O assoreamento de rios, lagos e até dos oceanos é um fenômeno natural antigo, que existe desde que existem os próprios rios e mares, no entanto esse processo vem sendo acelerado pela ação humana, o que causa grande prejuízos ao equilíbrio ecológico e ao meio ambiente.
Qual o Significado de Assoreamento?
O assoreamento é o depósito de areia ou outros sedimentos no fundo de rios, lagos, canais ou oeanos, diminuindo seu volume de água e sua profundidade e impedido ou reduzindo o seu movimento natural através das forças da correnteza. Assim o assoreamento de rios, lagos, canais e oceanos acontece quando há o acumulo de sedimentos, terra, areia, solo que se desprende por erosão, ou quaisquer detritos levados até as águas através da ação das chuvas ou dos ventos. O assoreamento acontece em todos os tipos de fontes de água, sejam rios, ribeirões, lagos, lagoas, açudes, córregos e oceanos.
Causas do Assoreamento
As causas do assoreamento são na maioria das vezes naturais, como a movimentação de areaia e outros detritos levados pela agua da chuva e também pelos ventos, mas seu depósito no fundo das àguas de rios, canais e dos lagos é favorecido pela ação do homem que tira a proteção natural dessas fontes de agua. As matas ciliares são essenciais para a proteção dessas fontes contra o assoreamento, elas atuam como filtros ou barreiras naturais e evitam que esses sedimentos nas suas mais diversas formas cheguem até o leito das fontes de água e se depositem no seu fundo. Quando as matas ciliares são derrubadas e devastadas, as margens dessas fontes ficam desprotegidas, sem proteção natural, e assim mais vulneráveis e sujeitas ao desbarrancamento e ao assoreamento. A agricultura sem o manejo adequado do solo também acaba exaurindo o solo, assim como o desmatamento e todas as outras formas de ação humana que provoquem a desertificação e a erosão, além de outras atividades como a mineração e a ocupação urbana sem projetos de sustentabilidade ambiental, também acabam por concorrer para o assoreamento das fontes de água.
Consequencias do Assoreamento
O assoreamento tem consequencias graves para omeio ambiente, especialmente por ser um fenomeno progressivo que vai aumentando ao longo dos anos, podendo passar desapercebido, até que seus efeitos se tornem visiveis. O assoreamento das fontes de agua naturamente reduz o volume dessas águas, e impede a renovação do oxigenio necessário para a a manutenção da vida marinha, contribuindo para a extinção de várias espécies aquáticas e também conduzindo muitas dessas fontes de água para o desaparecimento através de uma lenta agonia.
Como Evitar o Assoreamento?
A sustentabilidade é a palavra do momento quando tratamos de assuntos relacionados com o meio ambiente. Todas as ações humanas tem que ser vistas sob o prisma da sustentabilidade, ou seja, elas não podem prejudicar o sistema em que se inserem, e quando isso for imprescindível tem que oferecer formas alternativas de recuperar o mal causado. O ser humano precisa se conscientizar que é responsável pelo planeta em que vive e todos os seus bens naturais.
Atualmente o DNOCS (DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS), Órgão Federal, situado no Nordeste Setentrional, ou simplesmente no semiárido da região nordestina, tem as suas funções ligadas basicamente no setor de Recursos Hídricos, construindo reservatórios (açudes) e distribuindo água para irrigação nos seus Perímetros Irrigados, hoje à disposição de Colonos assentados. Suas barragens (açudes), tem sido objeto de vistoria, por parte de órgãos técnicos da Agência Nacional de Águas, sendo constatado que todos esses mananciais estão com suas bacias afetadas pelo assoreamento. O próprio Departamento, com a visão focada nas construções de barragens, poderia, neste momento, ficar à serviço do próprio desassoreamento, contratando, através do governo federal, firmas particulares para tal missão, ficando o mesmo acompanhando e fiscalizando as obras. O DNOCS sempre teve a sua atuação ligada a obras hidráulicas e com experiência no campo de irrigação e drenagem.