Agrotóxicos e Pesticidas

Agrotóxicos e pesticidas são produtos químicos largamente utilizados na agricultura, nas lavouras de arroz, soja, milho, feijão e da maioria dos alimentos que chegam a nossa mesa, assim como também são utilizados na pecuária e também no ambiente doméstico. A utilização de agrotóxicos na agropecuária, é atualmente considerado imprescindível pata que os produtores possam alcançar um rendimento capaz de lhes oferecer maior lucro.

Banhando a Lavoura com Produtos Tóxicos

Banhando a Lavoura com Produtos Tóxicos

A Periculosidade dos Agrotóxicos

Entre os agrotóxicos mais utilizados a maioria deles possuem substancias altamente perigosas a saúde e a vida humana e de outros seres vivos, de tal sorte que a OMS – Organização Mundial da Saúde, juntamente com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação insistiram na necessidade de serem adotadas regras para a venda e para a manipulação desses agrotóxicos, como forma de precaver o homem das possíveis conseqüências, a curto, médio e longo prazo, pois segundo estudos da OMS, cerca de 3% dos trabalhadores que são expostos aos agrotóxicos acabam sofrendo alguma forma de intoxicação, estimando-se que ocorram cerca de 3 milhões de casos anualmente no mundo todo, destes 700 mil com distúrbios neurológicos e outros efeitos adversos, outros 80 mil apresentam câncer e outras 220 mil casos com a morte dos usuários.

Brasil é o Campeão no Consumo de Agrotóxicos

Foi na década de 70 que os agrotóxicos e pesticidas começaram a ser utilizados no Brasil, e como forma de estimular o aumento da produção o governo então obrigava o uso desses insumos pelos produtores rurais que buscavam os recursos do crédito rural para suas lavouras. Dessa forma seu uso de disseminou por todo o país, e mesmo que não utilizava do crédito rural para plantar foi obrigado a utilizar os agrotóxicos para se manter no mercado, devido ao maior rendimento obtido com o uso do produto, independente dos efeitos colaterais, ou seja das conseqüências a saúde humana e do meio ambiente. Hoje em dia, somente os adeptos dos alimentos orgânicos, na maioria produtores que cultivam pequenas áreas, é que não utilizam os agrotóxicos em suas plantações. Esse quadro transformou o Brasil em um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, enquanto a ANVISA adverte que produtos comuns na nossa mesa têm um alto índice de resíduo dos agrotóxicos, entre eles temos a cenoura, pimentão, uva e morango.

Saúde e Educação

Mesmo sabendo de todas as conseqüências do uso dos agrotóxicos o Brasil ainda não dispõe de uma política de educação e saúde voltada a conscientização dos trabalhadores rurais sobre is riscos eminentes no uso dessas substancias. Os seios problemas de saúde causados pelos agrotóxicos não se restringem somente aqueles que manuseiam diretamente cm os produtos, pilotos de aviões, moradores de pequenas cidades próximas a zonas de lavouras também podem ser atingidos por nuvens de pesticidas trazidas pelo vento, num fenômeno denominado pulverização por deriva. As conseqüências do uso e do contato com os agrotóxicos e pesticidas podem trazer graves conseqüências, contaminando também os recursos hídricos. Portanto projetos educacionais que abordem diretamente sobre a necessidade de adotar medidas de segurança no seu manuseio, e sobre os riscos a saúde, que podem ser desde uma intoxicação até o desenvolvimento de doenças graves e a morte, são essenciais para orientar e conscientizar esta população.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muinto bom!! achamos sua informação interesante de maissssss bjossssss

    pamela c rietter 24 de junho de 2010 13:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *