Por Que Usar a Bicicleta?

Um dos primeiros presentes que uma criança pede é uma bicicleta. Desde pequenos temos o sonho de ter nossa própria bike e sair pedalando pela vizinhança afora. No início levamos como brincadeira e pedalamos sem propósito, mas com o tempo aquelas crianças que se apaixonam de verdade por esse brinquedo, passa a usá-lo como esporte de verdade. O uso da bicicleta mesmo que por diversão, traz inúmeros benefícios para a nossa vida e principalmente para o nosso corpo.

Pedalar algumas vezes por semana, mesmo que sem um grande propósito, pedalar mesmo apenas pela diversão, já é um grande incentivo para o nosso organismo, onde enviamos a mensagem de que ele pode se manter em forma e funcionar perfeitamente. É como se estivéssemos dando um certo gás para que ele responda bem à outros esforços.

Mas além de melhorar a saúde, andar de bicicleta trás diversos outros benefícios então vamos discutir todos os motivos possíveis nessa nossa conversa. Você pode fazer com que a bicicleta esteja mais presente em sua vida do que você pode imaginar.

Melhoria na Segurança Pública

Temos a errada mania de achar que os cuidados com a segurança pública cabem apenas à polícia. De fato esse órgão influencia e muito nesses cuidados com a população, mas o urbanismo, a mobilidade e a cultura também são fatores importantes para que uma cidade mantenha-se muito mais bem cuidada e segura. Difícil de entender?

Vamos usar como exemplo para esse contexto, uma ideia de Enrique Peñalosa, que quando assumiu a prefeitura da capital colombiana, implantou uma via de combate à violência urbana, incentivando o uso de bicicletas no dia a dia dos cidadãos. Como isso aconteceu?  Segundo Enrique Peñalosa, em uma sociedade de uma cidade mediamente desenvolvida, muitas pessoas possuem carro, mas a grande maioria ainda faz uso de transportes públicos diariamente para se descolarem para o trabalho.

Pensando exatamente nessas pessoas que não possuem transporte próprio, Peñalosa criou o TransMilênio, que são centenas de quilômetros destinados apenas para o tráfego de bicicletas, ou seja, são muitos quilômetros de ciclovia que valoriza o trajeto de cidadãos através da bicicleta e que você pode se deslocar para o seu trabalho com segurança pois terá um espaço reservado para você andar na cidade, sem riscos de acidente.

Assim como fez Enrique Peñalosa com a capital colombiana, existe pelo mundo afora outros sistemas voltados para a segurança pública e nesse caso, o uso da bicicleta ganhou destaque porque, nesse caso, você não precisaria mais se preocupar em circular na sua cidade com medo de sofrer um acidente ou ser atropelado sem ter um espaço destinado ao seu deslocamento, já que a bicicleta pode sim se chamada de meio de transporte.

Controle de Peso

Já está mais que comprovados que existem diversas formas de você controlar o seu peso sem necessariamente frequentar uma academia. Corridas, caminhadas e outros exercícios feito em locais abertos, podem ser até muito mais eficiente pois além de emagrecer você mantém um contato direto com a natureza e com as pessoas.

As bicicletas podem ser agregadas facilmente nesses exercícios, principalmente se você mora na região litorânea do nosso país. Todas as orlas do Brasil possuem, por determinação de lei, uma ciclovia destinada à pessoas que gostam de circular com suas bicicletas à beira mar ou até mesmo praticar exercícios. Caso não tenha orla na sua cidade, com certeza você vai encontrar algum parque, principalmente os que têm lagos e lagoas que também possuem um espaço destinado aos ciclistas.

Então reúna seus amigos e incentive-os à praticar exercícios pedalando nessas áreas. Faça grupos, participe de outros grupos sociais de iniciativa ao ciclismo e faça com que o seu organismo funcione mais perfeitamente. Os benefícios são os maiores possíveis já que pedalando, você movimenta praticamente o seu corpo inteiro, faz com que o metabolismo aumente e queime mais calorias, ajuda na resistência e evita com que problemas circulatórios e de articulação como reumatismo.

Você pode começar pedalando pelo menos 1 hora por dia, caso não tenha o hábito de andar por muito tempo com bicicleta, até chegar ao seu limite máximo e quem sabe começar a participar de campeonatos amadores até chegar aos profissionais.

Lei 3.885/2006 – Distrito Federal – Lei de Incentivo ao Uso da Bicicleta

Diversas leis já foram implantadas para incentivar o uso de bicicleta aqui no Brasil. Cada vez mais, campanhas das mais variadas vertentes são criadas para fazer com pessoas passem a usar com mais frequência a bicicleta nas vias dessas cidades.

Algumas leis incentivam o uso das bicicletas devido ser um meio de transporte que ajuda as vidas urbanas em diversos fatores, como por exemplo:

– Trânsito mais tranquilo: Com certeza com o aumento do uso da bicicleta, o trânsito vai com certeza ter menos engarrafamento e menos barulho de motores ou buzinas.

– Trânsito menos poluído: esse é o ponto forte de diversas leis que são criadas incentivando o uso da bicicleta nas vias públicas. A poluição emitida pelos carros, ônibus e caminhões está entre os maiores contribuidores para a poluição do ar nas grandes cidades e com certeza o uso mais frequente de bicicletas, faria com que esse número fosse reduzido.

– Melhoria da saúde dos cidadãos: Como já citamos mais acima, as bicicletas ajudam a manter a saúde e consequentemente, o número de cidadãos mais saudáveis cresceria na cidade.

Levanto em conta a lei 3.855 do ano de 2006, criada visando mais diretamente o incentivo ao uso de bicicleta no Distrito Federal, este projeto de lei diz que,

“A inserção da mobilidade urbana sustentável visa proporcionar acesso amplo e democrático ao espaço urbano, por meio de priorizações dos modos de transporte coletivo e não motorizado, sendo socialmente inclusiva e ecologicamente correta”.

Isso afirma o que citamos mais acima sobre quais seriam as vantagens de usar bicicletas com mais frequência no nosso dia a dia. Assim como aconteceu no Distrito Federal, outras cidades como São Paulo (capital e alguns interiores), Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte entre outras capitais, já adotam campanhas para que sua população mantenha-se mais amigas das bicicletas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *