Eutrofização: O Excesso De Nutrientes Que Mata

Todos os dias podemos acompanhar histórias de poluição de rios, lagos e outras massas de água. Além de simplesmente jogar lixo como papéis e plásticos na água existe um processo de poluição chamado de Eutrofização. Esse processo pode ser devastador para um rio, descubra o que é esse processo, como ele acontece e quais são as suas conseqüências.

Eutrofização: O Excesso De Nutrientes Que Mata

Eutrofização: O Excesso De Nutrientes Que Mata

O Que é Eutrofização?

O processo conhecido por Eutrofização é aquele em que acontece um aumento excessivo de algas numa massa de água devido ao grande depósito de nutrientes (compostos químicos que são ricos em nitrogênio e fósforo).

As algas acabam fomentando o desenvolvimento dos consumidores primários e em alguns casos até mesmo de outros elementos da teia alimentar no ecossistema. O aumento da biomassa nesse ecossistema causa uma redução do oxigênio dissolvido o que provoca a morte e depois a decomposição de muitos seres vivos.

O Que é Eutrofização?

O Que é Eutrofização?

Nesse cenário a qualidade da água é bem reduzida e ainda acontecem alterações profundas no ecossistema. Outra conseqüência do excesso de nitratos lixiviados pode promover a ocupação do espaço por plantas superiores em pontos em que essas geralmente não existiriam.

O resultado disso é o desequilíbrio nos ambientes que anteriormente estavam em harmonia natural.

O Termo Eutrofização

Esse termo Eutrofização tem a sua origem no grego em que “eu” significa verdadeiro e “trophein” nutrir. Sendo assim se eutrófico é “bem nutrido” o que é o contrário de oligotrófico, quando existem poucos nutrientes na água. O processo oligotrófico acontece mais nas águas oceânicas.

Os dois processos podem acontecer de forma natural como o resultado da lixiviação da serrapilheira que estava acumulada numa bacia de drenagem por chuvas intensas ou podem acontecer por meio da ação do homem.

O ser humano contribui para esses processos quando faz a descarga de efluentes agrícolas, industriais ou urbanos na água. Quando a eutrofização é realizada pela ação do homem passa a ser chamada de “eutrofização cultural”.

Principais Fontes De Eutrofização

Os principais fatores causadores da eutrofização são as atividades industriais, domésticas e agrícolas do ser humano. Um exemplo são os fertilizantes utilizados em plantações e que podem escoar bem facilmente ou mesmo se dissolver e assim se infiltrar nas águas subterrâneas. Depois disso esses elementos são arrastados até as massas de água.

O Florescimento Ou Boom De Algas

O rápido aumento de algas, quando ligado ao acúmulo de nutrientes que são derivados do fósforo (fosfatos), enxofre (sulfatos), entre outros recebe o nome de florescimento ou boom.

O que acontece nesse processo é que a água passa a ter uma coloração vermelha, azul-esverdeada ou mesmo castanha. As substâncias mencionadas acima são os principais nutrientes do fitoplâncton (as algas microscópicas que fazem parte do ecossistema aquático) e quando existem em grandes quantidades na água facilitam a reprodução das algas.

Essa reprodução desenfreada é o que altera a cor da água e a torna acastanhada ou esverdeada.

As Consequências

Com certeza uma das questões mais graves da Eutrofização é quando as algas e o zooplâncton que se alimenta delas começam a morrer. A decomposição desses seres pode tornar a massa de água bem pobre em oxigênio e dessa forma resulta na morte de muitos peixes e outros animais.

Ainda devemos destacar a formação de gases tóxicos e o cheiro ruim. Isso tudo sem contar que algumas espécies de algas produzem toxinas que podem contaminar as fontes de água potável. Basicamente são muitos os efeitos ruins que a Eutrofização pode causar.

Para resumir podemos destacar como os três principais problemas ecológicos provenientes da Eutrofização a diminuição da biodiversidade, efeitos tóxicos e ainda alterações nos quadros de espécies presentes num ambiente (espécies podem invadir).

O Que Fazer?

A pergunta que fica é como resolver a Eutrofização e assim evitar as consequências terríveis que resultam desse processo. A primeira coisa a se fazer numa situação dessa é eliminar as causas da poluição. Esse cuidado pode ajudar a levar o ecossistema para uma situação saudável novamente.

No caso de um sistema fechado em que espécies desapareceram devido a Eutrofização será necessário fazer a reintrodução das mesmas para que o ambiente volte a ser parecido com o que era antes. Podemos citar como exemplo a situação de muitos rios na Europa que enfrentam a Eutrofização.

Muito trabalho já foi realizado para limpar esses rios e tentar fazer com que os ecossistemas voltem a ser como no passado, porém, ainda há muito o que fazer e os problemas desses rios não estão totalmente resolvidos.

A Eutrofização Induzida

Depois de tudo o que você leu até aqui deve acreditar que a eutrofização é um processo ruim que destrói ecossistemas, não é mesmo? Saiba que alguns aquícolas realizam a eutrofização induzida nos seus tanques para que consigam cultivar espécies que se alimentam do fitoplâncton.

Porém, é válido ressaltar que essa prática deve ser realizada de forma bem controlada. Os resíduos ou afluentes da instalação precisam de tratamento especial para evitar que haja a poluição do meio ambiente ao redor.

É válido destacar ainda que alguns ambientes que passam pela eutrofização observam esse fenômeno acontecendo de forma natural. Um exemplo bem interessante é o dos pântanos que mesmo sem a ação do homem se encontra num constante processo de eutrofização.

A Eutrofização Do Ponto De Vista Ecológico

Podemos dizer que do ponto de vista ecológico a eutrofização é o processo de degradação que os lagos e outras massas de água sofrem quando estão com uma quantidade excessiva de nutrientes. Essa presença de nutrientes em excesso acaba mudando a rotina do ecossistema.

Uma bagunça que faz com as espécies que compõem o ambiente passem a não reconhecer mais o próprio ecossistema. A eutrofização além de poder ser causada pela ação desastrosa do homem também é um processo natural.

Todos os lagos irão mudar com a passagem do tempo e dessa forma em algum momento terão mais ou menos nutrientes. Um problema é que o homem através da poluição acaba acelerando esse processo que poderia acontecer somente daqui há muito tempo. O mais difícil para as espécies que enfrentam esse processo é conseguir sobreviver nas novas condições que o ambiente lhes oferece.

A eutrofização pode ser um processo devastador para a vida em diversos ecossistemas aquáticos.

O Que é Eutrofização

Eutrofização é um processo de poluição e ele pode acabar com um rio. Esse processo acontece um aumento de algas numa massa de água devido ao enorme depósito de nutrientes. Essa alga fermenta o desenvolvimento dos consumidores primários. Com o aumento da biomassa no ecossistema diminui o oxigênio dissolvido o que leva a morte e depois a decomposição de seres vivos. Com isso a qualidade de nossa água é diminuída. E o pior disso é o resultado, onde antes era em uma total harmonia natural hoje já não é mais.

O Que é Eutrofização

O Que é Eutrofização

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *