A Austrália, como qualquer outro país, não está totalmente imune a desastres naturais, mesmo que eles não aconteçam frequentemente. Um exemplo desses desastres são os terremotos, que assustam a todos, onde quer que aconteçam.
E em meio a tantos problemas, uma notícia boa: na Austrália praticamente não tem terremoto. Pois o país está fora das falhas geológicas, o que torna a Austrália quase imune a terremotos. Já os tsunamis e maremotos podem acontecer. No entanto, são muito raros, só acontecem se houver algum terremoto bem distante no pacífico. E, mesmo assim, só se forem fortes o suficiente para gerar ondas enormes, que possam chegar até a costa. Do contrário, não há chances de terremotos na Austrália.
Abaixo vamos ver alguns deste situações desastrosas que acontecem com frequência na Austrália:
1 – Incêndios nas florestas: este é um dos problemas que geram maior prejuízo às seguradoras e à natureza. Sem mencionar a morte de pessoas, que incluem os bombeiros e toda a população.
Por causa da seca e da estiagem prolongada, os incêndios são constantes. Muitas vezes, provocados por cigarros jogados por pessoas irresponsáveis. Por causa da estação do verão, a temperatura se eleva muito no deserto e o vento muda de rota, forçando um vento quente, forte e seco na direção do mar.
Com uma velocidade de aproximadamente 50 km por hora, esse vento espalha os incêndios para todos os lados, inclusive para a direção das residências.
2 – Seca: outro problema natural que preocupa a Austrália é a seca. Sem sombra de dúvidas, este é um dos problemas mais complicado do país, devido ao seu clima seco, e por ter a maioria do seu território formado por desertos.
Exceto algumas pequenas áreas do litoral e umas poucas áreas verdes bem isoladas, o restante todo é tão somente um enorme deserto. Se não bastasse a falta de água, o solo da Austrália é muito árido e salgado.
Esse é um grande problema. Quando um poço é furado só sai água salgada, imprópria para ser consumida pelas pessoas e para o uso na agricultura. Sem ter uma reserva de água doce no subsolo e sem rios expressivos, o país enfrenta um sério problema, em especial pelo aumento da população.
Com a tecnologia existente atualmente, a dessalinização tem um custo muito alto, e caso a população aumentasse 100%, não haveria água suficiente para todos. Por esse motivo, a água é o bem mais precioso do país.
3 – Ciclones: os ciclones também são frequentes na Austrália. Eles acontecem em meados do mês de dezembro e maio. Não costumam atingir as áreas povoadas. Os ciclone se concentram mais ao norte, noroeste e nordeste do país.
No decorrer do verão, época em que as águas do mar atingem mais de 26° C, muito raramente vão em direção ao sul. No ano de 1974, em um dia de natal, Tracy o pior ciclone registrado no país, levou 66 pessoas a óbito e destruiu totalmente Darwin, cidade localizada ao Norte.
Os ventos do ciclone alcançaram os 300 km/h. E só não vitimou mais pessoas, devido ao fato de que quase 31.00 indivíduos foram evacuados antes da chegada do ciclone. Os próprios moradores do local fizeram mutirão e reconstruíram a cidade. E, no mês de março, do ano de 2006, foi a vez do ciclone “Larry”. Ele devastou a área onde havia plantação de banana, causando um grande prejuízo e prejudicando o turismo no local. Felizmente, ninguém foi vitimado.