Manual de Reciclagem

O manual de reciclagem tem aumentado a cada dia na sociedade, ele vem embutido em produtos e mostra como a pessoa deve reciclar o seu produto. Ele busca trazer maior consciência para as pessoas e tentar mudar a rotina consumista das pessoas de comprar algo novo e simplesmente jogar fora de qualquer maneira, sem pensar que ele poderia ser transformado em outra coisa.

Isso tudo se trata de uma cultura sustentável e muito desejada para a humanidade. É bem simples e com algumas dicas você mesmo pode fazer o planeta bem melhor, simplesmente separando melhor seu lixo e descartando de maneira correta.

É fato que atualmente o lixo produzido pela humanidade tem somente aumentado. Isso representa com certeza um problema muito grande, pois onde colocar esse lixo e o que fazer com ele sempre muito questionado. Por na maioria das vezes a maneira mais sustentável de se descartar o lixo ser mais cara, as administrações públicas acabam optando pelas mais baratas e nada colaborativas para o meio ambiente.

Manual de Reciclagem do Meio Ambiente

Manual de Reciclagem do Meio Ambiente

Reciclar não é importante somente para que o lixo seja menor e que ele seja tratado, a reciclagem também contribui para uma diminuição na extração de matéria prima que seria usada para novos produtos. Por isso o que é necessário mesmo é uma educação ambiental para todos, pois é algo tão simples de se fazer e que pode ajudar tanto.

Porém não é somente o nosso dia-a-dia que precisa ser mudado, as políticas públicas precisam se tornar mais rígidas e eficazes. Sendo feitas limpezas urbanas de qualidade para toda a população. Investir nos 3Rs faria com que os resultados mudassem radicalmente. Os 3Rs significam Reutilizar os produtos ou materiais para outros fins, reduzir o consumo de bens naturais de modo geral e fontes de energia e por último seria reciclar que é transformar determinado objeto em outro.

As famílias podem separar de acordo com esse método. Pois é uma maneira eficaz de se começar mudar a direção dos lixos produzidos. Além disso, é importante ajudar os catadores de lixo e os próprios lixões a se organizarem.

Para entender melhor, é importante saber o que é realmente reciclagem.

A reciclagem é nada mais do que pegar um material, submetê-lo a uma série de processos para que ele seja reaproveitado, porém de maneira nova e transformada. Isso que realmente diferencia a reciclagem da reutilização, a transformação química, ou então física dos materiais. Muitas empresas hoje em dia já adotam a reciclagem como modo de produção, sendo de vestuário, acessórios ou artesanais.

A importância de se reciclar é extremamente alta, com o aumento da devastação da natureza, mais espécies de animais e de vegetais entram em estado de extinção, a assim com a maior reciclagem menor utilização de matéria-prima. Reduzindo os resíduos do aterro sanitário, os impactos ambientais, o consumo de energia, a poluição ambiental, além de ajudar no desenvolvimento econômico, principalmente por gerar empregos e transitar maiores possibilidades de negócios nessa área.

Para isso o processo de seleção começa em casa.  Lembrando que vidros, papéis, plásticos e metais são os mais comuns para reciclagem e deve ser colocado tudo junto. Material orgânico, apesar ser possível de reciclagem é colocado separadamente. Para mandar para a reciclagem eles devem estar todos secos e de preferência limpos. Se for possível deixar bem explícito quais são os materiais que se encontram , colocando em sacos transparentes por exemplo e deixando já nos postos de coletas, ou então esperando o lixeiro vir buscar.

Em apartamentos é muito utilizado os contêineres para separar os tipos de lixos para os moradores. Se você mora em um apartamento e seu prédio ainda não possui essa divisão de lixos recicláveis e não recicláveis converse com seu síndico para que seja implementado e facilite a vida dos lixeiros.

Caso você não tenha muito espaço para esperar a coleta, tente compactar seu lixo da melhor forma possível, latinhas amassadas , papéis em pilhas e outras coisas simples que fazem com que fique mais fácil o armazenamento. Tente armazenar em sacos resistentes, principalmente os lixos orgânicos que costumam fazer maior bagunça.

Para se ter maior noção do pode ser reciclado ou não, aqui vai uma lista:

Metal:

Pode ser reciclado: grampos, latas, chapas, alumínio, cobre, fios elétricos, tampas.

Não pode: latas de aerossóis, de tintas e de pesticidas, além de pilhas que são descartes diferentes.

Papel:

Pode ser reciclado: jornal, saco de papel, cadernos, papel de computador.

Não pode: papel engordurado, papel carbono e celofane.

Plásticos:

Pode ser reciclado: tampas, embalagens de alimentos, de produtos de beleza e de limpeza, além de objetos de cozinha e limpezas como baldes.

Não pode: fraldas, adesivos, siliconados, embalagem a vácuo.

Vidro:

Pode ser reciclado: jarras, garrafas, copos, frascos de remédios.

Não pode ser reciclado: vidros de janelas e de automóveis, tudo de tv, cristal, espelho, óculos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *