Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia Da Suécia

Meio Ambiente: Suécia

A Suécia é um país que está localizado no Norte do continente europeu, essa região que já era habitada desde a idade da pedra, depois ficou famosa por ser o lar dos famosos povos nórdicos, juntamente com seus vizinhos. A Suécia fica dentro da península Escandinava e é o terceiro maior país membro da União europeia em extensão territorial e o sétimo maior país da Europa, com 449964 quilômetros quadrados de área. É interessante mencionar que o nome oficial do país é Reino da Suécia.

As suas fronteiras terrestres se dão apenas com dois países, são eles a Noruega e a Finlândia, sendo que grande parte de sua área é cercada pelo mar, mais especificamente o Mar Báltico, pelo mar a sua fronteira é principalmente com a Dinamarca, país o qual é separada apenas por um estreito no mar, mas o deslocamento entre as duas nações já pode ser feito por via marítima e por via rodoviário, uma vez que um incrível projeto de engenharia foi feito na construção da ponte que liga a capital da Dinamarca até a cidade de Malmo na Suécia.

A capital do país, que coincidentemente também é a maior cidade da Suécia, é a bela cidade de Estocolmo, que conta com uma população de cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas. O total de habitantes total do país é de aproximadamente 10 milhões de pessoas. Uma das coisas mais interessantes sobre a Suécia, são os seus níveis sociais, uma vez que tem um nível muito baixo de desigualdade social e de renda, além de ser considerado um dos mais justos do mundo e com uma maior atuação e funcionalidade da democracia, tudo isso, faz com que ano após ano, o seu IDH (Índice de desenvolvimento humano) continue entre os maiores do mundo.

A Suécia vem se moldando politicamente há muito tempo, até atingir o patamar de desenvolvimento que tem nos dias de hoje, o país que vive em uma monarquia constitucional, na qual os membros reais são apenas para representatividade e decisões públicas são feitas por um parlamento eleito. A Suécia tentou algumas vezes formar um império, mas as terras conquistadas acabaram sendo perdidas, hoje o país não se envolve mais em conflitos internacionais e tem muita clara e bem definida, a sua política de neutralidade em qualquer assunto ou questão que seja relacionado à conflitos ou guerras.

Relevo

O relevo do país é plano em praticamente toda a sua extensão territorial, podemos dizer que a região mais ao Sul do país conta ainda com algumas ondulações no relevo, mas nada que se configure em morros e montanhas, tem-se ainda no Norte a predominância de um relevo de planície, em especial por toda a região da costa sueca. Quando se entra mais no sentido do interior do país, conforme vai se aproximando da sua fronteira com a Noruega, há a ocorrência de montanhas, sendo uma região mais montanhosa que pode ter altitudes mais elevadas, conhecida pelo nome de Alpes escandinavos.

Clima

O clima do país é majoritariamente frio, isso se deve em partes por causa das suas coordenadas de latitude que são bem elevadas (latitude 0º está na linha do Equador, enquanto que a latitude de 90° está localizada nos polos do planeta). Um ponto curioso é que apesar disso, a Suécia muitas vezes apresenta temperaturas mais elevadas que outros locais de mesma latitude, como o Canadá e a Rússia, isso acontece por causa da corrente do Golfo que passa pela região, aliviando um pouco o frio intenso que faria por ali e muitas vezes deixando o clima bem mais seco do que seria normalmente.

Mesmo assim, uma boa parte do país se enquadra na classificação de clima temperado, que por sua vez se trata de um clima que apresenta as 4 estações bem definidas ao longo do ano, sendo o inverno bem rigoroso e um verão mais quente, mas ainda com temperaturas mais amenas, principalmente se comparado a países mais tropicais como o Brasil. Para ser mais falar de uma maneira mais clara, o mais comum é dividir o país em 3 tipos de climas mais gerais, são eles o clima mais costeiro e oceânico predominante mais ao Sul, enquanto o interior do país tem um clima continental mais úmido, já o Norte da Suécia tem características bem definidas da classificação de clima subártico, este último muito influenciado pela latitude.

Suécia - Meio Ambiente

Suécia – Meio Ambiente

Não podemos falar sobre o clima da Suécia e não falar sobre as horas de sol do país, que tem dias de verão que chegam a ter 18 horas de sol e dias de inverno que as vezes não tem mais de 6 horas de sol diários, isso acontece por causa da proximidade com o polo Norte e o ângulo de inclinação da Terra que muda ao longo do ano. Esse padrão de horários tem como base a cidade de Estocolmo que é a capital, mas ele pode ser ainda mais extremo se considerarmos o Norte do país. A precipitação também é variável dependendo da região da Suécia, sendo assim, há regiões com uma média de 600 mm mais ou menos e outras que podem chegar a até 2000 mm anualmente, essas ultimas são as regiões montanhosas do interior.

Os verões do Sul têm normalmente uma média de até 25 graus Celsius, e inverno que podem ter temperaturas até mais ou menos 5 graus abaixo de zero. No Norte a regra são os invernos bem rigorosos e a temporada de neve pode ir desde o mês de outubro a até o mês de maio, no Sul normalmente a ocorrência de neve se dá no período de dezembro até o final de março. Considerando que o país é relativamente extenso verticalmente, é normal que as variações de padrões climáticos entre uma região e outra variem tanto, um exemplo disso, é que a maior temperatura já registrada no país até os dias de hoje foi de 38° Celsius, enquanto que a menor temperatura foi de -52º Celsius.

Vegetação

Assim como acontece para o clima, há diferentes tipos de vegetações em diferentes partes do país, a divisão mais geral, divide a flora local em 5 grandes regiões, são elas a região das florestas de folha caduca localizadas no Sul, região das florestas de coníferas também ao Sul, a região das florestas de coníferas do Norte, a região das bétulas de montanha e pôr fim a região da alta-montanha que tem por característica não terem árvores, apenas uma vegetação mais rasteira, além disso, devemos lembrar que o país todo é muito marcado pelas planícies de pradarias.

Hidrografia

A Suécia definitivamente é um país muito marcado pela água, afinal grande parte do país é banhado pela costa do mar Báltico e uma parte menor pelo mar do Norte, no entanto, o país também é abundante em água doce, incluindo o grande número de lagos que se encontra por lá, além dos rios de grande porte. No país estão registrados oficialmente mais de 27 mil rios, sendo que destes cerca de 119 tem encontro com o mar, as bacias hidrográficas do país são também muito largas, tanto que algumas delas podem chegar a ater 200 km² de extensão.

Os maiores rios do país são o Gota/ Clar, que pertence à Suécia e a Noruega e que no total possui 731 quilômetros de comprimento, tendo a sua nascente em região sueca. O rio Dal por sua vez, é um dos mais importantes do país, tendo cerca de 541 quilômetros de comprimento e seu deságue ocorre no mar Báltico. O rio Torne vem logo atrás em tamanho total, tendo cerca de 513 quilômetros, dentre esses a maior parte se encontra no território da Suécia, mas há ainda uma porção dele no território da Finlândia e uma parte menor passa pela Noruega, esses são apenas os três maiores rios, dentre os muitos que cortam o país, isso sem mencionar a grande quantidade de lagos também, que estão presentes em toda a Suécia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *