Rios Mais Importantes do Mundo: TOP 10

Rios são úteis para os homens em todas as partes do mundo, desde os tempos pré-históricos. Eles fornecem fonte de água potável para a obtenção de alimentos, fertilizar as terras e vias para o transporte de mercadorias entre locais distantes. Também fornecem habitat importante para a fauna, desempenham papel essencial na ecologia da floresta e zonas úmidas. Conheça a lista dos rios mais importantes do mundo.

10-Rio Sepik

O Rio Sepik é o maior rio da ilha de Nova Guiné. Nasce na Faixa de Emanuel Victor, no planalto central de Papua Nova Guiné. A maioria do comprimento de ventos no rio surge em forma de serpentina (como o rio Amazonas) ao Mar de Bismarck.

Rios

Rios

Ao contrário de outros grandes rios, o Sepik não tem delta, mas flui de modo direto ao mar. Comprimento total tem 1.126 km (700 milhas). Não há assentamentos de grande tamanho ao longo do rio Sepik. O isolamento de pequenos grupos tribais deu origem a múltiplas tradições originais e artísticas. Representa um dos últimos remanescentes ambientes não perturbados no mundo.

09-Rio Mississippi

Maior rio do sistema nos Estados Unidos e da América do Norte. Nasce no Lago Itasca e deságua abaixo de Nova Orleans, no Golfo do México. Junto com o principal afluente, o rio Missouri, drena 31 estados dos EUA. Durante a história madeira, algodão e alimentos foram transportados rio abaixo. Após a chegada das ferrovias em 1880 o transporte diminuiu, mesmo sendo característica importante até 1920.

08-Rio Volga

O Volga é o maior rio da Europa e um dos mais importantes da Rússia. Presente nas 20 maiores cidades da Rússia, incluindo a capital Moscou, como bacia de drenagem. Originada a altitude de apenas 225 metros (740 pés) nas Colinas da Valdai ao noroeste de Moscou e de descargas de 3.645 quilômetros adicionais (2.266 milhas) no mar Cáspio. Tem grande importância para o transporte fluvial e de transporte na Rússia, embora congele por parte da extensão de três meses a cada ano.

07-Rio Zambeze

A 3,540 km (2,200 milhas) ao longo do rio Zambeze é o quarto rio mais longo da África. Nasce em pântano negro no noroeste da Zâmbia e flui através de Angola, ao longo das fronteiras da Namíbia, Botswana, Zâmbia (novamente), Zimbabwe e Moçambique, onde deságua no Oceano Índico. Característica marcante está nas Quedas de Victoria.

Imagem de Amostra do You Tube

O rio suporta grandes populações de animais. Hipopótamos são abundantes ao longo dos trechos calmos das águas, assim como crocodilos. Zambeze suporta também centenas de espécies de peixes, incluindo espécies de grande porte. O tubarão touro, por exemplo, foi encontrado no interior distante – Agressivo e responsável por vários ataques a humanos.

06-Rio Mekong

Representa o décimo segundo maior do mundo, com comprimento estimado de 4.350 km (2.703 milhas). Do platô tibetano o rio atravessa província chinesa de Yunnan, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.

O rio é difícil de navegar devido às variações extremas sazonais no fluxo, presença de corredeiras e cachoeiras. A bacia é uma das mais ricas áreas de biodiversidade do mundo, superada apenas pelo Amazonas. Desde a construção da primeira barragem chinesa centenas de espécies ficaram em perigo de extinção, incluindo o golfinho do Mekong e peixe-boi.

05-Rio Ganges

Os 2,510 km se originam no Himalaia Ocidental, na Índia e deságua no delta da Baía de Bengala. Ele tem sido considerado sagrado pelos hindus e adorado como símbolo da deusa Ganga no Hinduísmo. Também importante no aspecto histórico. Cinzas de entes queridos hindus estão no rio e alguns acreditam que a vida é incompleta sem tomar um banho no local.

04-Rio Danúbio

Segundo maior da Europa, atrás do Volga. O rio foi importante por ser fronteira de longa data do Império Romano e hoje faz parte dos limites de dez países europeus. Começa na Floresta Negra, Alemanha e corre para leste por distância de cerca de 2850 km (1771 milhas), passando por quatro capitais, antes de desaguar no Mar Negro.

03-Rio Yangtze

Um dos rios mais importantes do mundo, rio Yangtze, é o maior rio da China e o terceiro mais antigo do mundo. Tem cerca de 6300 km de comprimento (3.915 milhas) e se origina em geleira situada na parte oriental do planalto tibetano.

Famosos

Famosos

Passa nas Gargantas de Yangtze que são conhecidas por causa da beleza natural e deságua no Mar da China Oriental. Uma das barragens no rio, a represa de Três Gargantas, é a maior hidroelétrica do mundo.

O rio traz movimentadas vias navegáveis. Tráfego inclui rotas comerciais de mercadorias a granel, como carvão, bem como produtos manufaturados e passageiros. Cruzeiros fluviais passam dias atravessando à bela e paisagística área das Três Gargantas.

2-Rio Nilo

Mais longo do mundo, estendendo para o norte por 6.650 km (4.132 milhas) do leste da África para o Mediterrâneo. Tem dois afluentes principais, o Nilo Branco e o Nilo Azul.

O Nilo Branco nasce na região dos lagos da África Central, enquanto o Nilo Azul começa no lago Tana, na Etiópia. Tem papel crucial no desenvolvimento da civilização egípcia. Depósitos de lodo fizeram as terras ao redor ficarem férteis.

Transborda dos seus bancos de modo anual. Os egípcios foram capazes de cultivar trigo e outros. Parte importante da vida egípcia espiritual. O deus chamado Hapy foi deificação das inundações anuais, e tanto ele como o faraó foram pensados por controlar as cheias do Nilo.

 1-Rio Amazonas

O rio mede 6.400 km (quatro mil milhas), segundo mais longo do mundo, apenas um pouco menor do que o Nilo, embora fontes respeitáveis discordam quanto à duração exata dois nomes.

É certo que a Amazônia é o maior rio do mundo em volume, com fluxo total que representa cerca de um quinto do total no mundo. Tem afluente em países como Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador e Brasil antes de desaguar no Oceano Atlântico.

A Amazônia tem mais de três mil espécies reconhecidas de peixes e espécies novas ainda estão sendo descobertas. O tubarão-touro foi relatado em quatro mil km (2.500 milhas) até o rio Amazonas, em Iquitos, no Peru. Outro peixe perigoso é a piranha, algumas espécies são conhecidas por atacarem humanos de modo perigoso.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>