Como Nascem Os Rios?

Os rios são muito importantes para a natureza e peças indispensáveis para a vida de alguns animais, não apenas os aquáticos, mas o que também precisam dos rios para sua alimentação. Os geógrafos, profissionais que estudam assuntos do tipo, sempre estão pesquisando sobre formação de rios e sempre aparecem com ótimas novidades o que ajuda bastante no cuidado e preservação da nossa natureza.

Sabemos que os rios, lagos e mares tem áreas específicas que o formam porém tudo começa na nascente do rio, e muitas ainda são desconhecidas ou erroneamente nomeadas como tal. Saber onde nasce e como nasce os rios é importante, principalmente em casos de poluição. Por exemplo, o Rio Tiête, um dos  mais poluídos do Brasil, tem a sua nascente de águas limpas que nem mesmo parece as águas que percorrem pela cidade de São Paulo. Vocês sabem como nascem os rios? Ainda não? Então vem aprender com a gente.

Como Nascem Os Rios?

Como Nascem Os Rios?

Partes Que Compõe Um Rio

A hidrografia, parte da geografia que especialmente estuda os rios, mares, lagos e oceanos, descreve os rios como cursos de água que percorrem por um leito. Partindo desse principio, essa área de estudo divide os rios em algumas partes que o compõe e que vamos conhecer agora por ordem de acordo com que aparecem em sua extensão.

Nascente:

Redundantemente podemos dizer que a nascente é onde o rio nasce. A nascente também é chama de cabeceira, olho d´água ou Minas de água e está presente em todos os percursos de água e não somente nos rios, assim como independe também do tamanho dos cursos de água. Geralmente a nascente são pontos de descarga de aquíferos e a maioria dos rios nasce a partir de aquíferos. Não sabe o que é? Vamos dar uma pausa então nas nascentes e entender melhor sobre aquíferos.

É comum a água brotar a partir do subsolo do nosso planeta, já que sabemos que nessa zona existe uma grande quantidade de água. Quando essa formação geológica armazena muita água subterrânea a mesma procura espaço para vazar e chegar ao solo externo. Isso acontece muito comumente com rochas porosas e permeáveis pois as mesmas retém água e cede as mesmas facilmente. Acumulando-se em grande quantidade, essas rochas passam a abastecer rios ou dar origem aos mesmos e se você observar com mais tranquilidade sobre vários rios do mundo inteiro, a maioria nasce a partir de aquíferos, por isso é um termo bem comum quando falamos de nascente. Existem vários tipos de aquífero, mas esse é um assunto que podemos abordar em outra conversa.

Entendendo melhor agora sobre aquíferos, eles ficam localizados geralmente em locais suspensos geograficamente ou em locais propensos a gerar uma certa correnteza, mesmo que de leve. A partir da água gerada por aquíferos, a água passa a correr e dar início ao percurso de um rio.

Nascente

Nascente

Foz:

A foz é o outro extremo do rio. Se ele começa na nascente, ele termina na foz. As maiorias dessas partes dos rios sempre desembocam no percurso de outro rio. É bem comum encontrarmos rios que se “cruzam” e dão continuidade.

Curso:

Como o próprio nome já indica, é o percurso dos rios, o caminho percorrido por ele.

Leito:

É por onde os rios correm. Aparentemente leitos e cursos se assemelham bastante, sendo que o primeiro é referente ao terreno, então um rio pode ter vários leitos, porém só terá um curso.

Margens:

São os lados dos rios. As margens são todas as terras que ficam de um lado e do outro de um rio.

Além dessas, existem outras dezenas de partes que compõe um rio e que estudando um pouco mais de geografia você descobrir aos poucos.

E Como Os Rios Nascem Afinal?

Já sabemos que os rios têm inicio na nascente e que a maioria é originada a partir de aquíferos. Esses componentes são sim importante para dar origem a um rio porém não tem como apenas algumas poucas águas que brotam de pedras sustentem um rio inteiro e com milhões de litros de água.

Na verdade os aquíferos só geral as primeiras águas, mas os rios nascem mesmo pela ação direta das águas da chuva que se infiltram em áreas mais impermeáveis e junta com a água gerada pelos aquíferos, escorrem por uma superfície mais alta em direção a outra superfície mais baixa. Esses cursos vão criando pequenos filetes de água e no decorrer do curso vão unindo-se com outros filetes e criando maiores.

Os rios são consequência de pequenos riachos que se formam devido a junção desses filetes. Na hidrografia, o percurso de águas sempre gera um composto maior. Então os filetes de águas acumulando-se geram os riachos, vários riachos acumulando-se, geram os rios, que por consequência, acumulando-se as águas desses últimos, nascem os lagos.

Nascente Dos Principais Rios Do Brasil

Alguns rios conhecidos no Brasil tem sua nascente desconhecida ou ainda estudada. Aqui, as nascente estão em constante preservação já que maioria dos nossos rios encontram-se com seus cursos poluídos, principalmente os que percorrem as grandes cidades.

Ano passado, a WWF, uma das maiores instituições do mundo voltada a cuidados e estudos da natureza, divulgou em nota oficial que o descaso com nascentes dos rios está ameaçando o Pantanal, nosso principal bioma. Na devida nota, a organização informa que um estudo feito englobando o Brasil, a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, comprovou que algumas áreas estão precisando de mais atenção para garantir uma melhor qualidade da maior planície alagável do planeta terra.

Esse estudo feito pela WWF comprova que estudos antigos sobre as nascentes dos rios, comprova que a poluição do curso compromete sim as águas das nascentes apesar dessas estarem em áreas geograficamente mais elevadas. No caso dessa organização mundial, foi estudado apenas sobre o Pantanal, mas se pararmos para analisar a falta de preocupação de órgãos e até mesmo de cidadãos, vamos perceber que esse é um problema comum com muitos rios do mundo inteiro.

Se você gosta de geografia, estudar sobre nascentes é um assunto muito envolvente e extenso que dá objeto de estudo de alguns meses, pois o mundo tem uma quantidade incontável de rios.

http://www.youtube.com/watch?v=H964-PSQJp8
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito bom gostei ta de parabens?

    laura 28 de agosto de 2013 0:00
  • cococococococooco

    iago 30 de setembro de 2013 19:36
  • aonde e como saber mais detalhes,sobre lençóis freaticos,olhos d’agua,rios juvenis,maduros,senai e ouutras sobre hidrografia,partcularmente sobre fluencia sobre eles.
    Desde ja obrigado.

    petronio 15 de novembro de 2013 17:24
  • um foi miuto bom

    erlaine 27 de março de 2014 21:15
  • ADOREI ISSO EXPLICA MUITO BEM A NASCENTE DO RIO POR MIM EU LIA TODO DIA UM DIFERENTE.

    BRUNNA VITORYA DA SILVA 15 de abril de 2014 0:41
  • sim mas nao diz como que ta a questao da poluiçao

    marcos 15 de setembro de 2014 13:02
  • q bosta n achei nada q eu queria

    felipe 26 de setembro de 2014 12:23
  • Boa tarde
    Possuo um sitio que tem varias minas de agua e estou interessada em saber como cuida-la??
    Elas brotam do chão provavelmente de lencóis da agua e gostaria de saber se por acaso estes lençois q causam a agua brotar eles podem vir com mais farça a ponto de estourar a agua vir mais forte ou ela permanece sempre da mesma forma…

    Marcieli Dalle 13 de outubro de 2014 17:42
  • Pingback: Principais Rios Europeus - Regiões e Extensão | Meio Ambiente - Cultura Mix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *