Quantos Oceanos Existem no Planeta Terra?

Os oceanos são locais caracterizados essencialmente pela existência e ocupação de águas salgadas, são espaços geográficos que predominantemente são de baixa altitude, de baixas terras continentais. Estes, em sua totalidade ocupam 71% de todo o globo terrestre, e neste contém uma infinita gama de tipos de vida e variedade de ecossistema. Muitos animais que ali habitam não foram catalogados pelo homem, já que possui uma altitude abaixo muito grande, onde a pressão da água não deixou o homem alcançar para desbravá-las. O local mais fundo já descoberto pelo homem são as Fossas das Marianas, que alcança mais de 11 mil metros abaixo da superfície da água.

Ao todo são 5 oceanos que existem na terra, são eles o Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Glacial Antártico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Índico.

Oceano Atlântico

É o segundo maior oceano do mundo, sua área total é de aproximadamente 106.400.000 quilômetros quadrados, corresponde a mais ou menos um quinto de todo o globo terrestre. Este é o limite de águas salgadas que divide o continente Europeu e a África. Seu nome é originário do Atlas, da história antiga grega, em que Atlas era uma divindade. É citado em papéis antigos datando em 450 a.C. O geógrafo principal que marcou a volta do nome Atlântico, já que no período medieval era citado como mar do Norte, foi Mercator, colocando-o no mapa mundial no ano de 1569. A linha do equador delimita do Oceano Atlântico do Norte e Oceano Atlântico do Sul. Nele estão inclusos os mares mediterrâneo, mar do Norte, Mar das Caraíbas e o Báltico. E linhas gerais este oceano possui um formato semelhante a letra S.

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior do mundo e esta localizado entre o Continente Americano e o Leste da Ásia. Em extensão possui mais de 180 milhões de quilômetros quadrados em superfície. Os fenômenos atmosféricos do ‘El niño’ e ‘El niña” ocorrem neste oceano, este é caracterizado essencialmente pelo aquecimento das águas superficiais oceânicas e afeta o período de chuvas no continente. O nome pacífico vem da própria sugestão deste, em comparação com o oceano pacífico, este era mais calmo, de acordo com Fernão de Magalhães, quando estes atravessaram os oceanos.

Oceano Índico

Este é o terceiro maior oceano do mundo, compreendendo cerca de 20% de toda extensão do globo terrestre. Faz limite com o continente Asiático e países como a Índia. Sua maior parte está localizada no hemisfério Austral e sofre influências das monções Asiáticas.

Oceano Glacial Ártico

Este é o menor oceano do mundo, com uma extensão de apenas 14 milhões de quilômetros quadrados, e também é o mais raso, com máxima de 5500 metros de profundidade e uma média de 1050 metros, além disso possui o menor índice de salinidade dentre os outros. Localiza-se na parte mais setentrional terrestre.

Oceano Glacial Antártico

É o oceano Austral, sendo este o conjunto das águas que circunda o continente Antártico. Existem muitos geógrafos que não consideram este oceano. Este se estende da costa do continente em questão e faz limite com os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *