Pingo de Ouro

Pingo- de- ouro é um tipo de planta que tem serventia para design de interiores, isso mesmo, ela embeleza o local onde for colocada. Não só nos interiores, como locais externos também, a planta ornamental é procedente do México e deixa qualquer paisagem mais bela. Além de pingo- de- ouro, a planta também é conhecida popularmente como violeteira, tem o formato de um arbusto com ramos densos na cor amarelo “puxando” para a cor verde, no sol sua cor fica mais bonita e radiante. Essa planta produz pequenos frutos na cor amarela, quando chega a estação outono, esses frutos atraem a atenção dos pássaros.          

Viveiro de Mudas

O Pingo- de- Ouro e a Biologia

O nome científico desta planta é Duranta repens aurea, é conhecido popularmente como pingo- de- ouro, duranta, violeteira- dourada ou simplismente violeteira. É da Família verbenaceae, Divisão angiospermae, sua origem é totalmente brasileira e o ciclo de vida é perene.

Pingo de Ouro

Curiosidades Desta Planta Tão Exótica

Ao contrário dos demais arbustos tradicionais, o pingo- de- ouro cresce de uma forma muito acelerada, e aliada a sua coloração vivaz (folhas douradas), que surgiu a partir de uma mutação da violeteira. A planta também tem serventia para ser usado como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para formar o bonsai. O pingo- de- ouro precisa de muita poda, já que cresce muito rápido, a partir disto não é nada indicado para jardins onde a manutenção é pouco freqüente. Quando a planta não recebe poda, podem-se notar as pequenas flores em tons de roxo, rosa ou branco que ela produz, e, não apenas flores, mas também frutos. Mesmo oferecendo flores e frutos, é recomendado que ela sempre seja podada, pois caso contrário perde sua tonalidade dourada, o que muda totalmente seu visual.

Plantas

Cuidados Para Manter a Pingo- de- Ouro Sempre Bela

O cultivo desta planta deve ser ao sol, em solo sempre cuidado para que ofereça fertilidade, enriquecido com matérias orgânicas, regado com freqüência, pois não consegue sobreviver em ambientes secos, consegue suportar bem o frio e inclusive geadas. A maneira de plantio é geralmente feita através de mudas, o tratamento desta planta requer muito empenho para que ela não morra, precisa de manutenção com freqüência, luvas para cuidar a planta (já que possui muitos espinhos), deve ser mantida fora do vente forte, pois ela não se adapta. Portanto se você mora na praia, esqueça a vontade de ter pingo- de- ouro, infelizmente a planta não gosta da maresia. Antes de resolver plantar o seu pingo- de- ouro, procure um especialista, consulte um técnico ou viverista, certamente ele irá lhe auxiliar se o local possui todas as condições que a planta necessita para viver, isso irá garantir a qualidade do plantio.

Por Luiziane Acunha

7 comentários

  1. gostaria de saber mais sobre a planta pingo de ouro

  2. gostaria de saber sobre a planta pingo de ouro

  3. moro em saquarema no Estado do Rio de Janeiro e a 100 metros da praia e consigo cultivar alguns pingos de ouro, com muito cuidado e carinho.

  4. preciso de mudas de pingo de ouro

  5. presciso de mudas de pingo de ouro fone 49 99931757

  6. Rinaldo Teixeira Morais

    Preciso de 40 mudas de pingo de ouro com 1 metro de altura.
    100 sacos de terra adubada.

  7. A planta ou o fruto da pingo – de – ouro eh venenosa ou tóxica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>