Pelo Uso Racional da Água

Vivemos hoje em uma época em que temos sérios problemas a enfrentar se quisermos que a vida no planeta tenha continuidade e muito vem sendo feito no sentido de uma conscientização maior para que se faça uma adequada proteção do meio ambiente, mas entre todos estes aspectos tão relevantes uma certeza parece que se impõe a todas as outras que é o uso da água de maneira racional. Existem atualmente regiões em que a água já começa a escassear e com isso podemos deduzir que a necessidade de redução de seu consumo se torna urgente sob pena e que as populações que hoje já amargam a escassez venham em curto espaço de tempo sofrer com dramáticas situações.

Poluição

Aspectos Que Agravam

Existem dois aspectos que agravam de maneira drástica essa situação, o primeiro deles é o crescimento continuo da raça humana e o segundo ponto se refere à exploração de recursos naturais, cada vez mais intensa feita pelo homem, à medida que as populações vão crescendo. Como vemos um é conseqüência do outro e é preciso que se fique alerta para os sinais de esgotamento destes recursos que a natureza vem dando já há bastante tempo.

Pelo Uso Racional da Água

Temas Ambientais

Os temas ambientais são hoje todos de grande importância e entre eles temos a água com sua produção com a proteção que deve ter e o uso racional que deveriam ser motivo de debates constantes. Nenhum bem que se adquira como casa, barco, veículo, terrenos, um apartamento novo, nada terá valor se não tivermos água e/ou alimento. Pelo uso racional da água é necessário que encontros com palestras e debates sejam promovidos com assiduidade, abrangendo todas as classes sociais, das crianças aos idosos numa mobilização constante para encontrar uma saída contra o desperdício e todas as formas de poluição que de uma maneira ou outra acabam prejudicando tanto a natureza e sua beleza com todos os recursos naturais que são fundamentais para a continuidade da vida no planeta.

Tratamento

Grandes Poluidores

Os grandes vilões da poluição da água são as prefeituras com a falta de tratamento de esgotos, a agroindústria usando agrotóxicos de maneira indiscriminada, as mineradoras e as indústrias. Sendo dos governos a responsabilidade pelo abastecimento de água, é preciso uma maneira democrática de gerir esse processo deixando de lado privilégios e interesses econômicos que se sobrepõem as necessidades urgentes de atitudes que possam garantir a qualidade da água fornecida e para isso é preciso um controle meio ambiente adequado. A verdade é que questões como essas que se referem à água deve contar com a participação da sociedade que aos poucos vem tomando consciência de que a gestão dos recursos hídricos é um problema de todos e que é preciso que cada um faça a sua parte com urgencia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *