Sociedade Planetária Sustentável: Como Chegar Lá?

O movimento global foi afetado pelo conceito de sustentabilidade. Sociedades se organizam para gerar planeta sustentável com recursos naturais e clima às futuras gerações. Conceitos sustentáveis são indispensáveis para resolver os grandes problemas do mundo relacionados com natureza e bem estar social da população em geral.

Estratégia para a Vida Sustentável

Viver de modo sustentável depende de aceitar a obrigação e buscar a harmonia com a natureza. As regras são orientadas para que as pessoas possam compartilhar entre si e ao mesmo tempo cuidem da Terra.

A humanidade deve levar mais da natureza do que ela pode repor. Isto por sua vez significa adotar estilos de vida e caminhos de desenvolvimento que respeitem o trabalho dentro dos limites do meio ambiente.

Isso pode ser feito sem rejeitar benefícios que a tecnologia moderna traz desde que a mesma funcione dentro desses limites. A estratégia traz nova abordagem para o futuro, não retorno ao passado. Os princípios da sociedade sustentável são inter-relacionados e se reforçam de forma mútua.

Princípios da Sociedade Planetária Sustentável

A. Respeitar e Cuidar da Comunidade: Este princípio reflete o dever de cuidar de outras pessoas e formas de vida. Representa princípio ético. Isso significa que o desenvolvimento não deve ser feito à custa de outros grupos ou gerações posteriores.

B. Necessário compartilhar de forma justa os benefícios e custos da utilização de recursos e conservação ambiental entre diferentes comunidades e grupos de interesse, entre as pessoas que são pobres e àquelas ricas.

C. Toda a vida na Terra é parte de um grande sistema interdependente, que influencia e depende dos componentes não vivos do planeta – rochas, solos, águas e ar. Perturbar uma parte desta biosfera pode afetar o todo. Assim como as sociedades humanas são interdependentes e futuras gerações são afetadas por ações no presente, de modo que o mundo da natureza está cada vez mais dominado comportamento.

D. Consiste em questão de ética, bem como praticidade para gerenciar o desenvolvimento de modo que não ameace a sobrevivência de outras espécies ou elimine os habitats. Enquanto a sobrevivência depende da utilização de outras espécies, não precisa ou deve desperdiçada.

E. Melhorar a qualidade da vida humana. O verdadeiro objetivo do desenvolvimento é melhorar a qualidade de vida humana. Consiste em processo que permite aos seres humanos perceber o potencial, desenvolver a autoconfiança e levar vida de dignidade e realização.

F. Crescimento econômico é componente importante do desenvolvimento, mas não pode ser um objetivo em si mesmo, nem pode continuar de modo indefinido. Embora as pessoas difiram nos objetivos estabelecidos para o desenvolvimento, alguns são universais. Estes incluem uma vida longa e saudável, educação, acesso aos recursos necessários para um padrão de vida decente, liberdade política, direitos humanos garantidos e fim da violência. Desenvolvimento apenas pode ser real se melhorar a vida em diferentes aspectos.

G. Conservar a vitalidade da Terra e diversidade. Conservação baseada em necessidades de desenvolvimento para incluir ação deliberada para proteger a estrutura, funções e diversidade dos sistemas naturais do mundo que a sociedade depende.

H: Conservar a vida de suporte de sistemas. Estes são os processos ecológicos que mantêm o ajuste planeta para a vida. Compartilham clima, purificam o ar e a água, regulam o fluxo de água, reciclam elementos essenciais, criam e regeneram o solo e permite que os ecossistemas se renovem.

I: Conservação da biodiversidade. Isso inclui não só todas as espécies de plantas, animais e outros organismos, mas também a gama genética das ações dentro de cada espécie e da variedade de ecossistemas;

J: Garante que se utilizem os recursos renováveis sustentáveis, que incluem o solo selvagem e organismos domesticados, florestas, pastagens, terras cultivadas e os ecossistemas marinhos de água doce. A utilização é sustentável se for dentro da capacidade do recurso para a renovação.

K: Minimize o esgotamento de recursos não renováveis. Minerais, petróleo, gás e carvão não se renovam. No entanto, a “vida” pode ser estendida, por exemplo, por reciclagem, usando menos de um recurso para fazer produto particular, ou mudando substitutos renováveis sempre que possível. Adoção generalizada de tais práticas é essencial para que a Terra sustente bilhões de pessoas no futuro com qualidade decente no campo social.

L: Manter dentro a Terra dentro dos limites de capacidade produtiva. Definição precisa é difícil, mas há limites finitos para a “capacidade de carga” de ecossistemas.  Os limites variam de região para região e os impactos dependem de quantas pessoas existem e quanto alimento, água, energia e matérias-primas cada uma usa em resíduos.

M: Políticas que trazem números humanos e estilos de vida em equilíbrio com a capacidade da natureza a ser desenvolvida com tecnologias que aumentam a capacidade por uma gestão cuidadosa.

N: Mude as atitudes pessoais e práticas. Para adotar a ética de viver sustentavelmente as pessoas devem reexaminar seus valores e comportamentos. A sociedade deve promover valores que suportam e desencorajam aqueles que são incompatíveis com um modo de vida sustentável.

O: A informação deve ser divulgada através de sistemas formais e informais de educação para que as políticas e ações necessárias para a sobrevivência e bem-estar das sociedades do mundo ser explicadas e entendidas.

P: Permitir com que as comunidades cuidem dos seus próprios ambientes. A maioria das atividades criativas e produtivas de indivíduos ou grupos ocorre nas comunidades e grupos de cidadãos, que fornecem os meios mais acessíveis para as pessoas agirem de modo social e valioso.

Q: Proporcionar uma estrutura nacional para integrar desenvolvimento e conservação. Todas as sociedades precisam de uma base de informação e conhecimento num quadro de direito e das instituições para que possam avançar de uma forma racional.

R: Programa nacional para atingir a sustentabilidade deve envolver todos os interesses, procurar identificar e prevenir problemas antes que eles surjam. Precisa ser adaptável, redirecionando ao curso em resposta à experiência e às novas necessidades.

S: Criar uma aliança global. Quase nenhuma ação pode ser considerada autossuficiente. Se quisermos alcançar a sustentabilidade global uma aliança firme deve ser estabelecida entre todos os países. Os níveis de desenvolvimento em todo o mundo são desiguais e os países de baixa renda devem ser ajudados a desenvolver de forma sustentável e proteger os ambientes para o bem-estar do ambiental mundial.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *