Fumaça e Fogo na Amazônia

Muito se fala na prática das queimadas que ocorrem frequentemente na floresta amazônica, mas na verdade pouco se consegue fazer para conter tais práticas. Muito preocupadas com o problema da fumaça e fogo na Amazônia duas jornalistas, Cristiane Prizibisczki e Andréia Fanzeres, decidiram fazer algo mais impactante a respeito, e se dedicaram então a um levantamento de dados que levou cerca de 5 anos, reunindo conteúdos que possibilitassem um maior entendimento a cerca do que acontece naquele local, porque as pessoas continuam realizando as queimadas, que são tão prejudiciais à natureza e também à saúde das pessoas. O projeto leva o nome de “A Trajetória da Fumaça”, e através dele as jornalistas puderam chegar a algumas conclusões sobre este assunto tão importante chamando a atenção das autoridades e também da sociedade em geral para este tema.

Queimadas

Causas Possíveis

Como resultado deste trabalho as jornalistas puderam concluir que as queimadas no nosso país não se tratam apenas de uma simples questão de mocinhos e vilões, mas acontece como uma resposta ao nosso modelo econômico, através do qual os investimentos dispensam os profissionais qualificados para prestar assistência técnica ao meio rural e também dispensam o combate e especialmente à prevenção aos incêndios florestais, que tem seu inicio pela prática cultural das queimadas. Em consequência destas escolhas e hábitos equivocados provamos como nós somos pequenos e mesquinhos colocando em riscos altíssimos nossas florestas tropicais e também a saúde dos brasileiros e de nossos vizinhos mais próximos, moradores de países que estão na rota da fumaça, já que esta costuma migrar da Amazônia em direção ao sul do continente.

Fumaça

A Trajetória deste Trabalho

Com o intuito de mostrar as pessoas cada uma das etapas deste processo elas se dedicaram a esta empreitada que acabou por se transformar em um verdadeiro desafio, que originou este trabalho duro organizado sob a forma de 5 capítulos. O primeiro deles trata das origens do fogo, quais os estímulos e motivações que consolidaram esta prática. O segundo capítulo versa sobre as estruturas e os investimentos a nível nacional para a prevenção e o combate à incêndios florestais. Este trabalho trouxe também abordagens a cerca das consequências essenciais ao bem estar da mata que é afetada de forma direta e indireta pelo fogo; a saúde do povo que mora na Amazônia e em seus arredores, e finalmente gerou uma análise a cerca dos efeitos climáticos que tais incêndios causam a nível regional. Apesar do belíssimo trabalho reunido nestes 5 capítulos não há dúvidas de que este assunto tão vasto não se encerraria nem se resolveria em tão poucas linhas, então as jornalistas colocaram o pé na estrada e viajaram por empoeiradas estradas do Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro colhendo muitas imagens e entrevistas que ilustram e enriquecem seu trabalho. Vale a pena conferir.

riscos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *