A maioria dos países ao redor do mundo possuem algumas características que ficam marcantes para nós. Quando pensamos na Suíça, logo temos a impressão de um país frio, com ótimas marcas de chocolate e contas livres que controle fiscais, as quais são muito utilizadas para desvio de dinheiro aqui no Brasil.
Mas nunca sabemos um pouco mais a fundo de um país que é tão rico e pode ensinar muito para que o exemplo reflita em nosso cotidiano. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Suíça?
Suíça
Em um país congelante, de muitas novidades, também há uma cultura variada e bem definida. Além de ser uma dos países mais ricos do mundo a Suíça conta com mais de oito milhões de habitantes. Sua moeda é Franco suíço e é dividido em vinte e seis estados assim como o Brasil. É uma república confederativa e atualmente sua capital é Berna.
Não possui uma extensão muito grande, sendo cerca de 41290 quilômetro quadrado. Sua localização está no centro-oeste, possuindo o temperado continental como clima predominante. Muita gente confunde achando que Zurique é a capital do país por ser um grande centro comercial e uma das maiores cidades da Suíça, juntamente com ela há outros grandes centros como Genebra, Basileia e Lausanne.
É um país de muitas culturas, unindo a de alguns países próximos como Alemanha, França e Itália. Por isso hoje em dia o Romanche, Francês, Alemão e Italiano são idiomas oficiais do país. E cerca de 65% da população é alemã e 18% francesa.
Por possuir muita influência da Itália e consequentemente do Vaticano, 87,2% das pessoas são adeptas ao cristianismo, dentre elas quase 50% é católico.
Economia Suíça
É um país que mesmo industrializado consegue se sustentar com produção agrícola de matérias-primas básicas para sobrevivência. Na pecuária os animais que mais são comercializados são os bovinos, suínos, caprinos e aves. Não é um país que possui muita mineração, voltado somente para o sal rochoso. Os produtos agrícolas são os mais diversos como beterraba, cevada, trigo, tomate e batata.
Dentro da indústrias se destaca pelos relógios que ouvimos falar bastante. Além disso é forte na indústria farmacêutica, em produtos lácteos e em máquinas.
Culinária Suiça
Já falamos do chocolate e também sobre a economia forte em produtos lácteos. A culinária do país mistura algumas culturas, principalmente com o norte da Itália, Alemanha e França. O queijo suíço é sem dúvida muito famoso, juntamente com o fondue de queijo.
Vegetação
Por conta do clima, grande parte do ano as temperaturas são bem baixas, com isso a maioria da vegetação é rasteira, se dividindo em pastagens e prados. Mas ainda sim há grandes florestas com árvores de porte elevado que revestem mais de 20% do território. A árvore mais conhecida são as coníferas, dando destaque para pinheiros.
Relevo
Não há um padrão registrado no país. Uma parte do país grande é formado por montanhas cobertas por neve. Outra forma de relevo são os Alpes Suíços, formado por massa granítica e calcários. Ainda sim há maneiras de plantar e viver sem se expor a extremos.
Hidrografia
O maior rio do país nasce no desfiladeiro de São Gotardo, chamado de reno, o rio possui cerca de 374 quilômetros. Sua formação traz o maior nós hidrográfico da Suíça. Rio que percorre até a Alemanha e desemboca no mar do norte. Grande parte da água do país acaba sendo congelada pelo frio e por estar em grandes alturas.
Tradições
País com costumes próprios e que por isso há muitos festivais para manter a cultura viva. Na música o som do acordeão suíço, clarinetes, contrabaixos e saltérios são muito comum. As danças são inspiradas em músicas do tipo e são bem típicas durante o inverno e na primavera.
Há festa em homenagem há alguns santos mais comuns por lá como São Nicolau e São Silvestre, possuindo festas e celebrações religiosas no dia.
Qualidade de Vida
É um país que a alfabetização é mínima, com diversas universidades e institutos tecnológicos, o governo insiste na educação e por isso crianças já saem falando alemão, inglês e Francês do básico. Não só na educação, mas também na segurança pública, na saúde e no desenvolvimento econômico. Além disso é um país limpo, organizado e com pessoas educadas. Sem contar das lindas paisagens.
Curiosidades
Possui as marcas mais famosas de relógio em seu território como Rolex, Longines, Rado, Tissot, Franck Muller e outras.
Já foi eleito por vezes o país com a segunda maior expectativa de vida no mundo, ficando atrás somente do Japão.
Quando se trata de armas o país é bem tranquilo, é bem fácil de se possuir uma arma em casa, já que a taxa de morte é bem baixa.
Como o país produz energia nuclear, já se programou deixando abrigos subterrâneos para que toda sua população possa estar segura.
Mesmo que as mulheres só conseguiram o poder ao voto em 1971, o país é um dos poucos a permitir que qualquer pessoa proponha mudanças nas leis.