Onde É Que Se Localizam as Montanhas?

Duas questões que está sempre sendo levantadas é se no Brasil existem montanhas ou não, e também onde as montanhas se localizam. Antes de respondermos a essa dúvida, vamos aprender um pouco mais sobre as montanhas e as suas principais características. Assim, fica mais fácil compreendermos a existência ou não de montanhas no Brasil. Continue lendo e descura tudo aqui.

O Que São as Montanhas?

As montanhas se caracterizam como uma forma de relevo, devido às suas altitudes elevadas, quando em comparação com os demais tipos de superfícies. Por isso, elas são consideradas como sendo o ponto mais alto que existe no planeta.

As montanhas contam com uma paisagem acidentada, encostas íngremes, e também costumam apresentar profundos vales. Normalmente, localizam-se em áreas com uma atividade vulcânica e tectônica intensa.

Como Acontece a Formação das Montanhas

Para a Geologia, que é a ciência responsável por estudar a crosta terrestre, as montanhas caracterizam-se por formações recentes de relevo, e não teriam sofrido tanto desgaste através de agentes exógenos causadores de alterações no relevo, como é o caso de chuvas e de ventos, por exemplo.

Quando se encontram agrupadas, altas e extensas, elas dão origem ao que chamamos de cordilheiras ou então de cadeias de montanhas. Quando elas estão alinhadas, elas formam as chamadas serras.

As montanhas são formadas, normalmente, devido à ação de placas tectônicas, após se chocarem e provocarem a formação de dobras na superfície.

Existem Montanhas no Brasil? Onde Elas se Localizam?

Para alguns estudiosos no Brasil, esse tipo de relevo acontece devido a dobramentos modernos, inexistentes aqui no Brasil. No entanto, conforme o Conselho Nacional de Meio Ambiente, para a legislação brasileira, existem sim montanhas no Brasil.

10 Montanhas Mais Bonitas do Brasil

Abaixo, nós listamos algumas das montanhas mais bonitas existentes no Brasil. Acompanhe!

1 – Pedra Azul – Domingos Martins: uma das montanhas mais bonitos do Brasil. O seu paredão tem 490 m de altura, e uma tonalidade azulada, que resulta da iluminação solar sobre os vários líquens responsáveis por cobrirem a superfície da rocha.

Pedra Azul – Domingos Martins

Pedra Azul – Domingos Martins

Várias piscinas naturais podem ser encontradas na base da montanha, que são ótimas para tomar banho. O acesso é feito por meio da Trilha das Piscinas, que conta com uma extensão de 1.200 metros.

2 – Pedra do Céu – Guaratinga: essa montanha, apesar da sua beleza, é uma das menos conhecidas no Brasil. Apresenta dois cumes no meio da vegetação, que dá a impressão de que vai envolver a montanha.

Pedra do Céu – Guaratinga

Pedra do Céu – Guaratinga

3 – Monte Roraima – Serra de Pacaraíma: uma imensa pedra no formato quadrado, que fica perdida no meio do nada. Ela possui várias quedas d’água, deixando o cenário ainda mais maravilhoso. Consiste em um monte com formato de mesa, e que é muito famoso na região das Guianas. Ainda no Monte Roraima, o mesmo possui inúmeras cavernas em seu interior. Estas, por sua vez, se interligam no interior da montanha, formando nada menos que a maior caverna do mundo de quartzo.

Monte Roraima - Serra de Pacaraíma

Monte Roraima – Serra de Pacaraíma

4 – Agulhas Negras – Itatiaia: essa montanha é composta de inúmeras pedras afiadas e pontiagudas na maior parte da sua paisagem. Da base da montanha, a impressão que se tem é que as pedras estão brotando do chão, e que tomarão conta de toda a paisagem. Essa montanha é a sexta mais alta do país, e ponto culminante do Rio de Janeiro.

Agulhas Negras – Itatiaia

Agulhas Negras – Itatiaia

5 – Pico Paraná – Serra do Mar: existem 3 cumes em tom esverdeado, que são denominados Pico Paraná, União e Ibitirabi. É onde está localizado o maior paredão do Brasil de granito, com uma altura de 1.500 metros. O Pico do Paraná é considerado como a montanha mais alta que existe na Região Sul do país.

Pico Paraná – Serra do Mar

Pico Paraná – Serra do Mar

6 – Pedra Riscada – São José do Divino: a maior montanha que existe nas Américas é composta de apenas uma única e também maciça rocha, e que apresenta um desnível de 850 metros. O nome que essa montanha recebeu reflete bem a sua aparência. Ela possui inúmeras ranhuras que, olhando de longe, se parecem muito com riscos na vertical que foram feitos à lápis. O seu cume tem uma altitude de 1.425 metros.

Pedra Riscada – São José do Divino

Pedra Riscada – São José do Divino

7 – Pico Desejado – Ilha da Trindade: pode ser o pico mais remoto que existe no Brasil. Situado na Ilha da Trindade, e que fica distante da costa brasileira cerca de 1.167 quilômetros, mas dentro do território do Espírito Santo. O Pico Desejado fica 620 metros acima do nível do Oceano Atlântico.

Pico Desejado – Ilha da Trindade

Pico Desejado – Ilha da Trindade

8 – Três Picos – Nova Friburgo: trata-se de 3 picos entrelaçados, unidos uns aos outros. O pico mais alto, que é o Pico Maior de Friburgo, é considerado o ponto culminante da Serra do Mar inteira. O Pico do Capacete está localizado no lado direito dos Três Picos, caracterizado como um bloco de pedra gigante, e que é um local muito procurado por escaladores.

Três Picos – Nova Friburgo

Três Picos – Nova Friburgo

9 – Morrão – Chapada Diamantina: sem dúvida, a paisagem do Morrão é uma das mais bonitas da Chapada Diamantina. E é também o local no qual se encontra uma das nascentes do rio Mucugezinho. Conta com um come de 1.418 metros.

Morrão – Chapada Diamantina

Morrão – Chapada Diamantina

10 – Dedo de Deus – Serra dos Órgãos: o formato da montanha é igual ao de um dedo indicador, que está apontado para o céu. O seu cume tem uma altitude de 1.692 metros.

Apesar de tanta beleza, as montanhas não são apenas belas paisagens. Elas são responsáveis por fornecer em torno de 50% do total de água doce superficial em todo o mundo, além de possuir uma enorme diversidade cultural e biológica. Também fornecem minério e energia, além de também serem a moradia de inúmeras populações.

Dedo de Deus – Serra dos Órgãos

Dedo de Deus – Serra dos Órgãos

Exemplos de Montanhas

Confira abaixo alguns exemplos de montanhas ao redor do mundo:

  • Monte Kilimanjaro (situada na África)
  • Alpes (situados na Europa Central)
  • Cadeia Montanhosa de Sierra Madre (que se encontra no México)

• Monte Aconcágua (localiza-se na América do Sul)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *