Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia de Togo

Quando temos plena consciência da nossa importância aqui no planeta Terra é que começamos a pensar mais racionalmente em tudo o que existe à nossa volta: duvido que, quando éramos crianças, tínhamos um apreço muito grande pelos processos naturais que aqui aconteciam.

Hoje, ao olharmos a natureza, quebramos a cabeça pensando como é que tanto o meio ambiente como a espécie humana conseguiram chegar assim tão longe. O problema é que, mesmo com toda essa complexidade que levou milhares de anos para chegar onde chegou, muitas pessoas ainda não conseguem ter dimensão da importância que o equilíbrio da natureza tem. E, ao promover uma exploração descontrolada dos recursos naturais, a humanidade pode estar condenando todos à uma extinção que, se não for freada a tempo, pode se tornar irreversível.

Alguma você já se perguntou sobre como uma montanha conseguiu se formar e atingir alturas que parecem inimagináveis? Pois é. São tantos e demorados processos para que se atinja essa característica que, para nós, pode ser uma coisa incompreensível em um determinado momento.

E, já que estamos falando sobre geografia, que tal se aprendermos um pouco mais sobre as características do Togo, como sua hidrografia, vegetação, relevo e clima? Vem com a gente descobrir!

O Togo

O Togo nada mais é do que um país que está localizado na África, fazendo limites com países como Burkina Faso. Sendo também um país litorâneo, banhado pelo oceano atlântico, o Togo tem como nome oficial “República Togolesa”,  que possuí povos de variadas origens. O grupo étnico que mais se destaca por lá é o euê, sendo estes mais de 45% da população daquele país.

A concentração acontece mais ao sul, por ser a parte mais rica e desenvolvida da nação. No geral, o Togo sobrevive por conta de sua agricultura, onde os produtos mais importantes nesse setor são o algodão e a cana de açúcar. Infelizmente, é um dos países mais pobres de todo o planeta. Para se ter uma ideia do quão grave é a situação desse país, quase 40% da população vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de um dólar e vinte e cinco centavos diários para a sobrevivência. Mas isso não significa que os outros 60% vivam bem: estes, de acordo com estimativas, vivem com cerca de dois dólares diários. De acordo com dados da Central de Inteligência Americana – a CIA – vivem mais de 7,9 milhões de pessoas no Togo.

Um dos grandes responsáveis pela pobreza extrema do país é, justamente, a exploração sofrida pelos nativos durante a colonização europeia que ocorreu durante a idade média. O território do Togo era utilizado como uma central para a “exportação” de mão de obra escrava, no qual navios portugueses e espanhóis saiam de lá carregados de pessoas escravizadas, levando para todos os lados do planeta. Porém, o país que mais recebeu escravos vindos da África foi o Brasil. Não é à toa, também, que o nosso país foi o que mais demorou para sancionar leis proibindo o tráfico negreiro e, por fim, proibindo a escravidão.

Em 1884, a Alemanha transformou o Togo em um protetorado de sua responsabilidade, renomeando-a para Togolândia. Logo depois, este protetorado foi repassado para a França. Em 1967, o Togo conquistou sua independência da França, tendo sigo golpeado militarmente por Eyadéma,  que ficou no poder por mais de 38 anos. Vale a pena lembrar que, durante a ditadura, em 1993, ele sofreu sanções que culminaram na prática de eleições. Mesmo assim, conquistou novamente a cadeira presidencial. Atualmente, seu filho é presidente do país, tendo sido eleito em 2005.

Em se tratando de religião, a que mais predomina no Togo são as provindas de costumes e práticas nativas. Há espaço, mesmo que diminuto, a outras religiões, como a Cristã e a Muçulmana. A língua oficial no país é o Francês, embora tenham-se outras que são faladas também, como as de origem GBE.

A Geografia do Togo

O Togo é um país que, como muita gente já sabe, faz divisa com diversas outras nações africanas. O seu formato é bastante estreito, tendo uma pequena saída para o Oceano Atlântico. A sua área total quase chega a 57 mil quilômetros quadrados.

Relevo

O seu relevo é bastante marcado, estando conhecido por savanas leves que se diferencial em relação ao centro do país, onde a presença de colinas é bastante forte. Na parte Sul do país, por sua vez, caracteriza-se a presença de planaltos que alcançam uma planície na parte litorânea, onde se faz presente pântanos e lagunas.

Clima

Em se tratando do clima do Togo, este é tropical, na qual a parte sul conhece duas estações úmidas anualmente: se estende de abril a junho e, depois, de setembro a outubro. Apesar de ter estações úmidas, a precipitação média anual no país chega a 890 mm, o que a coloca como sendo a região mais seca de todo o país.

Geografia do Togo

Geografia do Togo

Estações Chuvosas, Hidrografia e Vegetação

Em se tratando da região norte, esta tem apenas uma fase chuvosa, que vai de Junho até Setembro. Porém, os níveis de chuva são superiores ao do sul: uma média de 1200 mm por ano. Ventos provenientes do Saara são soprados para o país durante todo o inverno. Em se tratando da variância de temperatura, este é menor no sul do que ao norte.

Em se tratando da Hidrografia do Togo, este é banhando por um rio principal, chamando Rio Mono, no qual nasce no Benin, cortando a parte sul do país ao meio e desaguando no Oceano Atlântico. No entanto, existem outras formações hidrográficas que auxiliam no abastecimento de água dentro do país, mas em uma escala menor.

A vegetação do togo se caracteriza por plantas próprias da savana, bem como, também, por outras plantas que são comuns em florestas tropicais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *