Reciclagem de Resíduos

Reciclagem de Resíduos Sólidos

Reciclagem de Resíduos

Reciclagem de Resíduos

Os resíduos produzidos principalmente pela construção civil são um grande problema para o meio ambiente, os chamados entulhos causam sérios prejuízos para a sociedade. Muitas cidades realizam a coleta seletiva de diversos tipos de lixo, mas se esquecem dos resíduos sólidos, que muitas vezes são depositados de forma errada em terrenos baldios ou até mesmo abandonados na rua, poluindo as cidades.

Os materiais usados nas construções correspondem a mais da metade de resíduos sólidos produzidos no país. Os materiais que podem ser facilmente encontrados abandonados são: restos de cimento, areia, tijolos, tinta, madeira, metais, pedras, etc.

A quantidade de resíduos sólidos gerada atualmente pela construção civil é tão grande que faltam lugares para depositá-los sem prejudicar o meio ambiente e a sociedade, por isso foram desenvolvidas técnicas de reaproveitamento desses materiais. Além de colaborar com o meio ambiente, ainda se estará fazendo uma economia de gastos com materiais.

Reaproveitamento do Entulho

Técnicas

Técnicas

Diversas técnicas de reciclagem de todo esse material foram desenvolvidas e já estão sendo colocadas em prática em diversas cidades. A reciclagem beneficia tanto a natureza que será poupada de ter todo esse material despejado em lugares inadequados e também de ter que fornecer mais fontes naturais para a fabricação de produtos, quanto os donos das construções, que ao usar alguns materiais reciclados estarão economizando.

Os resíduos sólidos podem ser usados na pavimentação, na base, sub base e revestimentos, como brita. E após serem triturados por máquinas próprias para reciclagem, os resíduos podem ser usados substituindo a areia e a brita para se fazer concreto.

No caso da argamassa, esse resíduo poderá ser usado na sua composição após ser processado por máquinas conhecidas como “argamasseiras”, que são capazes de deixar os entulhos parecidos com areia. Essa máquina realiza o processo na própria obra, colaborando com a rapidez da obra. Depois de realizado esse processo, o material poderá ser tranquilamente usado junto à argamassa na aplicação de pisos, azulejos, revestimentos, etc.

Diferença entre lixo e sobra

Lixo

Lixo

Muitas pessoas acreditam que tudo o que sobra nos processos de consumo ou produção pode ser denominado lixo, mas essa é uma colocação errônea, pois lixo é somente aquilo que não pode de forma alguma ser reaproveitado, como é o caso dos restos de comida, lixo hospitalar, pilhas, espuma, isopor, ampolas de medicamentos, espelhos, lâmpadas, etc.

Como pode ser visto, existe uma infinidade de objetos que não podem ser transformados em novos produtos, nem por transformação física ou química. Portanto, devemos cuidar e auxiliar para que o maior número de “lixo” seja reutilizado.

Se você for reformar ou construir, informe-se quanto à reciclagem de sólidos. Se cada um fizer a sua parte reutilizando o máximo de material possível, estará não só cortando gastos como também colaborando para a preservação do meio ambiente.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *