Atualmente existem vários debates a respeito da preservação do meio ambiente, porém, o que talvez grande parte das pessoas não tenha entendido é que quando tocamos nesse tema estamos falando sobre preservação da nossa própria vida e não de um favor que estamos presentando ao meio ambiente. O planeta Terra oferece condições bastante favoráveis para o desenvolvimento de vida, no entanto, se os seus recursos continuarem sendo escasseados sem o devido cuidado chegará um momento em que essas condições não serão mais tão propícias.
A destruição das florestas acarreta no aumento da temperatura na superfície da Terra o que consequentemente torna mais difícil a sobrevivência. Em paralelo a isso temos a água potável que está se tornando cada vez mais difícil de ser encontrada. Tudo isso poderá fazer com que em algum momento não exista mais água para os nossos descendentes. Sendo assim não é nenhum favor para o planeta a preservação do meio ambiente.
Importância da Preservação do Meio Ambiente
A sobrevivência do ser humano nesse planeta depende da preservação do meio ambiente. Dar mais atenção para a redução da produção de lixo, reduzir a derrubada das florestas, cuidar da saúde das águas entre outros fatores é primordial para o ser humano. Para quem está pensando que todos esses cuidados podem ser tomados apenas a nível mundial deve saber que todos podem fazer a sua parte.
Ações a nível mundial
Todos os debates, discussões e eventos em prol da Proteção do Meio Ambiente tem seus resultados positivos, são muitas décadas de lutas que tiveram inicio com iniciativas privadas de ambientalistas. Era comum que pesquisadores levantassem sua voz em busca de sensibilizar as pessoas para a defesa de Animais de Diferentes Espécies, e assim víamos campanhas em favor das baleias, golfinhos, ursos, e tantos outros Bichos Incríveis.
Com o passar dos anos a situação ganhou um novo foco e passamos a compreender que se trata de algo bem mais complexo e delicado do que a extinção desta ou daquela espécie de vida. A preocupação atual gira em torno da preservação do ecossistema, pois ele abrange toda a vida existente sobre a terra, e as ações neste sentido vem sendo somadas a questão da sustentabilidade nos mais diversos campos de atuação, ou seja, onde quer que o homem queira usufruir dos bens naturais, erguer construções, etc., existe a responsabilidade com relação aos Impactos Ambientais de determinada ação.
Faça a Sua Parte
A parcela que nos cabe em todo este grande processo mundial é de imensa relevância, pois somos milhares e milhares de Pessoas Estranhas habitando o planeta terra, e devemos ter a plena consciência de que a mãe natureza não faz nenhuma distinção para com seus filhos, portanto a responsabilidade é dividida igualmente entre todos, proporcional a liberdade em usufruir dos bens naturais e de consumo.
Em resumo, se cada um de nós se comprometer com o consumo consciente e reduzido de energia e de água, com a separação do lixo que produz e com a diminuição do consumismo desenfreado, seremos milhares e milhares de seres humanos responsáveis pela redução do preocupante volume de Lixo Nas Grandes Cidades e de diversos tipos de poluentes. Talvez este seja o significado real da globalização, atitudes multiplicadoras, mas que sejam positivas para a nossa Qualidade de Vida.