Sustentabilidade ambiental é um ideal a ser atingido pela busca e ação constante entre o desenvolvimento da economia e ao mesmo tempo preservação da natureza. Está no centro da questão da sustentabilidade ambiental é adoção de certos atos que sejam adequados à realidade do desenvolvimento tecnológico humano.
O objetivo principal da sustentabilidade é a sobrevivência do ser humano e dos recursos do planeta, tanto em curto prazo quanto em longo prazo. Seus princípios são o uso de recurso renováveis para preservação dos não renováveis. Um exemplo é a utilização de bicombustíveis, não para substituir, mas para reduzir o uso de combustíveis fosseis. Outro exemplo com aplicação as empresas seria replantio as áreas degradas para extração de recurso para fabricação de certos produtos.
O que outro objetivo da sustentabilidade ambiental para utilizar um recurso renovável para uso moderado e constante. Porém, a sustentabilidade também se preocupa com os impactos ambientais provocados pelo uso racional dos recursos ambientais.
Com o crescente número de automóveis nas vias, a poluição nas grandes cidades aumenta a cada ano. Além da contaminação do ar, o congestionamento no trânsito causa stress na população, que perde horas até chegar a seus locais de trabalho ou estudo.
Em muitas cidades brasileiras, os cidadãos têm optado por meios de transportes como a bicicleta, que não tem gasto nenhum com combustível, e nem precisa gastar tempo procurando uma vaga para estacioná-la. Tomar essa medida é uma forma de fazer atividade física, melhorando assim, a qualidade de vida, economizando tempo e dinheiro, sem falar no benefício para todo o planeta.
Há também o transporte coletivo, que contribui com menos emissão de gases poluentes.
Outro fator que tem ocorrido e é muito preocupante é o desmatamento. Portanto temos que plantar árvores e ensinar as crianças a protegerem e a cuidarem do meio ambiente, usando dos recursos naturais de forma racional e sustentável.
Por Tainá.