Poluição Sonora

Você já se sentiu desconfortável quando estava num local barulhento? Se a resposta foi sim para essa questão você já passou por um episódio de poluição sonora. Para quem não conhece o conceito se refere a todo e qualquer som ou ruído que provoca sensação de desconforto acústico em seres humanos e animais. Porém, antes de sair chamando todos os pequenos sons desagradáveis do dia a dia de poluição sonora é importante saber que somente entram nessa categoria aqueles que têm potencial para causar danos a saúde dos ouvidos.

Capitais

Capitais

Poluição Sonora é um Problema Ambiental

Esse tipo de poluição não fica acumulada no meio ambiente como a poluição por lixo, por exemplo, mas é considerada um problema ambiental pelo fato de causar muitas dificuldades para ambientes como grandes centros urbanos. Hoje em dia os problemas decorrentes da poluição sonora são considerados questões de saúde pública. Você sabia que pessoas expostas a fontes de poluição sonora podem ter insônia, perda de memória, perda de audição, gastrite e até mesmo doenças cardiovasculares?

O Que Provoca?

O som exagerado das indústrias, os canteiros de obras que com britadeiras, serras elétricas e outros equipamentos atormentam a vida das pessoas são alguns dos fatores que juntamente com o transporte coletivo e áreas para recreação contribuem em muito para prejudicar nosso sistema auditivo. A poluição sonora é considerada hoje um dos grandes problemas das grandes cidades e da vida moderna e não há Como Fugir de Problemas como este para aqueles que moram nestes centros. Muitas são as pessoas que procuram viver fora das cidades, em áreas afastadas, pois assim pelo menos a noite tem mais tranqüilidade embora continuem enfrentando os sons exagerados durante o dia, pois continuam trabalhando em locais poluídos.

Limite de Ruído

Observando todos esses danos que a poluição sonora pode causar foi estabelecido um limite seguro que é de 80 dB. Os especialistas determinaram esse como sendo o limite para que os ruídos não acarretam em problemas de saúde. Pensando nisso foram criadas leis e normas que visam controlar o volume das interferências sonoras presentes em nosso dia a dia.

Fontes de Poluição Sonora

A partir do entendimento de que poluição sonora é todo e qualquer som que cause dano a saúde tendo como limite seguro 80 dB podemos observar em nosso cotidiano fontes desse desconforto como, por exemplo, latidos de cães que podem chegar a 95 dB; obras com britadeiras que alcançam até 120 dB; decolagem de avião com seus 140 dB; secador de cabelos com 95 dB e até mesmo uma inofensiva feira em que o barulho gerado pelos consumidores e comerciantes pode atingir até 90 dB.

Cuidado com Seus Fones

Os fones fazem parte da vida de muitas pessoas que adoram ouvir as suas músicas favoritas no caminho até o trabalho ou mesmo querem escutar com privacidade os áudios enviados pelos amigos no WhatsApp, porém, também podem ser vilões para os seus ouvidos.

A recomendação dos especialistas é que não se use os fones com volume acima da metade de sua capacidade. Para se ter uma ideia ficar mais de 15 minutos ouvindo música num volume superior a 110 dB é o que basta para que seus ouvidos sofram um trauma acústico. O pior de ter problemas nos ouvidos é que as células dessa região não tem a capacidade de se recuperar, então o que foi perdido está perdido para sempre. Existe um projeto de lei que exigirá que o volume dos fones sejam indicados em decibéis para que os usuários tenham consciência que estão prejudicando a sua audição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *