Energia Geotérmica

Chamamos de energia geotérmica a energia alcançada através do calor oriundo da Terra, mais exatamente de seu interior. Geo significa terra e térmica o calor, o resultado disto é energia calorífica que oriunda da terra. A energia geotérmica também pode ser chamada de energia geotermal. Esse tipo de energia surgiu pela necessidade de conseguir energia elétrica de uma forma mais límpida e em maiores números, a partir desta situação foi desenvolvido um modo de utilizar esse calor gerando, é claro, eletricidade.

Eolica

Como Temos Energia Elétrica Nos Dias de Hoje?

Atualmente a maior parte da energia elétrica que temos decorre da combustão fóssil, como o carvão mineral e o famoso petróleo, métodos conhecidos, porem bem mais poluentes.

Como Começou a Geração de Eletricidade?

Em 1904 ocorreu a primeira tentativa para que fosse gerada eletricidade das fontes geotérmicas, porém todas tentativas eram fracassadas. Em 1913, as tentativas tiveram sucessos, mas a usina foi devastada na Segunda Guerra Mundial. O ano de 1970, na Califórnia era gerada eletricidade sem fracassos.

Solar

O Que Acontece na Verdade?

Grandes placas formam o planeta Terra, essas placas nos matem longe do seu interior, nesse interior da Terra encontramos o Magma, dentro desse magma as rochas são praticamente derretidas, o aumento da profundidade deixa a temperatura das rochas mais elevadas, mesmo assim existem ainda locais de magnas onde a temperatura é extremamente maior, nessas zonas o potencial geotérmico aumenta ainda mais. Existe também a possibilidade de o magma quebrar a crosta terrestre e conseguir alcançar a superfície, caso isso ocorra, esse fenômeno é natural e chama-se Vulcão.     Quando um vulcão entra em erupção o magma se transforma em lava, para cada cem metros de profundeza a temperatura fica mais alta de três em três graus Celsius.

Energia Geotérmica

Curiosidade Sobre Energia Geotérmica ou Energia Geotermal

Existem alguns lugares no planeta Terra que existe tanto vapor juntamente de água quente que fica facilmente possível produzir eletricidade somente pelo vapor. O que acontece é que são abertos certos buracos no chão até entrar em contato com os locais que reservam a água e o vapor, ambos recebem uma drenagem que vai até a superfície, todo esse processo acontece por meio de canos e tubos estritamente apropriados para esse procedimento. Vale ressaltar que a energia geotermal ou geotérmica é apreciada como uma fonte renovável e limpa, ainda que o mais importante é que esse tipo de energia possui pequenos índices de poluição para o ecossistema. Ainda assim, o uso desta forma de energia deve ser utilizado com cautela, pois pode ocasionar certa falta de estabilidade geológica caso o procedimento não seja realizado corretamente. Existem mais vantagens do que desvantagens, mas todo cuidado é pouco, lembre também que deve ser tratada a água, pois nas camadas subterrâneas normalmente contem muitos minérios que podem ser prejudiciais a saúde.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *