O Que é Um Relevo Pouco Acidentado?

Você têm dúvidas a respeito do que é relevo e quais são os tipos de relevo existentes? Então veio ao artigo certo, pois abaixo vamos explicar os conceitos de relevo plano e relevo acidentado para que você consiga discernir a diferença entre ambos. Vamos começar a imersão no conceito de relevo?

O Que é Relevo?

Entende-se por relevo o conjunto de formas responsável pela modelação da superfície da crosta terrestre. Terremotos e movimentos das placas tectônicas assim como a erosão – decorrente de fenômenos naturais como ventos e chuvas – podem modificar sua forma. A interferência do homem também pode contribuir para esse processo de modificação do relevo. Também afetam o relevo aspectos do meio ambiente como clima, tanto de cobertura vegetal, tipos de rocha e solo.

O relevo brasileiro é formado especialmente por depressões, planícies e planaltos. No entanto, é importante ressaltar que o relevo do nosso país também conta com tabuleiros, chapadas, serras e patamares embora em menor quantidade em comparação com os demais formatos.

O Que São Planaltos?

Esse tipo de relevo se caracteriza por estar numa altitude mais elevada e em terrenos basicamente planos. Ao menos num dos seus lados são limitados por superfícies mais baixas. Os planaltos brasileiros de maior destaque são o Centro-Sul Mineiro, Central Brasileiro além dos planaltos da Região Amazônica e da bacia sedimentar do Paraná.

O Que São Planícies?

Basicamente planícies são áreas planas ou que apresentam ondulações pouco destacadas cuja formação se dá pelos sentimentos carregados pela ação do vento ou da água. Podem ser encontrados em regiões de baixa altitude e são mais recentes que outros relevos pelo fato de serem constituídos pela deposição de sedimentos, partículas que não conseguiram se assentam num local e acabaram sendo transportadas para outro ponto. Destacam-se dentre as planícies do Brasil a do rio Amazonas e a do Pantanal Mato-Grossense.

O Que São Depressões?

Basicamente se constituem num conjunto de relevos planos ou com ondas localizado abaixo do nível de altitude (altimétrico) das regiões no entorno. A Região Amazônica possui diversos exemplos de depressões como a depressão do Amapá e a depressão do Acre. Também há depressões na Região Sudeste sendo que nesse caso essas formações foram aproveitadas para a construção de cidades de grande porte como São Paulo e Belo Horizonte.

O Que São Serras?

Formam relevos acidentados, em boa parte dos casos com a forma de cristas, isto é, com partes mais altas seguidas por saliências e bordas altas de planaltos ou topos mais aguçados. Dentre os principais exemplos estão a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Tabuleiros e chapadas são relevos cujo topo é plano sendo formado por rochas sedimentares com limitação de bordas inclinadas variavelmente.

Foto de uma Serra

Foto de uma Serra

O Que São Chapadas?

Essas formações estão altitudes médias ou altas, bons exemplos do relevo brasileiro são a chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina e Chapada dos Parecis. Tabuleiros geralmente estão situados em altitudes mais baixas podendo aparecer inclusive em faixas de costa e interiores. Aparecem com mais predominância na Região Nordeste bem como na parte interna da Região Amazônica.

O Que São Patamares?

Consistem em formas onduladas ou planas que formam as superfícies intermediárias ou se mostram como degraus entre áreas com relevo mais alto ou relevo mais baixo. Podem ser encontrados na Região Nordeste entre a Serra da Borborema e as depressões sertanejas assim como na bacia sedimentar do Paraná. Criam degraus entre níveis diferenciados de planaltos.

Mas, Afinal o Que é Um Relevo Pouco Acidentado?

É um relevo em que quase não há desníveis, montanhas, buracos entre outros. O relevo é caracteristicamente mais reto e uniforme.

Gostou de saber mais sobre relevo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *