Consequências Climáticas Nos Continentes

Cada continente ,tem uma maneira peculiar de encarar as mudanças climáticas que já estão acontecendo em todo o o planeta e, como consequencia, todos estão sofrendo com disturbios economicos, sociais e principalmente ambientais. Pelas caracteristicas proprias de cada um, é possivel identificar qual sistema será mais afetado ou qual esta contribuindo para emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Um dado alarmante para a populaçao, é o aumento de produção de gas carbonico numa proporção quatro vezes mais, que em anos anteriores. Isso significa, que se os povos mundiais quiserem manter o planeta sustentavel,deverão se esforçar bastante para controlar esse processo, mantendo niveis estaveis de CO2, essenciais a sobrevivência dos seres humanos.

Continente Asiático

O principal problema desse continente esta relacionado a agua, com menos agua doce dos que todos os outros , com exceção da Antartida, apesar de mais da metade da população do mundo esta localizada na Asia. Em virtude dessa relação desigual, ou seja pouca agua para muitas pessoas, é previsto um problema ainda mais grave com as alterções climaticas.

Continente Europeu

A Europa é um dos maiores produtores de CO2, pelo grande numero de transportes que circulam diariamente pelas ruas dos paises europeus, constituindo-se um dos maiores obstaculos para se conseguir uma economia sustentavel no continente.As autoridades estão tentando minizar esse problema, com medidas para adaptação, diminuindo principalmente o transporte de carga, gerenciando de uma forma mais apropriada a demanda, bem como etsão tentando tomar algumas providencias para dimunuir o crescimento do setor com transportes insustentaveis.

Continente Africano

Um dos continentes que apresentam maior vulnerabilidade às alterações climáticas, por lutas politicas e internas, gerando tensões e baixa capacidade de adaptação. A produção agrícola, responsavel pela alimentação da população africana, sofrerão bastante com as mudanças climaticas, que podem provocar solos semi-aridos, tornando muito dificil o cultivo de alimentos.

Austrália e Nova Zelândia

O Continente Australiano ja esta sentindo os efeitos das alterações climaticas, como abastecimento de agua e mudanças em ecossistemas, no entanto, a população desse continente apresenta como ponto favoravel a sua capacidade de adaptabilidade com o implento de atividades estrategicas para conseguir minimizar esse impacto ambiental.

Continente Americano

Na America do norte, os paises apresentam boa estrutura, com estrategias de adaptação e enfretamento das condições adversas. Porém, algumas informações sobre as alterações climaticas, as vezes podem não fazer parte de tomadas de decisoes por parte de gestores, levando-os a ações não condizentes com o processo adaptativo. Já na America Latina, que apresenta uma grande possibilidade de perda de algumas especies nas regiões tropicais, pela substituição de solos produtivos, que as alimentam por solos semi-áridos, improdutivos. Outro problema é o desmatamento na região Amazonica do Brasil, levando a um desequilibrio do ecossistema, pela derrubada, em alguns casos ilegais das árvores.

Antartida

Essas regiões polares, segundo especialistas, apresentarão como principal problema surgido pela mudanças climaticas, a redução da espessura das geleiras, com efeitos prejudiciais para os animais que lá habitam. Para os seres humanos, esse impacto irá afetar toda sua infraestrutura, pelas alterações na neve e gelo, demandando por parte desas população uma grande capacidade adaptativa. Essas situações apresentadas servem como reflexão de como nós, enquanto população mundial, ainda podemos salvar nosso planeta.

Por: Salete Dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *