As empresas percebem o poder e necessidade do tema sustentabilidade, por consequência se iniciam em projetos ambientais. Porém, o que parecia fácil pode começar a complicar, em principal quando não existem profissionais especialistas na área para desenvolver os planos com qualidade. Antes de implantar, empresários precisam pensar em respostas para perguntas básicas.
.
Qual o Significado?
A. O que é a avaliação ambiental? A avaliação ambiental consiste no processo para prever os efeitos ambientais das propostas a serem realizadas.
B. Quais os objetivos? Identifica potenciais efeitos ambientais adversos e propõe medidas para mitigar os efeitos ambientais adversos; Prevê se haverá efeitos ambientais adversos significativos após implantar as medidas de mitigação; Inclui programa para acompanhar, verificar a precisão ambiental e a eficácia das medidas para mitigar. Avaliação ambiental representa ferramenta de planejamento e tomada de decisão que serve para minimizar ou evitar os efeitos ambientais adversos antes que ocorram e incorporarem aos fatores ambientais.
Quando Deve Ser Realizada a Avaliação Ambiental?
O mais cedo possível, se possível na fase de planejamento do projeto designado para que a pessoa que faz a proposta seja capaz de refletir a análise dos planos propostos, incluindo a incorporação de medidas para enfrentar os efeitos ambientais adversos.
Quais os Principais Benefícios da Avaliação Ambiental?
Ao considerar os efeitos ambientais e medidas de mitigação no início do ciclo de planejamento do projeto a avaliação pode apoiar melhor a tomada de decisão e resultar em benefícios, tais como:
- Evitar ou minimizar os efeitos ambientais adversos
- Oportunidades para a participação pública
- Aumento da proteção da saúde humana
- Custos reduzidos de projetos
- Redução dos riscos de danos ou desastres ambientais
- Aumentar a responsabilidade do governo e da harmonização
- Probabilidade diminuída de efeitos ambientais transfronteiriços
- Decisões informadas que contribuem para o desenvolvimento responsável dos recursos naturais
O Que é Examinado Durante a Avaliação Ambiental Federal?
- Efeitos ambientais, incluindo os causados por acidentes e avarias;
- Significado dos efeitos ambientais;
- Medidas de mitigação e acompanhamento de requisitos do programa;
- Propósito do projeto designado;
- Meios alternativos de realizar do projeto;
- Alterações no projeto causado pelo ambiente;
- Resultados do estudo regional.
Quais os Principais Tipos de Avaliação Ambiental?
Existem dois tipos, um feito por autoridade responsável e outro na avaliação ambiental da revisão.
Uma avaliação ambiental por uma autoridade responsável é conduzida por Agência ligada ao Conselho Nacional.
Avaliação ambiental pelo painel é realizada por um grupo de indivíduos designados pelo Ministro do Meio Ambiente.
Ambos os tipos de avaliações podem ser conduzidos pelo governo federal, sozinho ou em colaboração com outra jurisdição.
Participação do Público nos Projetos Ambientais
O público pode se envolver nos projetos de duas formas básicas:
- 01-Ter interesse local direto no projeto, como viver ou possuir bens na área;
- 02-Ter o conhecimento da comunidade ou tradicional conhecimento relevante para a avaliação ambiental. Conte com conteúdo informativo dos especialistas aos efeitos esperados do projeto.
Quais as Princiáis Etapas dos Projetos Ambientais Hidrográficos?
A: Empresas determinadas precisam avaliar as condições logísticas, estratégias de trabalho e reunião técnica para buscar os apoios e meios ao desenvolvimento das ações. Dentro da matriz principal devem acontecer contatos com o quadro de colaboradores que se envolvem aos planos em busca de desenvolver de modo sustentável e social.
B: Necessário levantar o campo das bacias hidrográficas com objetivo de reconhecer com qualidade e quantidade a área ao considerar as ameaças e fragilidades que causam impactos na bacia. Ponto elementar para identificar as características principais das atividades econômicas ao considerar fragilidades e ameaças que causam impactos na área.
C: Levantamento de Campo: Representa o ato de coletar informações primárias e específicas para complementar o reconhecimento global e as práticas para levantar as informações secundárias que existem na bacia e visa contribuir de forma efetiva para recuperar e conservar a bacia hidrográfica.
D: Recuperação: Deve existir plano para recuperar com base no diagnóstico da bacia hidrográfica. Ações estratégicas e prioritárias precisam existir para recuperar as regiões que se encontram degradadas.
Na etapa deve existir cronograma para acompanhar as avaliações e monitoramentos como ferramentas que visam assegurar as relações entre execução e planejamento. Dentro do Programa existem diretrizes para planejar a recuperação da planilha e definir os custos do projeto e das ações. As características para usar e ocupar se diferenciam dentro dos meios rurais e urbanos, conforme aponta parte dos especialistas,
Executar: Chega o momento de implantar as ações com base no campo de estudos. Técnicos analisam as informações e dizem se existe ou não a necessidade de enriquecer as áreas com mudas de espécies que ajudam na evolução ou nativas.
Necessário saber se existe a necessidade de recuperar a vegetação com plantio de mudas. O objetivo consiste em regenerar de modo natural e restabelecer as relações de ecologia na área. Para que aconteça sucesso dentro do programa são considerados dois elementos básicos: Natureza genética das mudas e modelo de plantio.
Necessidade de Desenvolvimentos Sustentável no Mundo
De acordo com Hasna Vancock a sustentabilidade consiste no processo que conta a história do desenvolvimento dos aspectos da vida humana que afetam o sustento. Isso significa que a resolução do conflito entre os vários objetivos concorrentes envolve a busca simultânea de prosperidade econômica, qualidade ambiental e equidade social, todas conhecidas como principais dimensões dentro de projetos ambientais.
No entanto, o “destino” da sustentabilidade não é um lugar fixo no sentido normal que se entende de “lugar”. Em vez disso representa conjunto de características de desejo de um sistema futuro.
O conceito inclui noções de sustentabilidade fraca, forte e ecologia profunda. Apenas o conjunto de conceitos sustentáveis oferece concepção justa no campo social e aborda o que tem sido chamado de “défice patrimonial” de meio ambiente.
Avaliação ambiental representa ferramenta de planejamento e tomada de decisão que serve para minimizar ou evitar os efeitos ambientais adversos antes ocorram e incorporarem fatores ambientais. Os defensores do desenvolvimento sustentável argumentam que os conceitos fornecem contexto para melhorar a sustentabilidade global em termos gerais.
Clique no link e conheça o Pequeno Manual para Elaboração de Projetos do Instituto Socioambiental e APREMAVI.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier