Quando pensamos que recursos naturais podem se esgotar nos damos conta de que não podemos simplesmente sair usando irracionalmente o que o planeta nos oferece. Porém, durante a sua trajetória de desenvolvimento foi exatamente o que o ser humano fez, usou os recursos naturais como a água, por exemplo, sem pensar no amanhã. Com a ameaça de ficar sem esses recursos surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável na década de 1990.
Esse conceito se refere ao uso racional dos recursos de maneira que eles sejam mantidos protegidos até que completem seu ciclo de renovação ou então que sejam usados com sabedoria para que sua vida útil seja prolongada. A chave para compreender as ações do desenvolvimento sustentável é saber quais são os recursos renováveis e os não-renováveis.
Recursos Naturais Renováveis
Estão nessa categoria os recursos naturais que podem ser renovados, reutilizados ou reaproveitados depois de usados. Exemplos desse tipo de recurso são o ar, a água, vegetação e solo. Esses recursos podem ser renovados através de ações do homem ou mesmo naturalmente.
Recursos Naturais Não-Renováveis
São aqueles recursos naturais que não irão ser renovados em curto ou médio prazo. Podemos exemplificar como o petróleo ou os minérios.
Atitudes Sustentáveis
Para quem pensa que é simples estabelecer um desenvolvimento sustentável apenas dando preferência ao uso de recursos renováveis temos que alertar que mesmo esses recursos quando usados em larga escala podem trazer consequências de escassez. Mesmo que a água, por exemplo, seja um recurso renovável não quer dizer que podemos usá-la sem pensar no amanhã. Se a demanda de uso for muito maior do que a capacidade de renovação do recurso ele acabará em algum momento.
A estratégia mais assertiva é usar os recursos com o máximo de moderação observando o tempo de renovação que cada um demanda bem como a possibilidade de substituição dos recursos naturais não-renováveis. O petróleo precisa dar lugar para outro tipo de recurso na indústria como um todo uma vez que em algum tempo não haverá mais disponibilidade do mesmo. Ser sustentável é muito mais do que plantar árvores, o desenvolvimento sustentável é aquele que é planejado de acordo com os tipos e quantidades de recursos que se tem disponível.