Flora Do Ecossistema Marinho

Não é surpresa para ninguém que o nosso planeta é, até agora, o único com capacidade para suportar vida do jeito que conhecemos no Universo. Isso se dá, também, pela dificuldade que temos em afirmar que um local exista vida de uma maneira complexa em outros locais do universo, já que, a presença de bilhões e bilhões de galáxias, estrelas e planetas faz com que esse diagnóstico fique cada vez mais difícil. Mas, ao mesmo tempo, isso impede que falemos que estamos completamente sozinhos no universo.

Guerras

É incalculável o quanto já foi investido pelos governos mundiais para uma descoberta do espaço. Durante a segunda metade do século XX,  as grandes potências mundiais, que eram os Estados Unidos e a União Soviética estavam travando a Guerra Fria, com diversas ameaças de ambos os lados.

Mas, uma coisa boa que foi obtida – e que revolucionou a corrida espacial – foi justamente a corrida espacial que estremeceu o planeta. Em 1961, por exemplo, a URSS conseguiu colocar em órbita o primeiro ser humano da história – Yuri Gagarin fez o seu nome ao dizer, lá de cima, que a terra era redonda e que não tinha visto Deus.

Flora no Fundo do Mar

Flora no Fundo do Mar

EUA X URSS

Em 1969, a reação dos Estados Unidos foi à mesma altura: colocou os primeiros seres humanos em um corpo celeste diferente da Terra: a nossa Lua. E, durante alguns anos, as duas potências continuaram competindo em questões científicas e espaciais, até que a URSS se dissolveu em 1990. Embora a Guerra Fria tenha acabado, todo o avanço científico permaneceu, o que possibilitou que fizéssemos coisas bastante relevantes em nosso planeta e no espaço, contribuindo grandemente para o desenvolvimento científico.

Mas, voltando ao nosso planeta, muitas pessoas acreditam que, antes de olharmos com bons olhos lá fora, é melhor que se tenha um olhar mais crítico para dentro do nosso próprio planeta, utilizando essa tecnologia obtida para poder resolver os problemas ambientais que assolam grande parte do nosso mundo. Talvez, um dos maiores problemas nisso seja, sem dúvida, o aquecimento global.

Um dos ecossistemas mais afetados com as ações do homem é, sem dúvida, o marinho. E,  no nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre esse ecossistema, bem como a flora que está presente nele. Confira a seguir:

Os Oceanos

Os nosso oceanos, talvez, sejam a característica mais marcante do nosso planeta, por conta da sua cor azul. Inclusive, foi a primeira coisa que os humanos perceberam ao ir ao espaço pela primeira vez. Além disso, quando a sonda Voyager 1 chegou na órbita de Saturno, foi pedido à sonda que retornasse alguma imagem para o nosso planeta a fim de identificar onde ela estava localizada. Depois desse comando, a espaçonave retornou a imagem do planeta Terra, há mais de seis bilhões de quilômetros de distância. A imagem retornava simbolizada um ponto azul iluminado, o que faz jus ao nosso planeta ser considerado azul.

Os Oceanos e sua Flora

Os Oceanos e sua Flora

Muito se estuda sobre a formação dos nossos oceanos. A teoria mais aceita é que toda a água que encontramos em nosso planeta foram oriundos de diversos tipos de meteoros e meteoritos que, durante bilhões de anos, bombardearam a superfície quente do nosso planeta. Contribuiu para baixar as temperaturas, bem como, também, para criar as reserva de água.

Inicialmente, existia apenas um supercontinente, chamado pangeia. Com o movimento das placas tectônicas proporcionadas pelo movimento do magma terrestre fez com que esse grande continente se partissem em vários e acabasse formando os continentes que conhecemos hoje. Vale ressaltar que esse processo levou milhares e milhares de anos para ser concluído.

A Flora Marinha

A flora dos ecossistemas marinhos são, sem dúvida, as algas marinhas, que possuem um grande papel não somente em seu ecossistema, mas no mundo em geral: elas são as responsáveis por fazer com que o oxigênio do planeta se renove a cada dia mais. Elas conseguem absorver dióxido de carbono e transformar em oxigênio, que é o mesmo processo realizado pelas árvores. Inclusive, por muitos anos, acreditou-se que as árvores eram responsáveis por manter todo o oxigênio do planeta, incluindo aí, a floresta amazônica, que, por muito tempo, foi considerada como o pulmão do mundo. Posteriormente, descobriu-se que a flora marinha tinha muito mais impacto no oxigênio do planeta do que a floresta amazônica, já que ela, praticamente ‘consumia’ todo o oxigênio que produz.

Vegetação Marítima

Vegetação Marítima

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *