Como se Formam as Rochas Sedimentares?

No post de hoje, iremos conhecer tudo sobre a formação das rochas sedimentares, as suas características e diversas outras características. Então, continue lendo e confira tudo com muita atenção, para não perder nenhuma informação importante.

A formação dessas rochas se dá por meio de deposição. Assim, consequentemente, pela cimentação ou pela consolidação dos fragmentos que surgem de material orgânico ou mineral.

Quando se trata de material orgânico, os fragmentos, que também são chamados de detritos biológicos, geralmente, são oriundos de corpos e de partes dos organismos subaquáticos, em especial de conchas, bem como as massas fecais das mesmas.

Em contrapartida, o material mineral, os detritos geológicos são oriundos da erosão e da meteorização. É pelo gelo que os materiais minerais são levados. Assim como também pela água, vento e também pela movimentação das massas glaciares ou geológicas. A esses agentes, dá-se o nome de agentes de denudação.

Normalmente, essas rochas encontram-se acumuladas nos planaltos da crosta terrestre. Geralmente, são conhecidas por fundos marinhos, e cobrem em torno de 75% de toda a superfície da Terra. Bem como um total de 90% de leitos marinhos. Além de corresponderem ainda a um percentual de 5% de todo o volume terrestre.

Como elas são formadas pelos detritos biológicos, elas correspondem a uma fonte muito importante de fóssil, como o carvão e o petróleo, por exemplo.

Rochas sedimentares correspondem a um dos 3 tipos de grupos agregados sólidos, ou seja, de rochas. Quanto aos outros 2 grupos, eles correspondem às rochas metamórficas e às rochas ígneas, que também são conhecidas como rochas magmáticas.

Formação das Rochas Sedimentares

Rochas Sedimentares

Rochas Sedimentares

A formação dessas rochas se dá, basicamente, por 3 principais processos. São eles:

  • Por meio da precipitação de materiais em solução: são as rochas quimiogénicas.
  • Através da decomposição de partículas que se originam por meio do intemperismo das demais rochas: são as rochas detríticas ou clásticas.
  • Por decomposição de materiais biológicos: são as rochas biogénicas.

Além disso, também podemos considerar a rocha sedimentar como:

  • Rocha consolidada: caso os detritos se apresentem ligados por meio de cimento. Por exemplo, arenito ou brechas.
  • Rocha não-consolidada: quando os detritos não se encontram ligados, como acontece com os grãos de areia de dunas.

A formação dessas rochas acontece devido a restos de materiais que o vento transporta, pela água, resto de outros tipos de rochas e por restos de seres vivos também.

E passam por dois processos durante a sua formação. São eles: a sedimentação, que compreende o conjunto dos processos de formação dos sedimentos, como erosão, meteorização, deposição e transporte. E o outro processo é a diagénese.

Quanto à consolidação de sedimentos, podemos resumi-lo da seguinte forma:

  • Etapa de compactação das partículas tanto de seres vivos, como de rochas.
  • Etapa de desidratação, onde ocorre a saída da água.
  • A cimentação, que acontece quando, por meio de cimento natural, em que as partículas permanecem compactadas e coladas, dando origem à rocha.

A formação dessas rochas pode se dar por:

  • Minerais novos, que se formam a partir de fenômenos de transformação química, ou qda precipitação das soluções.
  • Minerais primários, que são provenientes de rochas pré-existentes diretamente.
  • Por partes de seres vivos, assim como as conchas e de fragmentos de corais.

Essas rochas possuem diversas informações relevantes a respeito da história do planeta Terra. Por exemplo, os restos de animais e plantas antigos, que se mantém preservados, e os fósseis.

Assim, a composição dos sedimentos é capaz de fornecer diversas pistas a respeito da rocha original. As alterações de ambiente que acontecem no decorrer do tempo indicam as mudanças antes as camadas sucessivas.

Nessas rochas, podem haver fósseis pois, diferente do que acontece com as metamórficas e ígneas, a sua formação se dá a pressão e temperatura que não causam destruição nos restos de fósseis.

Os continentes da crosta terrestre são cobertos por rochas sedimentares. Porém, a estimativa é de que somente 5% do total seja contribuição de rochas sedimentares.

Sendo assim, podemos perceber que somente uma fina camada da crosta são representadas pelas sequências sedimentares, que são as rochas metamórficas e ígneas.

Classificação das Rochas Sedimentares

Vejamos agora como fica a classificação desse tipo de rocha:

1 – Rochas sedimentares clássicas ou mecânicas: a composição dessas rochas é de fragmentos de materiais originários de outras rochas.

A sua composição é, basicamente, de sílica, como o quartzo, por exemplo, e com demais materiais comuns, como o anfibólio, feldspato, argilominerais e, de forma mais rara, certos minerais ígneos que são mais exóticos.

As rochas clássicas, do tipo sedimentares recebem uma classificação bem mais complexa. Afinal, envolve diversas variáveis.

2 – Rochas quimiogênicas: a sua formação pode se dar em soluções minerais, como a água do mar, que evapora. São exemplos o halite, o calcário e o gesso.

3 – Rochas biogênicas: cuja formação é por organismos vivos, como moluscos, corais e por foraminíferos, capazes de cobrir o fundo do mar com as camadas de calcite. Mais tarde, eles podem formar os calcários.

Informações Gerais Sobre as Rochas Sedimentares

Esse tipo de rochas é considerada muito importantes, conforme podem ser usadas como materiais de construção. Ademais, em muitos casos, formam-se reservatórios nas bacias sedimentares, onde podemos encontrar tanto petróleo quanto outros hidrocarbonetos também.

Rochas Sedimentares Fotografadas de Longe

Rochas Sedimentares Fotografadas de Longe

Enfim, os agentes principais que atuam na origem dos sedimentos, são a erosão e o intemperismo. Assim, as rochas são desagregadas pelo intemperismo. Ele tem a capacidade de transformar os minerais e as rochas em elementos sólidos alterados, em soluções e em precipitados.

Enquanto isso, a erosão promove a remobilização das partículas que o intemperismo produz, para outras regiões de deposição.

Depois que acontece a deposição dos sedimentos, acontece o agrupamento dos sedimentos clásticos ou os carbonáticos. Essas partículas clásticas são fragmentos de rochas que foram transportadas fisicamente, e que também foram produzidos por meio do intemperismo das rochas que já existiam.

Já os sedimentos chamados carbonáticos correspondem às moléculas ou íons em solução em águas de rios, oceanos, lagos, e também no solo, que consistem em produtos que o intemperismo produz.

Em resumo, a formação dessas rochas acontece por meio da deposição e do acúmulo dos sedimentos, e da usa consolidação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *