Todo bom profissional que se preze, constantemente busca aprimorar seu trabalho e suas técnicas, para render mais em seu serviço diário, e ser um profissional cada vez melhor, que tenha orgulho e dedicação em seu trabalho. Buscam realizar seu trabalho com esforço para que o reconheçam sempre como um bom trabalhador, um ótimo profissional. Com os agricultores não é diferente, cada vez mais, agricultores de diversas regiões do País tentam melhorar seus conhecimentos na área para atender a demanda exigida atualmente no mercado de trabalho.
Cursos Gratuitos
Como a remuneração média dos brasileiros é baixa, muitos agricultores buscam complementar suas técnicas através de cursos gratuitos. Para alguns, existe a opção e cursos à distância, e para outros, há os cursos presenciais. Muitos desses cursos são dados por Faculdades Federais em parceria com o Ministério da Agricultura, que se importa com os cidadãos brasileiros. Mas para quem acha que realizar um curso a distancia é moleza, é ai que se engana, pois a cobrança das tarefas, e trabalhos enviados semanalmente são maiores, acaba sendo no famoso “é tudo ou nada”, e todos os trabalhos devem ser muito bem elaborados para obter uma boa nota.
Cursos Pagos
Em vários sites na internet é possível obter vídeo aulas para o cuidado e o cultivo de diversos alimentos e plantas, tudo que ajude a modernizar o processo agrícola em uma fazenda sempre é bem vindo pelo produtor agrícola. Há diversos cursos disponíveis, os mais procurados sempre foi o café, a horticultura (que pessoa não gosta de uma verdura fresquinha em sua mesa?), e atualmente a procura por cursos de tratamento e cultivo do coqueiro anão tem sido enorme em diversas regiões. Destacam-se também nos cursos mais procurados o cultivo de alimentos orgânicos, que tem tido um bom retorno financeiro no agro-negócio. Esses cursos à distância ajudam muito na especialização, porém muitos deles tem um custo muito elevado, chegando à custar mais de 200 uma vídeo-aula de aproximadamente 70 minutos.
Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura é um órgão público do Governo brasileiro, que visa apoiar pequenos e grandes investidores na área da agropecuária. Ele disponibiliza em seu site os planos anuis para a agricultura, assim como os serviços que ele abrange. O Ministério da Agricultura está sempre apoiando e divulgando cursos na área da agricultura, frequentemente ele se une à Secretaria de Educação a Distância e à UFSC, e disponibiliza diversos cursos para os cidadãos, onde os interessados devem entrar semanalmente no site da Secretária d Educação à distancia e participar das videoconferências, entregando sempre os trabalhos e realizando as provas. A maioria dos cursos são de 90 horas, realizados em pelo menos 2 meses. Esses cursos aperfeiçoam o conhecimento prévio dos agricultores de diversas áreas.