Principais Rios Europeus

Em comparação com as regiões tropicais, como no caso do Brasil, os rios da Europa possuem menor volume e extensão. Localizada na  zona temperada, a região eu européia apresenta temperaturas mais baixas, podendo ser econtrados diferentes variações de clima dentre os quais climas de montanha, mediterrâneo, subpolar, temperado oceânico e temperado continental.

Apesar disso, a maioria dos rios europeus são navegáveis e exercem um papel importante tanto nacionalmente quanto entre diversos países. Suas utilidades giram em torno, principalmente, do transporte de mercadorias e do turismo. Os principais rios europeus são o Danúbio, o Reno, o Ródano e o Volga.

Rio Danubio

Rio Danubio

Danúbio

É o segundo rio de maior extensão no continente e possui enorme importância histórica. Com mais de 2800 km de extensão, ele atravessa a região de uma lado ao outro, oeste a leste, começando na Alemanha e terminando no Mar Negro, na Romênia. Ao cruzar a Europa, sempre serviu de rota entra todas as regiões: norte, leste, oeste e sul. Muitas vezes, historicamente, intermediou conflitos e invasões na região central.

Rio Reno

Rio Reno

Reno

Possui em torno de 1230 km de extensão, atravessando o continente do norte ao sul. Sua nascente fica na região dos Alpes, Suíça e deságua no Mar do Norte, próximo aos Países Baixos. O rio forma uma fronteira natural entre a Suíça e o Liechtenstein, entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França. Nas história, mais precisamente no século XIX, o Reno foi sinônimo de disputas de poder entre a França e a Alemanha. Uma canção nacionalista alemã faz referência à região do Reno e foi muito popular durante a Primeira Guerra Mundial.

Ródano

Com uma extensão de 821 km, ele nasce na Suíça e termina na França. Por desaguar no Mediterrâneo, esse rio é de extrema importância histórica, desde o tempo dos gregos e romanos. Servia como rota para o comércio e propagação de cultura e costumes entre muitos povos do leste, ocidente e centro europeu. A partir do século XX foram desenvolvidas obras para gerar melhorias na navegação e fornecer energia elétrica.

Rio Rodano

Rio Rodano

Volga 

Ele nasce no planalto de Valdai, no norte da Rússia e deságua no Mar Cáspio, que banha a Rússia, o Azerbaijão, o Turquemenistão, o Cazaquistão e o Irã. O rio Volga caracteriza-se como o maior da Europa, possuindo mais de 3600 km de extensão. Através de canais, o rio Volga conecta os mares Azov, Báltico, Branco, Cáspio e Negro. Dessa forma, ele apresenta-se como uma importante rota para o comércio pela Rússia. Além de grandes trechos totalmente navegáveis, seus desníveis permitem a utilização para gerar energia elétrica. O rio também possui enorme importância cultural para a região, sendo fonte de inspiração natural para as artes em geral.

Posts Relacionados

Depois de saber mais sobre os principais rios europeus, conheça os rios mais importantes do mundo, e outros assuntos com informações de como nascem os rios, e os problemas que resultam nos rios poluídos.

5 comentários

  1. OS PRINCIPAIS RIOS EUROPEUS SÓ SÃO 4?

  2. OS PRINCIPAIS RIOS EUROPEUS SÓ SÃO 4?

  3. qual e a importancia economica e agricola dos tres rios

  4. so sao cuatro os prinpais…..

  5. a tua mae de 4 filha da puta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>