Uso do Raio Laser para Mapeamento Geográfico

Métodos tradicionais

Uso do Raio Laser para Mapeamento Geográfico

Uso do Raio Laser para Mapeamento Geográfico

Os arqueólogos sempre contaram com seus métodos tradicionais na descoberta de sítios localizados em densas florestas. No entanto, uma nova pesquisa tecnologia desenvolvida pela NASA, nos Estados Unidos, promete revolucionar esse campo de atuação.

Dois especialistas norte-americanos iniciaram esse procedimento em uma antiga cidade Maia, conhecida como Caracol, situada em Belize (Pais da América Central). Eles usaram raio laser dos aviões que pilotavam, penetrando na floresta, refletindo no solo, conseguindo em somente quatro dias mapear toda a cidade.

As aeronaves que voaram sobre a região, tinham coitada uma grande quantidade de dados importantes sobre o local, detalhando uma área de mais de 150 quilômetros quadrados, visualizando estradas, plantações e casas dos povos que lá habitaram. Esse método avançado vai trazer uma inovação nos estudos de campo das civilizações Maias. Essa pesquisa foi à pioneira, na aplicação de uma tecnologia avançada, na otimização do raio laser, numa área tão extensa quanto densa.

Importância da Nova Tecnologia

Região

Região

Essa nova tecnologia vai contribuir para auxiliar na exploração, principalmente de densas vegetações, como ocorre na região tropical, como as que existem principalmente na América Central. No entanto esse novo procedimento não invalida o antigo método utilizado pelos arqueólogos, pois segundo eles próprios, para complementar essas pesquisas, é necessário à forma tradicional de mapeamento do sitio.

Para o novo procedimento, foi necessário um sobrevôo de cerca de 800 metros, acima da região, na estação seca, quando a densidades das folhas diminuem, fazendo desse modo, com que o sistema emita vários pulsos de luzes, em diversas rotas que o avião faz. Ele conseguiu detectar grandes extensões agrícolas, e essa descoberta indicava a que a expansão das cidades se estendia num raio de mais ou menos 180 quilômetros quadrados.

O funcionamento não é muito complexo e consiste na emissão de número suficiente de pulsos, que atingem a terra e depois se refletem na aparelhagem aérea, sendo depois medidos por GPS e processados em computadores, reproduzindo as imagens das superfícies, revelando diferentes padrões de calçadas, ruínas de prédios, mostrando como o homem intervinha na paisagem natural do lugar.

A tecnologia

Métodos

Métodos

A eficácia dessa tecnologia a laser, na economia de tempo é muito importante, pois os detalhes dessa nova técnica são perfeitamente compatíveis, com as mostradas pelos métodos tradicionais.

Com os novos dados adquiridos pelos cientistas é possível, ver toda a paisagem dos campos agrícolas e verificar como uma grande sociedade com economia sustentável, sobreviveu em uma região tropical.

O que acontece é que quando a emissão do laser adentra a floresta, isso permite o conhecimento da cultura de povos antigos, cujos estudos levam os pesquisadores a grandes descobertas.

Esse estudo revolucionário, conduzida pela Nasa, está incentivando o desenvolvimento e a utilização de novas pesquisas espaciais, contribuindo de forma bastante significativa para as pesquisas arqueológicas, no conhecimento de civilizações antigas e seus processos de sobrevivência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *