A idade da terra é uma dessas curiosidades que em determinado momento ao longo da vida passam pela cabeça de todas as pessoas: qual a idade do planeta terra e como os cientistas podem fazer estes cálculos. Neste artigo vamos falar um pouco sobre este assunto e tentar elucidar algumas dessas curiosidades.
Escavações em Busca de Metais Preciosos Fazem Revelações
A busca por ouro, cobre, pedras preciosas e outros metais preciosos o homem iniciou um processo de escavação da superfície da terra, e nesta incansável busca encontrou elementos que trouxeram uma revelação muito preciosa: a história da terra e sua idade. Desde a Revolução Industrial que aconteceu no século XVIII, e remoção de grandes volumes de terra e rochas tornou-se possível com o uso das máquinas. Assim, em lugares íngremes e antes impensados abriram-se estradas, canais e minas, expondo as rochas e tudo que havia embaixo da superfície do solo, com camadas compostas de elementos diferentes sobrepostos. Em muitos destes estratos foram encontrados fósseis que trouxeram revelações valiosas sobre a história e a idade do planeta terra.
Sedimentação
A geologia surgiu da necessidade do homem estudar a terra, e as rochas continham informações do passado em diversas regiões. Estes cientistas perceberam que os estratos rochosos continham parte importante da história do planeta, criados pela ação dos rios, lagos e mares, que não eram formados de água cristalina, continham partículas que com o passar do tempo se assentaram sobre o fundo e cobriram as rochas, conchas e outros elementos que ai estivessem. Esse processo tem o nome de sedimentação. Com o passar do tempo as camadas que se depositam se tornam maiores e os objetos são lentamente solidificados por minerais oriundos da água do mar. Assim como o fundo dos rios, nas rochas acontece o mesmo, várias camadas de pós, areia e outras partículas vão se acumulando e são sedimentadas, permitindo que muitos objetos, pegadas, restos de algum elemento que tenha se depositado ali há milhões de anos seja encontrado sob a forma de fóssil.
Reconstruindo a História Através dos Fósseis
Assim, com base nos fósseis descobertos pelos geólogos, a história do planeta começou a ser reconstruída, e algumas das eras geológicas foram batizadas com o nome de locais onde foram encontradas rochas com importantes fósseis, assim o período Jurássico, quando reinavam os dinossauros tem esse nome porque fósseis importantes foram encontrados na Suíça nas montanhas Jura.Assim, enquanto diversos estudos sobre os fósseis ocupavam os cientistas, no século XIX sabia-se muito a respeito da ordem de precedência de vários animais, como dinossauros, peixes, mas não podia se precisar a idade desses animais e dos fósseis encontrados.
Século XX – Urânio e Radioatividade
Foi no século XX que através do urânio natural encontrado nas rochas que os cientistas puderam determinar a idade dos fósseis. Através da radioatividade do urânio e outros elementos os cientistas puderam estimar a idade dos fósseis mais antigos com 3,7 milhões de anos enquanto a estimativa da idade do planeta terra é de 4,6 bilhões de anos.
A idade da terra é um assunto muito interessante e que com certeza ainda teria muito a se acrescentar.