Lugares no Mundo Que Não Têm Noite: Sol da Meio Noite

Nos Polos Sul e Norte da Terra existem meses com dias ou apenas noites em sequência. Dado momento o globo terrestre o globo terrestre se inclina e muda até alcançar posição de alcance. O “sol da meia noite” não consiste dizer que não tempo noturno, mas sim em afirmar que existem períodos longos de dias (sol) ou noites (lua).

O Sol da Meia Noite

Fenômeno natural que ocorre nos meses de verão em locais ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, onde o dom permanece visível no local à meia-noite. Em torno do solstício (21 de junho, no norte e 21 de dezembro no sul) e dado bom tempo o sol é visível para as 24h.

Sol da Meia Noite

Sol da Meia Noite

O número de dias adicionais por ano com sol da meia-noite aumenta o potencial. Embora definido por círculos polares, o fenômeno pode ser visto até 90 km fora do círculo polar. As latitudes exatas dos confins solar dependem de topografia e variam um pouco de ano para ano.

Países “Sem Noite”

Não há assentamentos humanos permanentes ao sul do Círculo Polar Antártico. O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

Um quarto do território da Finlândia fica ao norte do Círculo Polar Ártico, e no ponto mais setentrional do país. O sol não se põe por sessenta dias durante o verão.

Em Svalbard, na Noruega, a região setentrional habitada da Europa, não há pôr-do-sol entre 19 de abril e 23 de agosto, respectivamente. O fenômeno oposto, noite polar, ocorre no inverno, quando o sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia.

Uma vez que a inclinação do eixo da Terra é considerável (cerca de 20 graus 27 minutos), o sol não se põe em altas em latitudes de verão. A duração na luz solar aumenta durante o solstício de verão no círculo polar para várias semanas em apenas uma centena de quilômetros mais perto do polo. Em latitudes extrema é referido como dia polar.

Seis Meses de “Dia” Nos Polos da Terra

Nos polos propriamente ditos, o sol apenas nasce uma vez e se define a cada ano. Durante os seis meses em que as luzes solares estão acima do horizonte os dias se movem de modo contínuo em torno do horizonte, atingindo o maior circuito do céu no solstício de verão.

Devido à refração atmosférica e também porque o astro é um disco em vez de plano, o sol da meia-noite pode ser experimentado em latitudes ligeiramente abaixo do círculo polar, embora não seja superior ao grau (dependendo das condições locais). Por exemplo, é possível experimentar o sol da meia-noite na Islândia, embora a maior parte (Grímsey sendo exceção) está pouco ao sul do Círculo Ártico.

Saiba Mais

Saiba Mais

Luz solar nos polos pode durar pouco mais de seis meses. Até as extremidades no norte de Escócia (e os lugares em latitudes semelhantes, como São Petersburgo) experimentam um crepúsculo permanentes nos períodos.

Observadores nas alturas sensíveis acima do nível do mar podem experimentar longos períodos de sol da meia noite como resultado de “mergulho” do horizonte visto de altitude.

Efeito Sobre Pessoas

Existem moradores que acham difícil adormecer durante a noite, quando o sol está brilhando. Em geral, os visitantes e recém-chegados são os mais afetados. Alguns nativos também podem ser prejudicados, mas, em geral, no menor grau.

O efeito do sol da meia-noite, isto é, não tendo a noite por longos períodos de tempo, humor irritável entre as pessoas que convivem nas regiões. Também representa desafios especiais para religiosos, como povo judeu, que têm ritos religiosos baseados em torno do dia de 24 horas, levando em conta o ciclo noite.

Outra religião relacionada que sofre com isso é o Islã, onde o jejum durante o dia no Ramadã implicaria à abstinência total. Além disso, os muçulmanos têm cinco orações obrigatórias diárias que são cronometradas de acordo com a posição do sol, por isso torna-se difícil para eles decidir os momentos de oração. No entanto, podem seguir os horários do lugar mais próximo que tem ciclo solar normal, conforme os horários de Meca, a cidade mais sagrada da religião.

No filme Insônia o protagonista sofre de insônia parcialmente provocada por do sol da meia-noite, enquanto investiga um assassinato norte do Círculo Polar Ártico (Noruega, no original, Alasca no remake).

Noite Polar: Características Gerais

A noite polar ocorre quando dura mais de 24h. Isto acontece apenas no interior dos círculos polares. O fenômeno oposto, o dia polar, ou o sol da meia-noite, ocorre quando a estrela solar permanece acima do horizonte por tempo além de um dia.

Um equívoco comum está em dizer que o dia mais curto é totalmente escuro em todos os lugares dentro do círculo polar. Em locais próximos aos polos acontece em alto nível de escuridão, mas as regiões localizadas na fronteira interna dos círculos polares experimentam crepúsculo polar em vez de 24h sem luz natural.

Nas regiões dentro dos círculos polares, os comprimentos máximos do momento em que o sol está completamente abaixo do horizonte variam de cerca de 20 horas, no Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico. No entanto, nem todo esse tempo é classificado como noite polar, já que a luz pode ser visível por causa de refração.

Além disso, o momento em que o sol está acima do horizonte nos polos é de 186 dias, aproximadamente. A assimetria ocorre porque o tempo em que o sol está acima do horizonte é contado para o “dia”.

Crepúsculo Polar: Características Gerais

Ocorre em áreas que estão localizadas na fronteira interior dos círculos polares, onde o Sol estará abaixo do horizonte durante todo o dia no solstício de inverno. Há então não verdadeira luz do dia no auge energia solar.

Isto significa que a estrela solar está abaixo do horizonte. Durante crepúsculo civil ainda pode haver luz suficiente para atividades ao ar livre por causa da dispersão da luz pela atmosfera superior e de refração.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre o sol da meia noite, um fenômeno bastante curioso que acontece em algumas partes do mundo. Conheça a história dos eclipses e saiba por que eles acontecem. Veja curiosidades sobre a aurora boreal, um fenômeno natural de beleza inigualável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Coisa incrível e a natureza.

    isaac caldas 4 de outubro de 2014 13:37
  • Olá bom dia gostei muito da instrução edificante

    alexandre de oliveira cabral 27 de dezembro de 2015 11:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *