Características da Corticeira da Serra

De nome científico Erythrina falcata, a Corticeira da Serra, é uma árvore de visual espinhento que pode alcançar entre 20 e 30 metros de altura tendo seu tronco com diâmetro de 50 a 90 centímetros. Uma árvore imponente que pode ser encontrada em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e também no Rio Grande do Sul. Compõem florestas do tipo semidecídua (aquele tipo que perde parte das suas folhas em algumas épocas do ano).

Conheça as Características da Corticeira da Serra

A seguir vamos te apresentar algumas das principais características dessa árvore.

Descrição da Corticeira da Serra

Dotada de tronco com diâmetro de 50 a 90 centímetros e altura de 20 a 30 metros essa árvore é do tipo caducifolia (que perde as suas folhas num determinado período do ano). Seu tronco é do tipo reto e apresenta alguns nódulos e acúleos com uma casca que pode ter até 20 milímetros de espessura. A cor desse tronco é castanha com fundo amarelado e apresenta uma espécie de descamação.

Folhas da Corticeira da Serra

Essa árvore possui folhas do tipo trifolioladas e alternas que podem chegar ao comprimento de 15 cm e 8 cm de largura. Já o seu pecíolo conta com comprimento entre 6 e 16 cm de comprimento.

Flores da Corticeira da Serra

O destaque de beleza dessa árvore fica por conta das belas flores de tonalidade vermelho-alaranjadas que se apresentam com muito charme em cachos pendentes. As flores dessa espécie nunca estão completamente abertas podendo ter entre 10 e 30 centímetros. Na primavera quando se avista ao longe os grupos com até três dessas flores é impossível não saber que se trata dessa árvore, mesmo a distância. A inflorescência é do tipo racemosa axilar podendo ser terminal ou lateral.

Fruto da Corticeira da Serra

A árvore também possui um fruto que é do tipo indeiscente e cuja aparência é achatada podendo não ser septado internamente. A cor desses frutos é de uma tonalidade parda que não lhes confere a mesma graça que as flores. Os frutos podem ter comprimento entre 10 a 20 centímetros por 2 a 3 centímetros de largura.

Sementes

Chegamos finalmente as sementes dos frutos da Corticeira da Serra que são reniformes e com aspecto achatado tendo seu hilo curto e apresentando coloração castanha escura. O seu comprimento é de 1 a 1,5 centímetro.

Período de Floração e Frutificação da Corticeira da Serra

A floração dessa árvore geralmente acontece entre os meses de maio e novembro. Já a frutificação ocorre entre os meses de setembro e dezembro.

Curiosidade

Outros nomes populares pelos quais a Corticeira da Serra pode ser conhecida são: ceibo, feijão-bravo, bico-de-papagaio, corticeira-do-seco, sanando, bituqueira, canivete, sapatinho-de-judeu, corticeira-do-mato, mulungu, sanaduí, sarnão entre outros.

Habitats em que é Encontrada

Um dos espécimes mais bonitos que temos em nossa flora pode ser encontrado em habitats bastante característicos como a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Situam-se normalmente em regiões de floresta e vegetação secundárias tendo predileção por várzeas aluviais com elevada umidade haja vista que são higrófilas. Também pode estar presente em partes fechadas das florestas.

Produzindo Mudas

Para quem se interessou em cultivar a Corticeira da Serra a dica é se dedicar a produção de mudas dessa árvore, para isso basta que as sementes sejam levadas para germinar assim que tenham sido colhidas. Não precisa realizar nenhum tipo de tratamento, inclusive você pode depositar as sementes diretamente em substrato organo-argiloso ou então em canteiros. Normalmente as mudas emergem de 4 a 8 dias tendo taxa de germinação de cerca de 90%.

Propriedades Fitoquímicas da Corticeira da Serra

A casca dessa árvore possui um alcaloide chamado hiporifina que vem sendo usado por índios há séculos como um sedativo que ajuda a entorpecer peixes. As flores dessa árvore possuem vários tipos de minerais com destaque para o manganês, ferro, boro, zinco, enxofre, potássio, chumbo entre outros.

Corticeira da Serra na Medicina Popular

Essa espécie é muito utilizada na medicina popular por contar com diferentes propriedades podendo ser de grande auxílio no combate de tosses persistentes, para melhorar a saúde bucal através de bochechos, cuidados com hemorroidas, para reduzir os sintomas de sinusite, acalmar os sintomas da menopausa, limpar ferimentos, recuperar úlceras e até mesmo como um produto de rejuvenescimento da pele.

Propriedades Econômicas da Corticeira da Serra

Por ser uma árvore de espetacular beleza, a Corticeira da Serra, poderia ser mais utilizada para finalidades ornamentais especialmente em ambientes urbanos como praças, por exemplo. É possível ainda extrair da casca dessa árvore rolhas que tem características caloríficas e elétricas. Uma árvore pode cumprir também um importante papel ecológico sendo cultivada em áreas que estejam enfrentando complicados cenários de degradação.

As flores dessa árvore atraem pássaros como periquitos e papagaios que vem em busca de seu néctar. Como seu tronco tem uma tonalidade alaranjada especial pode ser usado como base para confecção de calçados. Os índios Guarani há muito tempo tem na madeira da Corticeira da Serra uma ótima matéria-prima para o fabrico de peças artesanais. E quem diria até as folhas dessa árvore podem ser comestíveis ficando muito saborosas quando refogadas ou cozinhadas com temperos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *