Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Tanzânia

Tanzânia é um país localizado na região conhecida como África Subsaariana e se destaca por ter em seu território os três maiores lagos do continente (Vitória, Tanganica e Malauí), fato que faz com que essa nação possua uma grande reserva de água. O país é banhado pelo Oceano Índico e é dono da ilha de Zanzibar. Quer conhecer mais detalhes sobre a geografia desse país? Continue lendo e fique a par de tudo!

Tanzânia

Esse país faz fronteira com Uganda e Quênia ao norte, ao sul com Moçambique, Zâmbia e Malauí, a oeste com República Democrática do Congo (cuja fronteira é o lago Tanganica), Burúndi e Ruanda. A leste o país é banhado pelo oceano Índico onde fica situada a ilha de Zanzibar.

O nome do país é uma combinação de Tanganica e Zanzibar, no ano de 1964 os dois países foram unidos resultando na criação da República Unida de Tanganica e Zanzibar que depois se tornou Tanzânia. A nação é formada por mais de 130 tribos com diferentes culturas e tradições com maior destaque para a cultura Bushmen, Nilo, Bantu e Cushite. Há grupos étnicos minoritários como os asiáticos e os brancos.

Geografia da Tanzânia

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes a geografia da Tanzânia.

Clima da Tanzânia

O clima predominante no país é o tropical com algumas variações do litoral para o interior. A temperatura elevada é uma constante durante todo o ano nessa nação africana. O litoral possui uma faixa de temperaturas mais amena do que a do interior em que as máximas podem ultrapassar a marca dos 40°C.

Uma das características mais marcantes da costa do oceano Índico é ter um clima tropical com umidade elevada e intensas chuvas. As estações com maior índice pluviométrico são primavera e outono. A área mais fria do país é a do Monte Kilimanjaro em cujo topo é possível chegar a uma temperatura menor do que 0°C durante a noite.

Relevo da Tanzânia

Elefantes na Tanzânia

Elefantes na Tanzânia

O Monte Kilimanjaro é o ponto mais alto do continente africano e faz parte do relevo montanhoso situado na porção norte-leste da Tanzânia. A região central do país conta com planaltos, planícies e terras aráveis. Os Grandes Lagos do país ficam na porção norte e oeste com destaque para o Lago Tanganica (o mais profundo do continente) e o Lago Vitória (lago mais extenso da África).

O país recebeu a alcunha de “Jardim do Éden da África” pelo fato de contar com três das sete maravilhas do continente sendo elas: Serengeti National Park, Monte Kilimanjaro e Cratera Ngorongoro. Uma das principais atrações turísticas oferecidas pelo país é safári, contudo, também se mostra uma excelente alternativa para quem deseja visitar parques nacionais e marinhos, vales, lagos e praias de beleza diferenciada.

Vegetação da Tanzânia

Vegetação da Tanzânia

Vegetação da Tanzânia

A vegetação predominante do país é a savana sendo que existem florestas nas porções sul, oeste e centro do país. A região de fronteira entre a Tanzânia, Quênia e Uganda possui uma bela floresta. Ao norte está a área de Serengeti em que predomina a vegetação de savana arbustiva. Na zona central do país há uma área arbustiva e uma área arborizada no sul. Na região de montanha há uma vegetação abundante com pastagens, manguezais e florestas. A vegetação da costa é tropical.

Hidrografia da Tanzânia

Como já mencionado a Tanzânia possui em seu território os três maiores lagos do continente africano: Lago Tanganica (mais profundo do continente), Lago Vitória (mais extenso da África) e Lago Malauí. O país possui boa disponibilidade de água em seu território.

Ilha de Zanzibar

O arquipélago de Zanzibar é uma das principais atrações turísticas da Tanzânia contando com diversas praias paradisíacas, o oceano que banha essas praias é o Índico. Possui grande variedade de flora e fauna além de uma herança cultural bastante rica. Uma das coisas mais interessantes sobre esse arquipélago é o fato de ter traços árabes, africanos e persas.

Ao todo o arquipélago conta com mais de 50 ilhas sendo que as duas principais são Unguja (chamada de Ilha de Zanzibar) e Pemba. Uma curiosidade é que o nome Zanzibar teve origem na combinação de duas palavras em árabe, o significado é “Terra dos Negros”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *