Máquina idealizada pela empresa Xeros dispensa 90% da água
E os produtos ecologicamente corretos não param de chegar. Desta vez o alvo foi a máquina de lavar, tida como um dos grandes males do mundo no quesito destruição ambiental, já que gasta horrores de água.
Ou gastava, já que a empresa inglesa Xeros está testando uma máquina de lavar que utiliza apenas 10% da água utilizada normalmente para lavar roupa.
O segredo desta máquina está na utilização de um material que atrai a sujeira: pastilhas de náilon.
O atrativo deste modo de lavagem é que gasta pouca água, portanto reduz o consumo deste recurso natural tão importante, e também as próprias pastilhas de náilon, que podem ser utilizadas durante 500 lavagens – e mesmo depois deste tempo, elas não são jogadas fora: voltam para a empresa para passar por processo de reciclagem
Veja como Funciona a Máquina de Lavar:
– A máquina possui os mesmos compartimentos que uma máquina de lavar comum: o compartimento de sabão em pó, e o compartimento por onde a água passa. Mais além desses, possui o compartimento onde ficam armazenados 20 quilos das pastilhas que realizarão a limpeza.
Para cada 5 quilos de roupas lavadas, são necessários 20 quilos de pastilhas.
– Para limpar, a máquina dissolve a sujeira da roupa com a espuma produzida pela água e pelo sabão. Depois, a pastilha entra em ação, “absorvendo” essa sujeira. As pastilhas atraem a sujeira, que grudam e não soltam mais.
– Para que a pastilha entre em ação e depois volte para seu compartimento, é utilizado um sistema de tambor: dois tambores ficam girando um dentro do outro.
O primeiro tambor a girar é o de fora, que faz com que as pastilhas sejam empurradas para dentro (o tambor de dentro é furado).
Depois da lavagem, é hora das pastilhas serem postas novamente em seus lugares: isso é feito com a rotação do tambor de dentro, que acaba expulsando as pastilhas pelo movimento de rotação do tambor.
– Depois que as pastilhas usadas vão para o recipiente correto, elas são bombeadas até o recipiente original, onde estarão prontas para ser utilizadas em novas lavagens, durante mais 499 ciclos!
– Para reabastecer a máquina após o término desse período, é só comprar novas pastilhas de náilon. Elas serão vendidas no formato de cartuchos.
Uma coisa interessante é a responsabilidade ambiental da empresa: as pastilhas sujas serão recolhidas pela empresa, que ficará responsável por reciclar as pastilhas, diminuindo ainda mais o impacto ambiental causado pela máquina.
Esta máquina de lavar é uma alternativa limpa para o problema do abastecimento de água. As pastilhas renováveis causarão pouco impacto ao meio ambiente, e o consumidor pode diminuir ainda mais a agressão ao meio ambiente utilizando sabões em pó biodegradáveis.
Andressa Silva.
Oi, achei muito interressante essa inovacao ! Mas gostaria de saber, onde é vendido as pastilhas de náilon? E se conseguir, me falar o valor tambem! -TODOS TEMOS QUE CUIDAR DO NOSSO PLANETA !