A África é realmente um continente à parte. Prova disso são os diversos países que, mesmo de tamanhos relativamente pequenos, podem encantar por diversos aspectos. Neste caso, podemos citar o Níger, que ainda é rico em história e cultura.
Durante grande parte do século XIX, o Níger começou a sofrer grande colonização por parte dos franceses. No entanto, apesar de obter sua independência apenas na década de 1960, seu idioma oficial, o francês, ainda é uma das heranças dessa ocupação. Para você saber mais sobre este exótico país, acompanhe o artigo a seguir!
Onde Está Localizado Níger?
Enfim, o país está situado no centro-oeste do continente africano. Entretanto, devido ao tamanho da África, ele não apresenta saída para o mar, já que está limitado pelos seguintes países:
- Chade, a leste;
- Líbia, ao norte;
- Burkina Faso e Benin, a sudoeste;
- Nigéria, ao sul;
- Argélia, a noroeste;
- Mali, a oeste.
Em linhas gerais, Níger é marcado por apresentar cerca de dois terços de seu território cobertos pelo deserto do Saara. Nesse sentido, outro terço apresenta um clima semidesértico, conhecido como Sahel. Ou seja, o país fornece pouca área cultivável, e tem grande impacto pelo crescente processo de desertificação local.
A Flora e Fauna do País
Ao certo, Níger tem uma vegetação que pode variar muito de região para região. Ao norte, no caso das áreas desérticas, é pouca a presença de plantas. No entanto, ao sul chove mais, o que apresenta condições para o crescimento de diversas espécies, como:
- Acácias;
- Palmeiras,
- Gramíneas.
Aliás, essa vegetação local tem diminuído ano a ano, visto que o desmatamento e a agricultura andam ganhando espaço. Sendo assim, tais ações desenfreadas, maios os efeitos da seca, acabam por contribuir para o processo de desertificação da região.
Na parte sul de Níger, a fauna é composta por espécies bem populares no mundo todo, como:
- Girafas;
- Elefantes,
- Leões.
Entretanto, com o avanço do processo de desertificação e a caça ilegal, o habitat dos animais locais está ameaçado. Já em relação ao rio Níger, na porção sudoeste do país, hipopótamos e crocodilos vivem numa certa tranquilidade.
Isso porque os animais locais têm a segurança do Parque Nacional W, hoje considerado um dos santuários da vida selvagem mais importantes na parte oeste do continente. Afinal, ele é um patrimônio da humanidade pela UNESCO desde o ano de 1996.
O Clima e a Geografia de Níger
Pela sua localização, Níger é um considerado um dos países mais quentes do globo. Nesse sentido, podemos destacar as temperaturas durante o ano todo, como uma média de 28° C. Além do mais, devido a chuvas incertas, maio tende a ser o mês mais quente, visto que a temperatura da região pode bater fácil os quase 40° C.
Falando sobre ainda sobre chuva, a precipitação anual de Níger costuma variar de 10 a 80 centímetros. Ou seja, do norte para o sul do país, os extremos e a quantidade de chuva muda muito. De qualquer forma, esses dados têm relação direta com a localização do país. Até porque Níger fica situado no interior da África Ocidental, mais precisamente na fronteira entre a África subsaariana e o deserto do Saara.
A Área de Níger
Sobre sua área, ele apresenta cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, sendo que apenas 300 quilômetros quadrados são de água. Sendo assim, podemos confirmar que ele é quase do Estado do Pará (Brasil), tem quase 15 vezes a área de Portugal, e quase duas vezes a área do Estado do Texas (EUA).
Confirmando dados, o país tem mais de 5 mil quilômetros de fronteiras, divididos com sete países. No entanto, vale destacar que ele ainda engloba parte do Deserto do Saara, as montanhas de Air e belas falésias no vale com o rio Níger.
Em relação ao clima, Níger é geralmente quente e seco, marcado pelo clima subtropical. Contudo, no seu extremo sul há uma zona de clima tropical que tange a bacia do rio Congo. Neste local, ainda há a presença de um terreno composto por dunas de areia, planícies desérticas e até mesmo colinas e terrenos ondulados.
Como Vive a População Local?
Em relação à sua população, em Níger são as áreas rurais que costumam concentrar a maior parte de sua população. Por outro lado, a cidade mais importante é Niamey, localizada às margens do rio Níger. Além do mais, cidades como Maradi, Tahoua e Zinder também têm importância comercial.
Outro fator econômico importante em Níger é a presença de vários povos. Entre eles, podemos destacar os hauçás, o de maior grupo e compõem a maioria da população. De qualquer forma, o país ainda engloba grupos como:
- Fulânis;
- Songai-zarmas,
- Canúris.
Como aspecto dessa diversidade está a desigualdade na distribuição desses grupos. Prova disso é a pouca presença humana nas regiões secas do norte. Neste caso, a maioria são de tuaregues, que são conhecidos pelo seu estilo de vida nômade.
Por outro lado, demais habitantes do norte costumam viver em cidades comerciais ou trabalhar nas diversas minas da região. Em relação à parte sul, a maioria dos nigerenses vive em locais que são mais ideais para a prática da agricultura. Aliás, nessa região a grande preocupação chega a ter relação com o alto crescimento populacional.
Nesse sentido, é comum as pessoas temerem uma provável falta de terra para o sustento de toda essa população. Como resultado imediato, ainda está o medo de que épocas de seca façam a vida fica ainda mais difícil.
Níger e a Seus Aspectos Econômicos
Em relação à sua economia, Níger é considerado um dos mais pobres do continente africano. Entretanto, a indústria tenta crescer a partir da mineração e exploração do urânio. Por outro lado, o trabalho mais comum no país é predominante pelos pequenos pastores, que criam animais como:
- Carneiros;
- Cabras;
- Camelos;
- Rebanhos bovinos.
Além do mais, Níger apresenta vários depósitos voltados para o comercio de minério de ferro, carvão, ouro, sal e estanho. Vale destacar que hoje em dia grande parte da população já tem atividade certa na agricultura, produzindo e cultivando alimentos como:
- Sorgo;
- Painço;
- Batata-doce;
- Mandioca,
- Hortaliças.