Resíduos Sólidos Urbanos: Características Gerais

A composição dos resíduos sólidos urbanos varia de modo considerável entre as nações. Nos países com pouca cultura de reciclagem desenvolvida o fluxo consiste em principal de tipos intratáveis, como embalagens de plásticos, por exemplo.

No início do século XX a maioria dos resíduos domésticos (53%) no Reino Unido consistiu de cinzas de carvão resultado de produção energética. Os principais lixos urbanos vêm de: Jardim, recipientes, embalagens de produtos, e outros tipos residenciais, comerciais, fontes institucionais e industriais.

A maioria das definições de resíduos sólidos urbanos não inclui resíduos industriais, agrícolas, médicos, radioativos ou lodo de esgoto. Coleta de lixo é realizada por o município dentro de determinada área.

Resíduos Sólidos Urbanos: Características Gerais

Resíduos Sólidos Urbanos: Características Gerais

Classificação: Resíduos Sólidos Urbanos

O termo lixo residual se refere em perdas a partir de fontes de utensílios domésticos dos materiais que não foram separados ou enviados para reprocessamento. Os resíduos podem ser classificados de diversas maneiras:

  1. Biodegradáveis Resíduos alimentares, de cozinha, resíduos verdes e papel;
  2. Recicláveis: Papel, vidro, garrafas, latas, metais, plásticos, tecidos, roupas, pilhas, entre outros;
  3. Inérteis: Resíduos de construção, demolição, sujeira, rochas e detritos;
  4. Eletrônicos: Aparelhos elétricos, televisores, computadores e telas;
  5. Compostos: Resíduos de roupas, plásticos e brinquedos;
  6. Perigosos: Tintas, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes, latas de spray, fertilizantes e contêineres;
  7. Tóxicos: Incluindo pesticidas, herbicidas e fungicidas.
  8. A indústria de resíduos sólidos urbanos tem quatro componentes: Reciclagem, compostagem, aterro e resíduos em energia.
  9. Os passos principais são: Produção; recolhas; triagem e separação; transporte e eliminação.

O elemento funcional de recolha inclui não apenas a coleta de resíduos sólidos e de materiais recicláveis, mas também o transporte dos materiais, após a colheita, para o local onde o veículo de recolha é esvaziado. A região pode estar estabelecida na unidade de processamento de materiais, estação de transferência e local de eliminação de aterros sanitários.

Tratamento de resíduos e separação envolve atividades relacionadas com a gestão de resíduos até que o lixo seja colocado em recipientes de armazenamento para a coleção. Manuseamento engloba também o movimento dos recipientes carregados para o ponto de recolha. Separar os diferentes tipos de componentes de resíduos consiste em passo importante no processamento e armazenamento de resíduos sólidos.

Separação e Processamento: Resíduos Sólidos Urbanos

Separação e processamento são tipos de meios e equipamentos usados para a recuperação de resíduos separados na fonte de coleta seletiva. Devem ser misturadas com a instalação de recuperação de materiais, estações de transferência, instalações de combustão e locais de eliminação.

Separação e Processamento: Resíduos Sólidos Urbanos

Separação e Processamento: Resíduos Sólidos Urbanos

Transportado: O resíduo é transferido por veículo de recolha ou pequeno para transportes maiores ao longo de distâncias longas ao tratamento ou local de eliminação.

O estágio de eliminação representa o destino final de todos os resíduos sólidos. Um aterro sanitário moderno não é uma reserva, mas sim instalação técnica utilizada para a disposição sólida no solo, sem criar incômodos ou riscos à saúde pública ou segurança, como a criação de insetos e contaminação das águas subterrâneas.

http://www.youtube.com/watch?v=4XHrhbfcgkg

Geração De Energia

Lixo sólido municipal pode ser utilizado para gerar energia. Várias tecnologias foram desenvolvidas ao tratamento energético limpo e econômico, incluindo a captura de gás de aterro, combustão, pirólise e gaseificação a plasma. Enquanto as plantas mais velhas de incineração de resíduos emitem altos níveis de poluentes, recentes mudanças regulatórias e novas tecnologias podem reduzir de maneira significativa à preocupação.

Os regulamentos estabelecidos entre 1995 e 2000 da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), sob a Lei do Ar Limpo, conseguiu reduzir as emissões de dioxinas de resíduos em mais de 99 por cento abaixo dos níveis estabelecidos no começo da década de 1990, enquanto as emissões de mercúrio abaixaram 90 por cento. A EPA observou as melhorias em 2003, citando resíduo como fonte de energia com menos impacto ambiental do que qualquer outra fonte elétrica.

Resíduos Sólidos

Especialistas apontam que os fertilizantes caseiros compostos por resíduos sólidos podem ser categorizados nas categorias de adubos orgânicos desde que sejam usados ingredientes naturais ou reciclagem de resíduos.

Estudiosos consideram os fertilizantes de resíduos sólidos mais rentáveis, por este motivo há pessoas que fazem o próprio adubo ao invés de comprar em lojas de jardinagem. Com pouco esforço pode-se conquistar resultados positivos dentro de pouco espaço de tempo.

Alguns fertilizantes orgânicos possuem altos preços em níveis mercadológicos. No entanto, os ingredientes na composição são mais baratos do que se imagina. Ao fazer em casa é possível economizar bastante. Procure fazer adubo para todos os fins.

Visão Global: Resíduos Sólidos Urbanos

O objetivo geral da gestão de resíduos sólidos urbanos é coletar, tratar e dispor os lixos solidificados que são gerados por todos os grupos de população urbana, de forma satisfatória em campo ambiental e social, utilizando meios econômicos disponíveis.

Governos locais são autorizados a terem responsabilidade de proporcionar serviços de gestão e leis eficazes para conter o avanço do lixo. Como as cidades crescem de maneira econômica, atividade empresarial e padrões de consumo aumentam as quantidades de resíduos sólidos.

Aumento do congestionamento do tráfego prejudica a produtividade de resíduos sólidos. Perda de produtividade é exacerbada por laços já que não necessita da frota, como terras abertas para a reciclagem que estão cada vez mais longe dos centros urbanos. O desafio é racionalizar trabalho e desempenho dos veículos.

Sustentabilidade da gestão de resíduos é fundamental para a prestação de serviços eficazes que atendam as necessidades dos usuários finais. Um dos pilares da gestão sustentável dos resíduos sólidos está no planejamento estratégico.

Outro ponto fundamental está no custo de análise das opções de resíduos sólidos.

Para o financiamento, a participação do setor privado é tendência crescente na gestão de resíduos sólidos. Além disso, devem existir novos fundos para as reduções de emissões que suportam as necessidades globais e cálculos de amostras.

Não se pode ignorar o fato de que para o bom desenvolvimento de qualquer projeto de resíduos sólidos à participação da comunidade na coleta representa ponto elementar. Todos os populares devem estar englobados no projeto para que aconteçam resultados positivos e significativos.

Consultar à comunidade sobre a recuperação de custos e participação pública na localização e concepção de instalações é inerentemente essencial para a sustentabilidade.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *