Você, com certeza já deve ter ouvido falar de uma montanha, ou do nome “Everest”, por exemplo. Mas já parou pra pensar o que é uma montanha, e quais eventos aconteceram para que as montanhas fossem criadas?
Todas as montanhas são formadas do relevo, que são originários de eventos da natureza, como movimentos das placas tectônicas ainda existentes, que reprimem os materiais por dentro da crosta terrestre, fazendo com que o conteúdo seja forçado para cima e para fora, sendo chamadas de montanhas de dobramento. Elas são inexistentes no Brasil, mas bem comum e fáceis de encontrar nas pequenas formações do Himalaia.
Além disso, também existem outros tipos de montanhas. Aquelas que são chamadas de vulcânicas, formadas a partir das erupções das larvas; assim como as montanhas do Kilimanjaro, localizadas na África; ou as montanhas dos Andes, no Equador.
Também é comum encontrar algumas falhas geográficas, que se formam a partir de erros geológicos, que transformam vários terrenos (que já foram férteis), em íngremes que, mais tarde, ficam com bordas montanhosas, como é o caso da Serra da Mantiqueira, do Brasil.
Mas nem sempre sua origem é trágica, há várias montanhas feitas por erosões, decorrentes de uma grande degradação do gelo, vento ou água, nas grandes pedras ou rochas do relevo.
Geralmente, estas rochas são corroídas pelos eventos naturais, feitas por materiais mais resistentes, deixando com uma formação delíquio, como a monte Roraima. Mas nem sempre, a montanha ou relevo se forma pelo gasto de seus arredores. Às vezes, se formam a partir do acúmulo de resíduos e restos de áreas desgastadas.
As montanhas são grandes elevações. Chamadas de montanhas quando possuem, pelo menos, 300 metros acima da vegetação ao redor. Abaixo desta marcação, são apenas relevos, morros ou colinas.
Um fato interessante é que, em todo o mundo, existem somente 14 montanhas superiores a oito mil metros, e todas elas são encontradas em um único continente: na Ásia.
Como já mencionamos, no Himalaia é bem propenso a encontrar essas montanhas, o local é realmente especialista em criar grandes relevos naturais.
Chegar ao topo dessas maravilhas é algo bem difícil de se fazer, pois estão localizadas acima do limite que um ser humano pode aguentar e sobreviver. Para se ter uma ideia, tente imaginar o quão denso é o oxigênio deste lugar, aliado a baixas temperaturas e ventos bem fortes, dificultando a locomoção e a respiração. Tudo isso faz com que a escalada seja quase impossível.
Se ficou curioso para saber onde estão localizadas as montanhas mais altas do mundo, continue lendo que contaremos tudo aqui!
• Pirâmide Carstensz (Nova Guiné): que contém nanada menos que 4.884 metros. A grande pirâmide é o relevo mais alto da Oceania, localizado na grande Ilha de Nova Guiné, mais precisamente na província da Indonésia de Papua.
A montanha é considerada a mais perigosa e selvagem de todo os sete cumes, pois deixa o escalador aventureiro em contato com as tribos que foram preservadas com seus antigos costumes próprios.
Um lugar muito cobiçado pelos escaladores por ter uma vista paradisíaca, e várias tribos com costumes e cultura bem exótica.
Situada em uma região bastante chuvosa, quem for se arriscar deve ter experiência para lidar com os perigos da natureza. Para chegar à montanha, é preciso entrar pela floresta, e se preparar para uma longa caminhada, até a chegada do relevo. Sua fauna local é rica em animais como cobras, lagartos e aves de Condor.
- Monte Vinson (Antártida): é o pico mais alto da Antártida, se encontra nas montanhas Ellsworth. Contém a surpreendente altitude de 4892 m (altura medida no ano de 2004). Outras fontes afirmam conter 5140 m.
Mas o que importa é que essa bela montanha é um ponto culminante do grande continente da Antártica. E se encontra em um dos ramos da grande cordilheira Ellsworth, no lado Sul da Península Da Antártida.
Um fato curioso é que o grande Maciço De Vinson, como muitas pessoas costumam chamar, recebeu esse nome por causa de um congressista da América, chamado Carl G.Vision, por ele ter convencido o governo dos Estados Unidos a fazer uma grande excursão ao continente Antártico.
Por mais que nas montanhas de Ellsworth ainda existem vários pontos virgens, o monte Vinson é a grande atração da cordilheira, pelo fato de o Vinson ainda ser um dos grandes “setes cumes” uma das montanhas mais enormes de cada um dos continentes.
A escalada do Vinson não é tão difícil, de acordo com os alpinistas, por mais que a climatização seja um pouco complicada, pois a temperatura média costuma ser -40°C. A região é constantemente atingida por fortes ventos.
- Elbrus (Europa): com cerca de 5.642 metros de altura, esta é, certamente, a maior montanha da Europa. Localizada na proporção horizontal da grande cordilheira de Cáucaso, o Elbrus é bastante conhecido por ser a maior do continente.
E um fato incrível é que seu pico é tão alto, que seu topo é coberto por um gelo eternamente, que nunca descongela. Esse gelo alimenta mais de 20 geleiras de seus arredores, que mais tarde se tornam parte de grandes rios, tais como o Kuban, Malkan e Baksan.
O monte recebe turistas de toda parte do mundo. O monte contém uma beleza exuberante, e seus cerca de mil quilômetros de terra, que ainda não foram totalmente explorados, atraem bastante turistas.
Para quem pensa em se aventurar nessa linda montanha, é bom saber que não é uma tarefa fácil. Para chegar ao local, é preciso pegar um voo com duração de duas horas, de Moscou até o estado de Mineralnye Vody.
Após essa viagem, é necessário um percurso de carro, de até 3 horas de duração, até chegar ao vilarejo de Teskol, de onde a montanha já é visível, e pode ser admirada.
Neste local, já se encontram vários turistas, alpinistas e as moradores locais. O seu pico mais alto já foi escalado uma vez em 1874, por uma expedição feita por alpinistas do Reino Unido.
• Kilimanjaro (África): o Killimanjaro, cujo nome quer dizer “montanha sem fim” não é somente a maior montanha da África, mas é também a montanha mais sozinha do mundo.
Bastante isolada, ela se localiza na Tanzânia, junto à fronteira do Quênia, é um dos lugares com as maiores belezas do planeta, com paisagens exuberantes. Seu comprimento é de 5.895 metros e fica bem em cima da linha do Equador.
Para os alpinistas e outros profissionais da escalada, esta montanha não é um grande desafio, pois seu topo pode ser atingido através de uma grande caminhada sem ao menos ter de usar as mãos.
Por isso, é considerada pelos Sete Cumes como uma das montanhas fáceis de se escalar. O Setes Cumes é um projeto, no qual escaladores se aventuram em escalar as montanhas mais altas de cada continente.
Seus arredores são protegidos por um grande parque chamado Parque Nacional do Kilimanjaro, que foi nomeado pela UNESCO como um dos Patrimônios Ambientais da Humanidade.
São contados, em média, cerca de 20 mil turistas ao ano para se aventurar junto aos guias profissionais, nessa paradisíaca caminhada, a montanha é carinhosamente chamada de “kili” pelos turistas.
- Denali (América Do Norte): Denali, cuja tradução de seu nome significa “a maior”, e que também é conhecida como “monte McKinley”, é um grande monte localizado no Alasca, nos Estados Unidos.
É uma das maiores montanhas existentes nos 5 continentes, e que possui nada menos que 6.194 m de altura. Esta montanha faz parte da cordilheira do Alasca, com temperaturas baixas com até –73°C. Essa baixa temperatura é pelo fato de o Alasca está direcionado bem na linha do equador.
Por isso, os dias e noites tendem a ser bem mais frios. Além do mais, a montanha também é formada por pedras de granito e uma grande camada de gelo, o que faz com que seja ainda mais fria durantes seus dias e noites.
Sua área é bastante protegida pelo Parque Nacional de Denali, criado em 1917, com o intuito de cuidar desse enorme patrimônio mundial. São presentes várias atividades nas placas tectônicas, promovendo pequenos abalos na faixa de um a quatro pontos na escala de Richter. Sua principal flora é a bioma Taiga que está presente em grande parte do monte.
- Aconcágua (américa Do Sul): o ponto mais alto das américas está localizado na região de Mendonza, bem nos pés da cordilheira dos Andes, para ser mais exato. Apresenta 6.962 metros de altura. Suas vastas e constantes ventanias, mais o clima seco e frio, é o que torna as escaladas como uma das mais perigosas no mundo.
As expedições podem ser feitas em qualquer época do ano. Além disso, durante os meses de julho e setembro, turistas sempre fazem algumas paradas nas estações de ski para aproveitarem um pouco.
O parque, que está presente nos seus arredores, é o parque provincial de Aconcágua, que recebe turistas do mundo inteiro.
- Everest (Ásia): por último, mas não menos importante, o Everest. Ele é considerado como a maior montanha do mundo. É o maior desejo de alpinistas de todo mundo. Por ser tão alto, a escalada pode custar até mesmo a vida dos escaladores.
Estima-se que até o ano de 2018, cerca de 8.000 pessoas já se arriscaram em escalar esse poderoso monte. Mas apenas um pouco mais dessa metade obtiveram sucesso, enquanto 288 pessoas morreram durante o processo de escalada.
A montanha está localizada na região da fronteira dos países de Nepal e Tibete, no continente da Ásia, fazendo parte das Cordilheiras do Himalaia.
A sua altura é surpreendente: são 8.848 metros de altura acima do nível do mar. Sua medida é equivalente a um prédio de 3.000 andares, e sua largura chega a cerca de 9 quilômetros. De acordo com sua latitude extensa, quanto mais alto o aventureiro chegar, mais difícil fica a sua recuperação, pois o ar fica bastante denso.
O oxigênio do ar começa a despencar bastante, tornando bem mais difícil a respiração, levando até ao desenvolvimento de uma doença provocada pelo baixo oxigênio, causando edemas pulmonares e cerebrais.
Seu topo é repleto de enormes coberturas de gelo, chamados de lençóis glaciares, que contém toda a base da montanha. Vários povos que habitam os arredores, falam o idioma tibetano, e moram em vales das proximidades.
O vale mais conhecido é os dos Xerpas. E eles vivem aos arredores em um vilarejo, com cerca de 4.300 metros de altura. Geralmente, esses povos costumar ser guias de escalada em Himalaia. São povos fortes e resistentes.
A montanha recebeu esse nome em 1866. Antes dessa época, ela era chamada de Pico XV. No entanto, a partir do momento em que descobriram sua altura, o líder e governador da Índia colonial, homenagearam o monte com o nome do topógrafo Dor George Everest.
Sua escalada é algo bem complexo. Muitas variáveis e fatos repentinos podem acontecer, como uma grande nevasca ou avalanches, junto com quedas bruscas de temperatura.
Geralmente, os alpinistas costumam demorar cerca de 40 dias para atingirem o topo, pois o corpo do der humano precisa de adaptar às mudanças climáticas do local.
Pra quem tem interesse e coragem na grande escalada, vale lembrar que os meses entre abril e maio são os mais indicados pra essa grande aventura. Pois, nesta época do ano, os ventos costumam ser mais leves e tranquilos, ainda que haja riscos, é claro.
Nesses meses, a região do Everest não sofre com monções. Por ano 1.300 alpinistas iniciam suas expedições nesse desafio gelado.