A classificação de resíduos é feita em três classes distintas – de acordo com as suas propriedades, os resíduos podem ser classificados como:
- Perigosos – São os tipos de resíduos que causam poluição, e do qual não se pode filtrar ou limpar a água, por exemplo.
- Inertes – Podem causar poluição, mas são passíveis de remoção e filtragem, como, por exemplo, entulhos de obras e similares.
- Não inertes – Não apresentam perigo para a área onde estão. Eles não são perigosos, e não podem contaminar áreas de maneira irreversível
Características dos Resíduos Não Inertes
Ao mesmo tempo que não são perigosos, sua remoção não é simples, pois eles, exatamente como o seu próprio nome diz, não são inertes: ou seja, eles não ficam parados em um só lugar.
São resíduos na forma líquida, gasosa ou mesmo sólida, que, apesar de não terem capacidade de destruição ou contaminação, sujam águas e a atmosfera. Eles podem ser tratados, mas também podem permanecer em estado inativo por anos, apesar de dificilmente se dissiparem. Os resíduos não inertes podem ser solúveis em água, podem ter a capacidade de serem ateados ao fogo – capacidade de combustão – e tem características geralmente associadas com o lixo doméstico.
Grandes exemplos desse tipo de lixo são plásticos utilizados em casa – como, por exemplo, garrafas PET, materiais ferrosos – que acabam por depositar ferrugem e demais resíduos no meio ambiente. Eles não causam contaminação profunda, mas acabam por serem os responsáveis pela grande quantidade de entulhos que fecham bueiros, e causam transtornos em grandes cidades, ou mesmo contaminam rios e vertentes em lugares menores, com os resquícios de entulhos que sujam rios, e causam a morte da vida natural.
Este tipo de classificação – entre resíduos perigosos, inertes e não inertes – quer dizer respeito apenas à periculosidade deste tipo de dejeto quando em contato com o meio ambiente – sua ação direta uma vez decomposto ou colocado em contato com a natureza –, mas não leva em consideração a periculosidade oferecida pelos resultados da contaminação de ambientes naturais com este lixo.
O tratamento deste tipo de resíduo é o mais simples – e também o mais utilizado por todo o país: ele é recolhido e tratado de maneira adequada por empresas privadas ou públicas muitas vezes, ou então acaba por ser abandonado em aterros sanitários, onde o único tratamento que recebe é dos muitos catadores de materiais recicláveis.
Imagens de Resíduos Não Inertes
Posts Relacionados
Saiba mais sobre os resíduos sólidos urbanos e como o descarte irregular pode prejudicar o meio ambiente. Conheça os tipos de lixo e resíduos e como cada um deles deve ser descartado. Entenda como os resíduos desconhecidos devem ser descartados para evitar contaminações.
iiekdkjmfjfmjfg\lkjl ;