Lista de Anfíbios em Extinção no Brasil e no Mundo

As atividades humanas decorrentes de sua organização social são sabidamente uma das mais importantes causas da perda da biodiversidade do planeta resultando na extinção de muitas espécies da flora e da fauna. Estudos científicos publicados na revista Science, revelam que uma terça parte das espécies de anfíbios existentes ou catalogados no planeta estão ameaçados de extinção, com risco grave, pois em apenas um século chegou a níveis de extinção e perda de espécies maior do que o registrado em milhares de anos.

O número de anfíbios no mundo todo está diminuindo desde 1980, segundo revelaram dados de recentes pesquisas de institutos especializados em controle da espécie. Pelo menos cerca de 500 espécies de rãs e salamandras desaparecem em todos os continentes no ano de 1993.

Anfibios

Anfibios

De acordo com o relatório da UICN, de 2008, não é possível estabelecer a situação de 25% das espécies de anfíbios e de 23% , algumas já desaparecem e outras estão ameaçadas. Um outro dado alarmante levantado pelo relatório, é que 43% das espécies de anfíbios apresenta redução de tamanho. O problema da extinção dos anfíbios é a nível mundial, ocasionadas por problemas globais e locais. Entre eles: radiação ultravioleta, novos predadores do ecossistema, fragmentação e destruição de habitat, toxidade, mudanças climáticas, entre outros. Na sua maioria, são problemas criados pelo homem, que não respeita o Meio Ambiente e causa danos irreparáveis, que terão consequências catastróficas num futuro bem próximo.

Avaliação Anfíbia Global

Avaliação Anfíbia Global, é o nome do estudo realizado com a participação de cerca de 550 cientista representando 60 países diferentes. Este grupo estudos 5.743 espécies de anfíbios em diversas partes do planeta nos últimos 3 anos, e concluiu que destes 32% estão com risco de extinção, dentre eles incluem-se rãs, salamandras e sapos.

anfibios ameacados de extincao no haiti-1

Avaliação Anfíbia Global

A maior incidência de espécies em perigo se concentram na América Latina, começando com Colômbia, seguida pelo México, Equador e Brasil. Contudo o índice é alarmante no Haiti, onde mais de 90% das espécies existentes de anfíbios estão em risco grave de extinção, o que significa que os anfíbios podem ser eliminados desse país nos próximos anos.

Lista de Anfíbios em Extinção no Brasil e no Mundo 

A extinção tem se tornado uma ameaça real para muitas espécies de animais e os Anfíbios não escaparam dessa lista. Trata-se de uma ameaça causada tanto pela destruição do habitat em que esses animais vivem como também pela caça predatória e com vista a utilizar o animal para a produção de algum bem de consumo.

Melanophryniscus dorsalis – Sapinho-de-barriga-vermelha

Sapinho-de-barriga-vermelha

Sapinho-de-barriga-vermelha

Hylomantis granulosa – Perereca-verde

Perereca-verde

Perereca-verde

Melanophryniscus macrogranulosus – Sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha

Sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha

Sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha

Hyla cymbalum – Perereca

Perereca

Perereca

Scinax alcatraz – Perereca-de-Alcatrazes

Perereca-de-Alcatrazes

Perereca-de-Alcatrazes

 

Phyllomedusa ayeaye – Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada

Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada

Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada

 

Odontophrynus moratoi – Sapinho

Sapinho

Sapinho

 

Algumas dessas espécies já estão extintas, e são as que têm status de “aparentemente não existe”. A preservação dos animais é importante para manter o equilíbrio.

Importância dos Anfíbios

Avaliação Anfíbia Global é um estudo considerado muito importante, pois os anfíbios são considerados como que termômetros ambientais, ou seja, são os primeiros organismos vivos que apresentam problemas quando existem problemas ambientais com a qualidade do ecossistema onde estão inseridos, especialmente a água ou o ar.

anfibios ameacados de extincao no haiti-2

Importância dos Anfíbios

Assim, esse grande nível de extinção e risco de extinção é um importante sinal de alerta que deve ser observado pelas autoridades, pois nesses ecossistemas existem problemas graves e os anfíbios são os primeiros a darem sinal do desequilíbrio existente. O grande declínio das espécies de anfíbios é uma mensagem clara de que existe uma situação importante de degradação ambiental atingindo especialmente esses locais.

Extinção no Mundo

A Avaliação Anfíbia Global determinou em seu estudo que no mínimo 9 espécies de anfíbios já desapareceram completamente do planeta desde a década de 80, quando tiveram início as principais e mais graves mudanças climáticas. Os cientistas ainda alertaram sobre a possibilidade de haverem mais 1.300 espécies também em perigo, contudo ainda não tem dados precisos para confirmar essa possibilidade.

anfibios ameacados de extincao no haiti-3

Extinção no Mundo

Também alertaram que 113 outras espécies de anfíbios não foram avistadas nos últimos anos, o que indica que podem estar extintas, o que deve ser confirmado nos próximos anos.

Extinção dos Anfíbios no Haiti

Existe um risco eminente de que os anfíbios sejam eliminados totalmente do haiti, uma extinção em massa que se compara a extinção dos dinossauros da face da terra.

O país que vem sendo castigado pelo caos social, por terremotos e epidemias dá sinais dos graves problemas que afetam também o meio ambiente e os ecossistemas, com as suas florestas nativas absurdamente devastadas pela exploração do carvão. Cientistas trabalham para recuperar espécies e preservá-las em outros ambientes para num futuro, quem sabe, com as florestas recuperadas, poder repovoar o Haiti.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • mt massa essa idéia

    marcielly 24 de novembro de 2011 23:05
  • muito legal vou presisar de tudo para o simuladao bimestral

    bruna 11 de julho de 2012 12:04
  • muito bom gostei muito

    maria eduarda 13 de novembro de 2012 19:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *