medida em que o celular é recente, o mesmo aconteceu e ainda hoje acontece com o forno de micro-ondas que eu até hoje ainda não tenho um, dando preferência ao forno elétrico por me dar mais segurança.

Pesquisa Em Cinco Países

Foi lançado em 5 países europeus um estudo novo que deverá analisar para ver se certos problemas de saúde como doenças neurológicas ou câncer tem alguma relação com o uso de telefones celulares.

Uso do Celular na Rua

Uso do Celular na Rua

Os estudos que já foram feitos até agora não comprovaram esses efeitos, porém esta deverá ser uma pesquisa mais ampla que vai durar até 30 anos, pois como eles já fizeram estudos mais breves, agora querem determinar esses possíveis efeitos no longo prazo.

O Estudo

De acordo com os organizadores desse estudo “Cohort” cuja sigla em inglês é “Cosmos” e que é sobre as Comunicações Celulares, este deverá ser o estudo mais abrangente feito sobre este tema. Ele será realizado na Grã-Bretanha, na Finlândia, na Holanda, na Suécia e na Dinamarca sendo que o impacto de celulares na saúde será avaliado em pessoas dos diferentes países e deverão atingir o número de 250 mil pessoas submetidas à observação e acompanhamento durante um longo tempo.

A faixa etária dessas pessoas deverá oscilar entre os 18 anos e 69 anos de idade. Na realidade este é um estudo que precisa ser feito com urgência, pois hoje o celular é usado por todos, da criança ainda muito novinha ao idoso e são muitas as pessoas que tem reservas com o uso deste aparelho, muito embora a impossibilidade de limitar seu uso seja por filhos pequenos e pior ainda pelos adolescentes. Isso sem falar nos grandes homens de negócios que literalmente passam o tempo todo pendurados no celular.

Dados Tranquilizadores

Os dados que se tem até o momento são tranquilizadores, porém com estudos que se limitaram ao prazo de no máximo 10 anos, mas como temos doenças cujo progresso é mais lento como é o caso de câncer, um estudo mais demorado se faz necessário e urgente até pela demora que teremos para um diagnóstico final.

De acordo com entidades como a Organização Mundial de Saúde, Sociedade Americana do Câncer e Instituto Nacional de Saúde, as provas cientificas que se tem até o momento nos dizem não haver nenhum efeito prejudicial a nossa saúde que possa ser de alguma maneira atribuída ao uso de telefones celulares. Somente um estudo mais longo poderá ratificar ou não o que temos até agora.

Uso de Celular Não Causa Problemas de Saúde

A Agência Nacional da Saúde da França (Anses) afirma que se expor às ondas eletromagnéticas pode acabar provocando alterações biológicas sobre nosso corpo. No entanto, os dados científicos não mostram nenhum efeito comprovado na saúde. A Anses recomenda que evitemos nos expor às ondas, principalmente dos telefones celulares para as crianças e para os usuários intensos.

Os estudos não evidenciam efeitos que tenham sido comprovados para a nossa saúde. Porém, demonstram sim efeitos biológicos.

Como Diminuir Os Riscos De Efeitos Biológicos Do Uso do Aparelho Celular

Para conseguir reduzir os riscos biológicos que o uso do celular pode nos causar, podemos tomar algumas providências simples. Vejamos:

  • A primeira e mais óbvia é reduzir o tempo que falamos no aparelho.
  • Evitar colocar telefone embaixo do travesseiro, para despertar. Com isso, você evita a exposição do cérebro ao aparelho.
  • Tentar usar o aparelho o mais longe possível do cérebro e do corpo durante as conversas. 
  • Dar preferência ao fone de ouvido ou ao viva voz.
  • Evite usar o telefone celular em escolas, clínicas, instituições geriátricas e creches. Algumas pesquisas internacionais provaram que o terminal móvel pode causar alterações em exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, e outros.
  • Não permita que crianças usem o telefone celular.

São cuidados básicos, alguns a gente já até conhece. O fato é que, se a gente não tem certeza dos reais efeitos em nossa vida, a precaução sempre será o melhor remédio.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *