Amazônia sem Fogo

Amazônia sem fogo é um programa desenvolvido em parceria pela Embaixada Italiana e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, e que conta com o apoio do IBAMA/ Prevfogo, do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço Florestal Brasileiro. O programa já em desenvolvimento desde o ano de 1999 é um dos grandes responsáveis pela redução do volume das queimadas na Floresta Amazônica no lado brasileiro e atualmente está iniciando suas atividades na Floresta Amazônica do lado boliviano. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação do programa, seus objetivos e os projetos desenvolvidos.

Desmatamento Amazonia

Desmatamento Amazonia

O Programa Amazônia sem Fogo e seus Objetivos

Amazônia sem fogo é um programa que tem como objetivo principal reduzir e eliminar definitivamente as queimadas na Floresta Amazônica, para atingir seus objetivos o programa atua fortemente na formação de lideranças comunitárias e de técnicos que sejam capacitados tanto para disseminar as praticas que possam contribuir para a redução das queimadas bem como para o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis na floresta. O programa também visa a implementação de protocolos com os municípios e entidades com a finalidade de reduzir os incêndios florestais nas áreas de atuação.

Projeto Amazonia sem Fogo

Projeto Amazonia sem Fogo

Aplicação do Programa

O programa é aplicado na ponta de todo o processo, ou seja, diretamente as pessoas e as comunidades que vivenciam as experiências com as queimadas da floresta, realizando efetivamente com essas pessoas uma política de combate as queimadas.  Ao longo do tempo em que o programa vem sendo desenvolvido foram sendo identificadas diferentes necessidades nas comunidades em que atua, e assim o programa foi sofrendo algumas alterações, mas basicamente em cada comunidade selecionada e considerada como crítica ou importante para os objetivos do programa são identificadas pessoas chave na comunidade e então são montados os grupos locais de estudos direcionados diretamente ao tema foco do programa, as queimadas da floresta e a sustentabilidade. Além dos cursos, que são divididos em 10 módulos, finalizando com a assinatura dos protocolos, o programa promove a difusão de metodologias para a prevenção e para o combate do fogo, nos territórios considerados de risco e de técnicas alternativa ao uso das queimadas na agricultura.

Rios da Amazonia

Rios da Amazonia

Áreas de Atuação

A atuação do programa se dá principalmente nos territórios que recebem influencia direta ou indireta da rodovia interestadual BR 163, que liga Cuiabá a Santarém e também da Transamazônica, que não sendo asfaltadas completamente, expõem a situações de risco a sustentabilidade do meio ambiente das regiões do baixo Amazonas, da Região Central, do Médio Xingu e da Transamazônica Oriental. Os Centros de formação estão presentes na cidade de Rio Branco no Acre, em Alta Floresta e São Félix do Araguaia no Mato Grosso, e nas cidades de Belém, Santarém, Altamira e Itaituba no estado do Pará.  Em Alta Floresta a redução das queimadas foi reduzida em 98% com a atuação do programa, que atualmente, graças ao grande número de multiplicadores capacitados, já é capaz de funcionar de forma independente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *