Tipos de Lixo e Resíduos Conhecidos no Mundo

01-Resíduos Biodegradáveis

Encontrados de maneira comum em resíduos sólidos urbanos, como os verdes, alimentos e plásticos. Outros incluem atividades oriundas de humanos, tais como dejetos, esgoto e resíduos de matadouros. Na ausência de oxigênio a maior parte decai para metano por digestão anaeróbica (metanização).

Biodegradavel

Biodegradavel

A principal ameaça ambiental de resíduos biodegradáveis está na produção de metano em aterros sanitários, 21 vezes mais nociva para os efeitos estufas do que o dióxido de carbono, representando cerca de 3% das emissões totais na UE-15 em 1995. Usados para compostagem e recursos à eletricidade, calor e combustível.

02-Resíduos Biomédicos

Consistem de sólidos, líquidos, farelos e resíduos de laboratório infecciosos ou perigosos considerados biológicos. Devem ser geridos com qualidade para proteger o público em geral, de modo especial aos profissionais de saúde e saneamentos expostos nos resíduos biomédicos como risco ocupacional.

Resíduos biomédicos diferem de outros tipos perigosos, tais como industriais, em que se trata de fontes biológicas ou utilizadas para o diagnóstico, prevenção ou tratamento de doenças. Produtores comuns incluem: Postos de saúde, casas de repouso, laboratórios, escritórios de médicos, dentistas, veterinários, cuidados de saúde em casa e funerárias.

03-Resíduos Volumosos

Termo técnico tirado de gestão de resíduos para descrever os tipos de lixo grandes e aceitos por recolha regular. Colhido das ruas ou calçadas. Serviço fornecido em cargo livre ou com taxa a ser paga.

Itens de resíduos volumosos incluem móveis descartados (sofás, poltronas reclináveis e mesas), aparelhos de grande porte (geladeiras, fornos e TV) e equipamentos hidráulicos (banheiras, vasos sanitários, pias).

Grande quantidade (30-60%, dependendo da área) de resíduos volumosos é captada por limpadores antes de recolhida. Ramos, escovas e outros resíduos verdes também são classificados como volumosos, embora possam ser recolhidos com trituração e compostagem.

Por vezes caminhões são usados por coletar. No Reino Unido, veículos de recolha ou britadeiras eliminam resíduos volumosos desviados à reutilização e reciclagem.

04- Resíduos de Negócios

Cobrem os resíduos comerciais e industriais. Geralmente, as empresas fazem os próprios arranjos para recolha, tratamento e disposição de resíduos, provenientes de pequenas lojas e prédios comerciais nos quais a autoridade local tem acordos de recolha de lixo tratado dentro dos tratamentos municipais.

05-Resíduos Químicos

Desperdício feito a partir de produtos químicos prejudiciais (principalmente produzidos por grandes fábricas). Resíduos podem ter regulamentações, como COSHH no Reino Unido, ou a Lei da Água Limpa e Conservação de Recursos dos Estados Unidos.

No laboratório, resíduos químicos são segregados em local apropriado, geralmente nos garrafões, antes de serem eliminados por empresa especializada a fim de atender segurança, saúde e exigências legais. Solventes orgânicos precisam de separação entre modalidades cloradas e não cloradas.

Resíduos de solventes clorados são incinerados em alta temperatura para minimizar a formação de dioxinas. Não clorados podem ser queimados para a recuperação de energia. Modalidades aquosas (tal como soluções de cloreto de sódio) podem ser vazadas nos esgotos. Resíduos aquosos contêm compostos tóxicos recolhidos de maneira separada.

Vidros de plásticos devem ser coletados em caixas de plástico revestidas de papelão para deposição em aterro. Da mesma forma, utilizam agulhas hipodérmicas coletadas como farelos e incineradas no lixo hospitalar.

06-Resíduos Médicos

Resíduos hospitalares, também conhecidos como clínicos, se referem aos produtos que não podem ser considerados lixo comum, produzidos a partir de instalações de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios médicos, hospitais veterinários e laboratórios. Na Europa, os resíduos são definidos pelo Catálogo Europeu de Resíduos (CER).

A eliminação dos resíduos representa ambiente de preocupação sobre como resíduos médicos são classificados como infecciosos ou de risco biológico à disseminação de doenças infecciosas. Exemplos de resíduo incluem sangue, agulhas e bisturis.

Lixo infeccioso é incinerado. O método comum de esterilização é autoclave, que utiliza vapor e pressão para esterilizar os resíduos. Além disso, as instalações médicas produzem variedade de resíduos perigosos e produtos químicos, incluindo materiais radioativos. Embora tais resíduos podem não ser infecciosos são classificados como perigosos e exigem a eliminação adequada.

07-Resíduos de Construção

Material isolante de poliuretano marcado para a remoção do local de construção. Resíduos de construção são compostos de componentes indesejados produzidos de forma direta ou incidenta à construção ou indústrias.

Isto inclui materiais de construção, tais como isolamento, pregos, fios elétricos e vergalhões, bem como resíduos originários de preparação do local, caso da dragagem dos materiais, tocos de árvores e entulho. Resíduos de construção contêm chumbo, amianto ou outras substâncias perigosas.

Resíduos de construção são feitos de materiais como tijolos e madeiras danificadas ou não utilizadas por várias razões. Pesquisa observacional demonstrou que a parcela pode ser entre 10% a 15% dos materiais dos edifícios. Com a variabilidade existente entre locais de construção há maior oportunidade para reduzir este desperdício.

Saiba Mais

Saiba Mais

Certos componentes dos resíduos de construção são perigosos quando depositados em aterro, caso do gesso, por exemplo. Placas são quebradas em condições de aterro e liberação de sulfeto de hidrogênio, gás considerado tóxico.

Existe potencial para reciclar elementos de resíduos de construção. Muitas vezes utilizam contentores para o transporte dos resíduos. Escombros podem ser triturados e reutilizados em projetos de construção, assim como resíduos de madeiras.

Governo e autoridades locais fazem as regras sobre o quanto os resíduos devem ser classificados antes de ser arrastados para aterros ou instalações de tratamento. Alguns materiais perigosos não podem ser retirados antes que as autoridades sejam constatadas que às orientações de segurança e restrições serem seguidas. Entre as preocupações seria correto o manuseio e disposição de elementos tóxicos – materiais de amianto, chumbo ou radioativo.

No Kuwait, o Ministério das Finanças concedeu contrato BOT com a Companhia Ambiental de Indústrias e Preservação para construir a primeira usina de reciclagem de resíduos de construção no Oriente Médio, com produção diária de 2.500 toneladas. O governo paga taxa de uso à empresa para a remoção de resíduos como incentivo que alivia a pressão sobre o meio ambiente.

Os resíduos de construção são reciclados para terem diversos tamanhos de cascalhos reutilizados em construção ao lado da areia blindada usada em aplicações de construção complementares.

08-Lixo Eletrônico

Processamento informal de lixo eletrônico nos países em desenvolvimento pode causar graves problemas sanitários e de poluição. Componentes de sucata eletrônica podem conter contaminantes como chumbos, cádmios, berílios ou retardadores.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *