Alumínio Reduz Consumo de Energia e GEE

Estudos foram realizados para avaliar o desempenho do magnésio, do aço e do alumínio durante o ciclo de vida útil de nossos carros e disparado o alumínio se mostrou como sendo a melhor opção, tanto como forma de amenizar os problemas que temos hoje com o meio ambiente poluído como também sobre o ponto de vista de um menor  consumo de energia. Na verdade este é o resultado de mais um estudo e indica que o alumínio reduz consumo de energia e GEE, ou seja, de energia e dos gases efeito estufa. O alumínio tem uma grande capacidade de ser reciclado, além disso tem duas características que são muito importantes que são: a leveza e a durabilidade fazendo com isso com que se torne a melhor escolha para ser usado em nossos automóveis.

Elétrica

Estudo

O estudo que acabou apontando o alumínio como a opção mais vantajosa para ser usado em automóveis em detrimento de outros materiais foi parte de um grande projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Peças de Magnésio sendo que este projeto deveria resultar no desenvolvimento de novas tecnologias que fossem capazes de ter o uso de magnésio aumentado na fabricação de automóveis.

Alumínio Reduz Consumo de Energia e GEE

Confirmações

O estudo entretanto veio confirmar que o alumínio quando comparado ao magnésio ou ao aço, em situações das mais diversas sempre se mostra muito mais econômico no consumo de energia ao mesmo tempo em que as emissões de gases de efeito estufa são muito menores em todo o tempo de vida útil do veiculo, quando o alumínio é usado. Não esqueça ainda que precisamos destacar que a massa tem redução e que a reciclagem de um veiculo com alumínio trás muitos benefícios que não podem ser ignorados num época em que tudo gira em torno do ecologicamente correto.

Tipo

Abordagem do Estudo

O relatório final com o resultado do estudo foi apresentado em Detroit, nos Estados Unidos por ocasião do congresso mundial da Sociedade de Engenheiros Automotivos, a SAE. Peças de alumínio, magnésio e aço foram usadas em um carro da General Motors, um Cadillac CTS e nele foram realizados os testes. Este estudo bastante profundo teve o cuidado de usar a abordagem – do berço ao berço- sendo que o estudo analisa neste caso os impactos de todos os materiais desde a sua produção, passa pelo período de vida útil do veiculo e no estudo inclui ainda a reciclagem o que torna o estudo muito abrangente. Na comparação dos três materiais, as peças de aço são as mais maléficas ao meio ambiente, depois vem as de magnésio que não prejudicam tanto, porém não ganha do alumínio que surge sempre com a melhor alternativa para resolver a equação, consumo de energia e gases de efeito estufa durante a vida útil de qualquer veiculo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *