Sílica

Minerais

A sílica é o nome dado a um grupo de minerais compostos por silício e oxigênio, os dois elementos mais abundantes na crosta terrestre. A sílica é geralmente encontrada em estado cristalino e raramente em estado amorfo. Os primeiros usos industriais de sílica cristalina, estão possivelmente relacionados com metalúrgicas e atividades com vidro no período que varia de três a cinco mil anos aC. A sílica continua a apoiar o progresso humano ao longo da história, sendo uma matéria-prima essencial para o desenvolvimento industrial do mundo, especialmente na fundição de vidro, e as indústrias cerâmicas. Sílica contribui para hoje a revolução da tecnologia da informação sendo usada em plásticos de mouses de computador e fornecer a matéria-prima para chips de silício.

Sílica

Geologia e Ocorrência

A Sílica existe em nove diferentes formas cristalinas ou polimorfos com as três principais formas do quartzo, que é de longe o mais comum cristobalita. Também ocorre em uma série de formas criptocristalino. forma fibrosa tem o nome de calcedônia geral e incluem versões de pedras semi-preciosas, como ágatas ônix, e cornalina. granulares incluem variedades de jaspe e de pedra. Há também formas anidra – diatomita e opala. O quartzo é o segundo mineral mais comum na crosta terrestre. É encontrado em todos os três tipos de rochas terras – ígneas, metamórficas e sedimentares. É particularmente prevalente em rochas sedimentares, pois é extremamente resistente ao colapso físico e químico, através do processo de intemperismo. Desde que é tão abundante, quartzo está presente em quase todas as operações de mineração. Ela está presente na rocha hospedeira, no minério extraído, bem como nos materiais de superfície e de solo acima da rocha, que são chamados de sobrecarga.

Gel

Um alto grau de sílica é normalmente encontrado em depósitos não consolidados abaixo finas camadas de sobrecarga. Também é encontrado como veias de quartzo dentro de outras rochas e estas veias podem ter vários metros de espessura. Em certas ocasiões, a pureza extremamente elevada em forma fixa é necessária e esta é produzida a partir de rochas quartzíticas. A sílica é geralmente explorada por pedreiras e é raro ser extraído por mineração subterrânea.

Propriedades Físicas e Químicas

As três principais formas de sílica cristalina são o quartzo, a tridimita e a cristobalita, que são estáveis a temperaturas diferentes e têm subdivisões. Por exemplo, os geólogos distinguem entre alfa e quartzo. Quando o quartzo alfa de baixa temperatura é aquecido à pressão atmosférica muda a quartzo beta em 573 graus. A tridimita se forma com 870 graus e a cristobalita é formada com 1470 graus. O ponto de fusão da sílica é de 1610 graus, maior do que o ponto de fusão do cobre, ferro e alumínio, e é uma razão pela qual ele é usado para produzir moldes e núcleos para a produção de peças de metal.

Vitaminas

A estrutura cristalina do quartzo é baseada em quatro átomos de oxigênio ligados entre si para formar uma forma tridimensional chamada de tetraedro com um átomo de silício no centro. O quartzo é geralmente incolor ou branco, mas é freqüentemente colorido por impurezas, como o ferro, e pode ser de qualquer cor. Quartzo pode ser transparente a translúcido, daí a sua utilização na fabricação de vidro, e tem um brilho vítreo. O quartzo é um mineral duro, devido à força das ligações entre os átomos de vidro. Também é relativamente inerte e não reage com o ácido diluído. Estas são qualidades apreciadas em vários usos industriais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *